...

...
...

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Jesus venceu a morte!


Iniciamos o nosso encontro rezando juntos, de mãos erguidas, pedindo a Jesus que nos dê força e coragem para sermos fiéis, pois queremos seguir os seus passos, e alcançar a mesma vitória que o Senhor conquistou. Que as fidelidade de Jesus seja um incentivo para todos nós! Amém!

Depois da oração, lembramos que no domingo, participamos da celebração do Domingo de Ramos. Levamos folhas de palmeira e cantamos "Hosana ao Filho de Davi", recordando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

No nosso último encontro, vimos como tudo aconteceu, e falamos também sobre a Última Ceia, quando Jesus instituiu o Sacramento da Eucaristia, e lavou os pés dos apóstolos, nos ensinando com esse gesto que devemos ser humildes e estar sempre prontos para servir, nos deixando um mandamento novo: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei." Foi também na Quinta-Feira Santa, que juntamente com a Eucaristia, foi instituído o Sacramento da Ordem, o sacerdócio.

Jesus sabia que ia morrer e quis celebrar sua última refeição com seus amigos.

Na Sexta-Feira Santa revivemos o sofrimento e a morte de Jesus.

Depois de ser preso, Jesus foi julgado e condenado à morte na cruz. Naquele tempo, havia esse terrível costume. Alguns crimes eram punidos com a morte na cruz. Jesus é condenado, humilhado, torturado, sofre as piores dores e por fim é pregado numa cruz e, mesmo antes de morrer, perdoou a todos. Tudo isso por amor a cada um de nós. Jesus aceitou morrer na cruz para que tenhamos vida eterna.

Neste dia não se celebra nenhuma missa, mas é distribuída a Eucaristia, que significa a certeza da presença de Cristo vivo e solidário em nosso sofrimento.
Em seguida lemos o texto que diz a respeito da crucificação de Jesus (Lucas 23,33-46), relatando com cuidado tudo o que aconteceu, sendo Jesus pregado na cruz e condenado pelas mesmas pessoas que o acolheram na sua entrada em Jerusalém.

Depois da leitura e partilhar o que lemos, peguei a cruz, e deixando a imaginação das crianças falar mais alto, pedi para passar de mão em mão, para que elas pudessem observar de perto o "sofrimento de amor" de Jesus por nós.

Ao final, disse-lhes: Jesus está morto. Seu corpo é retirado da cruz e colocado na sepultura, onde fica por três dias. Jesus morre na sexta-feira e ressuscita no domigo.
Então perguntei às crianças: E no sábado, o que aconteceu! Por que ninguém foi ao túmulo de Jesus?

Jesus havia sido sepultado na tarde de uma sexta-feira. Tudo no maior pressa, pois no sábado não se podia fazer nada. A Lei proibia fazer qualquer coisa. Então não deu nem tempo de embalsamar o corpo como era o costume daquela época. Sábado foi um dia vazio, de silêncio... Imaginem como os discípulos estavam se sentindo! Jesus era a esperança, e agora não estava mais com eles! Sentiam-se confusos e desiludidos...

E hoje, nós cristãos, como vivemos o Sábado Santo?

"Durante o Sábado Santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte, sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua ressurreição."

No noite deste sábado, a nossa Igreja celebra a Vigília Pascal, onde se comemora a vitória da vida sobre a morte! Jesus ressuscitou! (Falei sobre as quatro partes da Vigília, destacando o significado do Círio Pascal, o que representa).

Fizemos um momento de reflexão e rezamos a seguir a oração do Creio.

Leitura: Lucas 24,1-12

Depois da partilha da Palavra, disse-lhes, mostrando a cruz com um paninho branco: Jesus ressuscitou! Olhem para a cruz! Ele morreu... mas ressuscitou. A ressurreição é a maior prova de que Cristo é realmente Deus. Cristo é o nosso Senhor! Jesus está vivo e em nosso meio! O mais importante da Páscoa é isso! Os ovos ficam em segundo plano! Podemos comer chocolate... É uma delícia, né? Mas sempre lembrando que a PÁSCOA É JESUS!

O importante na Páscoa é a Ressurreição de Jesus, a Salvação que Ele nos trouxe. A Páscoa de Jesus é um ato de amor extremo por nós... é para nossa salvação que Jesus fez sua Páscoa.

Encerramos nosso encontro, louvando ao Senhor nosso Deus, pela vitória de Jesus, que é para nós também garantia de vitória.


Ah, e teve chocolate sim!!!


Vamos comemorar a Páscoa com alegria... o nosso coração está repleto de felicidade porque sabemos que Ele vive e está no meio de nós... e que muito mais doce que o chocolate é o amor de Jesus por cada um de nós!!!






ABAIXO MAIS ALGUMAS LEMBRANÇAS DO NOSSO ENCONTRO:


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário