...

...
...

sábado, 25 de janeiro de 2014

Novena a Nossa Senhora das Graças


A novena, preferencialmente, deve começar no dia 18 de novembro para terminar um dia antes da festa de Nossa Senhora das Graças (27/11), e o tríduo (7º,  8º  e  9º dia) deve começar no dia 24 de novembro pelo mesmo motivo. Mas aquele que quiser rezar a novena ou o tríduo em qualquer época do ano, pode fazê-lo à vontade.


"Eu mesma estarei convosco:
não vos perco de vista
e vos concederei abundantes graças."

 




Modo de rezar a Novena:


1º - Ato de Contrição
2º - Meditação do dia
3º - Súplica à Nossa Senhora - Para todos os dias depois da meditação.
4º - Três Ave-Marias, depois a jaculatória:
"Ó Maria  concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a
Vós."
5º - Oração final


   Ato de Contrição: Meu Bom Jesus que por mim morrestes na cruz, tende piedade de mim, perdoai os meus pecados e dai-me a graça de nunca mais pecar.


   Ver Meditação do dia.



  Depois da meditação: Ó Imaculada Virgem / Mãe de Deus e nossa Mãe, / ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pede / cheio de confiança na Vossa poderosa intercessão / inúmeras vezes manifestada / pela Medalha Milagrosa, / embora reconhecendo a nossa indignidade / por causa de nossas numerosas culpas / acercamo-nos de vossos pés / para vos expor durante esta novena / as nossas mais prementes necessidades ... (aqui pede-se a graça desejada). Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa / este favor que confiantes vos solicitamos / para maior glória de Deus, / engrandecimento de Vosso Nome / e bem  de nossas almas. / E para melhor servirmos ao Vosso Divino Filho, / inspirai-nos um profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre / verdadeiros cristãos. Amém.


   Rezar 3 Ave-Marias, e depois a jaculatória: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.


   Oração Final: Santíssima Virgem, / eu creio e confesso / vossa Santa e Imaculada Conceição / pura e sem mancha. / Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada / e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, / alcançai-me de Vosso amado Filho / a humildade, a caridade, a obediência,  a castidade, / a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte. Amém.



  Meditações para cada dia:


  1º dia - 1ª Aparição: Contemplemos a Virgem Imaculada, em sua primeira aparição a Santa Catarina Labouré. A piedosa noviça guiada por seu anjo da guarda é apresentada à Imaculada Senhora. Consideremos sua inefável alegria. Seremos também felizes, como Santa Catarina, se trabalharmos com ardor na nossa santificação.



 2º dia - Lágrimas de Maria: Contemplemos Maria, chorando sobre as calamidades que viriam sobre o mundo, pensando que o Coração de seu Filho seria ultrajado, a cruz escarnecida e seus filhos prediletos perseguidos. Confiemos na Virgem compassiva e também participaremos no fruto de suas lágrimas.



 3º dia - Proteção de Maria: Contemplemos nossa Imaculada Mãe, dizendo em suas aparições a Santa Catarina: "Eu mesma estarei convosco: não vos perco de vista e vos concederei abundantes graças". Sede para mim, Virgem Imaculada, o escudo e a defesa em todas as necessidades.



  4º dia - 2ª Aparição: Estando Catarina Labouré em oração, a 27 de novembro de 1830, apareceu-lhe a Virgem, formosíssima, esmagando a cabeça da serpente infernal; nesta aparição vemos o seu desejo imenso de nos proteger sempre contra o inimigo de nossa salvação. Invoquemos a Imaculada Mãe com confiança e amor.




 5º dia - As mãos de Maria: Contemplemos hoje, Maria desprendendo de suas mãos raios luminosos. "Estes raios - disse ela - são a figura das graças que derramo sobre todos aqueles que me pedem e aos que trazem com fé a minha medalha". Não desperdicemos tantas graças! - Peçamos com fervor, humildade e perseverança, e Maria Imaculada nos alcançará.



  6º dia - 3ª Aparição: Contemplemos Maria, aparecendo a Santa Catarina, radiante de luz, cheia de bondade, rodeada de estrelas, e mandando cunhar uma medalha, prometendo a todos que a trouxerem com devoção e amor, muitas graças. Guardemos fervorosamente a Santa Medalha e, como escudo, ela nos protegerá dos inimigos.




  7º dia - Súplica: Ó Virgem Milagrosa, Rainha Excelsa, Imaculada Senhora, sede meu refúgio nesta terra, meu consolo nas tristezas e aflições, minha fortaleza e advogada na hora da morte.



  8º dia - Súplica: Ó Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa, fazei que esses raios luminosos que irradiam nas vossas mãos virginais iluminem minha inteligência para melhor conhecer o bem, e abrasem o meu coração com vivos sentimentos e fé, esperança e amor.



  9º dia - Súplica: Ó Mãe Imaculada, fazei que a cruz de Vossa Medalha brilhe sempre diante das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris, a Santíssima Virgem se manifestou à humilde noviça Catarina Labouré.









Nenhum comentário:

Postar um comentário