...

...
...

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Onde está o teu tesouro?


JESUS E OS RICOS

Após a acolhida, fizemos a oração inicial: Ó bom Jesus, o Senhor é nosso grande amigo. O Senhor é sempre bom para nós. Não queremos, Jesus, perder sua amizade por nada deste mundo. Queremos ser seus amigos para sempre. Abençoe, ó Jesus, cada um de nós, pois somos seus amigos. Amém!

Terminada a oração, relembramos os últimos encontros. Vimos que depois de batizado, Jesus iniciou a sua missão. Jesus disse para o que veio na sua primeira pregação na sinagoga, quando lhe entregaram as Escrituras e ele leu uma passagem do Livro de Isaías. Vocês se lembram? O que Jesus disse naquele dia? (Dei um tempo para responderem).

Já falamos sobre Jesus e os doentes, Jesus e os endemoniados, Jesus e os pecadores, Jesus e as mulheres e, na semana passada vimos como Jesus agia com os pobres.

Perguntei-lhes: Do encontro anterior, o que ficou em seu coração? (Tempo)

A partir da conversa, introduzi o tema desse encontro.

Perguntei: O que é ser rico? Você quer ficar rico? Por que você quer ficar rico? O que você faria pra ficar rico?

Responderam que sim , que gostariam de ficar ricos. Disseram que com muito dinheiro poderiam comprar muitas coisas.

Mostrei-lhes as figuras que estavam sobre a mesa e perguntei quanto eles valem para cada um.
Disse-lhes que o dinheiro é certamente um dos supremos motivos de alegria e aflição do ser humano. Falei de como as riquezas querem tomar conta da vida da gente e como uma pessoa chega a matar para roubar. Jesus alerta com frequência aos seus discípulos sobre a atração irresistível do dinheiro. O desejo insaciável pelo vil metal pode fazer com que a pessoa jogue sua vida toda pela janela.

Trouxe novamente à conversa as figuras que estão sobre a mesa e perguntei: O que tem mais valor, a amizade ou um celular? A alegria ou as joias? A família ou o computador? E assim por diante.

Jesus não era contra o dinheiro, nem mesmo contra as pessoas ricas. A questão para Jesus era o que se faz com o dinheiro? No Evangelho que lemos em um dos nossos encontros anteriores (Lc 19,1-10), nos conta uma história diferente. Nos fala de um homem rico chamado Zaqueu, que encontrou um bom uso para uma parte do seu dinheiro.
A partir daquele encontro com Jesus, Zaqueu mudou de atitude em relação ao dinheiro. Zaqueu não desprezou totalmente o dinheiro, mas colocou o dinheiro num novo lugar em sua vida. Jesus havia introduzido na vida daquela pessoa rica o sentimento de justiça, de amor solidário, de humanidade. Zaqueu sabia que o dinheiro dá segurança e bem-estar na vida de quem o possui. Mas o amor solidário, o pensar mais nos pobres e nas pessoas em necessidade, trouxe um novo sentido para a função do dinheiro e da vida de Zaqueu.

Jesus se encontrou com muita gente. Geralmente, as pessoas com quem Jesus se encontrava mudavam de vida, convertiam-se. Mas, um dia, Jesus se encontrou com um jovem muito rico. Convidei as crianças para ouvir o texto bíblico em que conta a parábola do jovem que era muito rico, mas não estava feliz. Sentia um vazio enorme. Um dia, esse jovem ouviu falar de Jesus e quis conhecê-lo.

Leitura: Mateus 19,16-29

Como estava enganado aquele jovem rico! Ele achava que era bonzinho, mas não enxergava que, no fundo, estava sendo egoísta e faltando com a caridade. Queria ser feliz ajuntando coisas e bens materiais. Mas só isso não traz felicidade.

O encontro de Jesus com o jovem mexeu com aquele rapaz e ainda serviu para o povo entender que o egoísmo pode atrapalhar muito a vida das pessoas. Pode deixar a pessoa infeliz, ainda que tenha muitos bens.

São ricos aqueles que sabem “onde está o seu tesouro“ e vivem a sua vida segundo os preceitos divinos buscando as “coisas do reino”.

Finalizando, convidei as crianças para a oração, prometendo cultivar grande amizade com Jesus. Com a mão no coração, rezamos: Jesus, nós sabemos que o Senhor é bom e quer a nossa felicidade. O Senhor é nosso amigo e, em todos os momentos, nós podemos contar com a sua amizade. Ajude-nos, ó Jesus, a ser cada dia mais seus amigos do peito e não jogar fora a sua amizade, que é a maior riqueza desse mundo. Amém!

💞💞💞💞💞💞💞💞💞
































Nenhum comentário:

Postar um comentário