JESUS ANUNCIA O REINO DE DEUS
Iniciei o encontro pedindo as crianças para pensarem como seria o lugar dos seus sonhos. Onde gostariam de viver, como seriam as pessoas de convivência, enfim, o paraíso sonhado.
Pedi que contassem como seria esse lugar de seus sonhos.
Depois de ouvir o que disseram, convidei-as a refletir um pouquinho sobre essa parte do Pai-Nosso: “Venha a nós o vosso Reino…!”
A seguir, perguntei: O que entendem por Reino? O que é um rei? Existem reis ou rainhas, princesas, príncipes hoje em dia? (Deixei que respondessem),
Nos evangelhos, muitas vezes encontramos referência ao Reino de Deus. O que seria esse Reino de Deus? Quem é esse Rei? Qual a sua maneira de reinar? Em que o Reino de Deus se difere dos reinos do mundo?
Relembrei o que já aprendemos sobre a esperança do povo de Deus. Expliquei que os povos esperavam um reino dos seus sonhos e aí vem Jesus…
O centro da mensagem de Jesus é o anúncio do Reino de Deus - com ele se inicia um novo tempo. A vida de Jesus - seu amor, sua tolerância e carinho com todos - nos ensina um novo jeito de viver. É o jeito do Reino de Jesus. Qual é o reino que ele apresenta? Vamos ver…
Aqui relembramos o Sermão da Montanha ou Discurso das Bem-Aventuranças (Mateus 5, 1-12).
Como já vimos no encontro passado, no Sermão da Montanha ou Discurso das Bem-Aventuranças, Jesus nos ensina esse novo jeito de viver.
Para recordar, lemos a passagem bíblica que fala sobre a missão de Jesus (Lucas 4, 14-22).
Questionei-os sobre o projeto de vida de Jesus: Para quais pessoas ele foi enviado? Quem são estas pessoas? Como elas viviam? E quanto a nós, diante da nossa realidade, qual é a nossa missão? Nós a assumimos de fato?
O Reino dos Céus é o projeto de Deus para toda a humanidade. É um sonho em que todos os seus filhos tenham alegria, justiça e paz no Espírito Santo. No tempo de Jesus todos esperavam que o Reino se concretizasse logo.
Jesus afirma que o Reino de Deus está no meio de nós, mas não plenamente, e precisa da nossa colaboração.
O centro da mensagem de Jesus é o anúncio da chegada do Reino de Deus.
Em seguida, lemos cada versículo que consta no cartaz que preparei.
Depois da leitura, comentei que Jesus para falar do Reino de Deus usa comparações com aquilo que o povo conhece bem, como por exemplo, compara o Reino com um grão de mostarda que transforma em árvore em que os pássaros fazem seus ninhos; com o fermento na massa, que ajuda o pão a crescer. Explorei o fato do fermento ser tão pequeno e fazer com que a massa dobre de volume. Relacionei o crescimento da massa com o crescimento do Reino, explicando que nós somos como o fermento e com nossas atitudes é que faremos o Reino de Deus crescer.
Agora que já sabemos sobre o Reino dos Céus e o que é preciso para encontrá-lo, propus a busca da “pérola preciosa” iniciando a caça ao tesouro, para que as crianças encontrassem no espaço do encontro a pérola.
Assim que foi encontrada, nos reunimos para o encerramento.
Disse Jesus: “O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou.” (Mateus 13, 45-46).
Como vimos, há dois modos bem diferentes de viver a vida: um é o modo que Jesus nos ensinou e outro é o modo acomodado de ver as coisas, próprio de quem é egoísta é só pensa em si. Quem vive como Jesus viveu torna-se uma luz para este mundo, que vive nas trevas do egoísmo e da indiferença com o outro.
Vamos refletir sobre a seguinte questão: Estamos empenhados em assumir nossa missão e transformar as realidades que destroem o ser humano e contrariam o Reino que Jesus veio anunciar?
Finalizando, rezamos o Pai-Nosso, pedindo a Deus para ajudar-nos a cooperar com um mundo novo.
O mundo que sonhei...
Não tem noite, só luz
É florido, colorido.
O mundo que sonhei...
Não tem dor, nem lágrimas.
O mundo que sonhei...
Não tem hora pra chegar
Nem hora pra sair.
No mundo que sonhei...
Não existe saudade
Pois tem somente uma estrada
E basta olhar em volta pra te ver!
"CÉU, LINDO CÉU..."
🌺🌷🌸🌷
Dando asas à imaginação, construí a cidade dos meus sonhos... 💭
Nenhum comentário:
Postar um comentário