...

...
...

domingo, 7 de abril de 2024

Bem-aventurados os que têm o coração de pobre!



JESUS E OS POBRES

Após a acolhida, silenciamos para orar. De olhos fechados invocamos a presença de Jesus em nossa vida. Fiz a motivação: Em silêncio, peça a Jesus que fique sempre juntinho de você, iluminando sua vida, renovando todo o seu ser, dando-lhe forças para amar. Ele, que amou a todos, venha agora colocar muito amor em seu coração. Ele, que cuidou de tanta gente sofrida, lhe dê forças para cuidar de quem precisa. Peça com fé essa ajuda de Jesus.

(Momento de silêncio).

Em seguida, rezamos o Pai-Nosso.

Terminada a oração, convidei as crianças a escolher uma figura e comentar sobre ela. Depois dos comentários, conclui com a entrega de um cartão a cada catequizando com a frase: “Bem-aventurados os pobres de coração porque deles é o Reino dos Céus.”

A seguir perguntei: O que é ser pobre? Como os pobres são tratados? E Jesus, como tratava os pobres?

No final da conversa, destaquei como Jesus é diferente de nossa sociedade que despreza e humilha os pobres. A vida de Jesus- sua tolerância e carinho com todos - nos ensina um novo jeito de viver. É o jeito do Reino de Jesus.

Hoje ouvimos um texto que resume o jeito novo de viver que Jesus nos ensinou.

Leitura: Mateus 5,1-12

Vendo aquela multidão, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos se aproximaram dele. Então, Jesus começou a dizer:
Bem-aventurados os que têm o coração de pobre, porque deles é o Reino do Céu! Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão a misericórdia! Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus! Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados Filhos de Deus! Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e, mentindo, disserem o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.”

Comentei cada bem-aventurança e em seguida partilhamos o texto lido.

❎ O que vocês entenderam com essa pregação de Jesus?

Será que a gente pode dizer mesmo que esse é um jeito novo e diferente de viver?

Será que o nosso mundo poderia ser melhor se a gente vivesse com mais carinho as bem-aventuranças?

Vamos lembrar quais são as nove bem-aventuranças, ou seja, os nove ensinamentos de Jesus para quem quer ser mais feliz! (Deixei que falassem).

Qual desses ensinamentos você acha mais urgente no mundo e na sua vida?

Em seguida, expliquei qual é a felicidade que Jesus quer para os pobres, lembrando como ele tratava os menos favorecidos. Jesus mostrou com sua vida como Deus o mandou para os pobres: acolhia os leprosos, estava atento aos enfermos, curava os endemoniados, estava sempre rodeado pela multidão que era muito pobre. Jesus nos diz no Evangelho segundo São Mateus: “Tudo o que fizeres ao menor de meus irmãos, foi a mim que fizestes!”

Se quisermos ser felizes precisamos aprender de Jesus seu amor pelos mais pobres, pois foram eles que Deus escolheu para nos salvar.
Encerrando, disse-lhes: Há dois modos de viver a vida: um é o modo que Jesus nos ensinou, e outro é o modo acomodado de ver as coisas, próprio de quem é egoísta e só pensa em si. Quem vive como Jesus viveu torna-se uma luz para este mundo, que vive nas trevas do egoísmo e da indiferença com o outro. Mas não foi assim que Jesus nos ensinou. Jesus nos ensinou a fazer o bem e a iluminar o mundo com a nossa bondade.

Rezamos pedindo a Deus força para viver as bem-aventuranças. Convidei cada um a fazer uma prece, conforme o modelo: “Jesus, ajude-nos a ter um coração de pobre” ou “Jesus, ajude-nos a ter um coração manso”. Depois de cada oração, repetir juntos: “Venha nos ajudar, Senhor!”

Finalizando, rezamos: Senhor, queremos amar como o Senhor nos ensinou. Queremos amar a todos e a todos oferecer nosso carinho e nossa compreensão. Com nosso amor, o mundo ficará mais iluminado, a vida terá mais sabor, e nós seremos mais felizes. Venha nos ensinar a amar, Jesus. Amém!





























E hoje comemoramos na Catequese o meu aniversário e da minha catequizanda Luiza! 😍












Nenhum comentário:

Postar um comentário