...

...
...

domingo, 22 de maio de 2022

O Mistério da Eucaristia (A ùltima Ceia de Jesus e a Nossa Ceia)


A Última Ceia de Jesus e a nossa Ceia

No início do nosso encontro, disse aos catequizandos: Na semana retrasada, quando falamos sobre o Matrimônio, encerramos o nosso estudo sobre os sete Sacramentos. Está se aproximando o dia da nossa Primeira Comunhão. Vocês vão receber o Sacramento da Eucaristia pela primeira vez. Isso é muito importante! E sempre que estamos na expectativa de um acontecimento importante em nossa vida, precisamos preparar o nosso coração para esse momento. Hoje vamos ter um encontro bem diferente. Vamos passar este momento juntos, bem unidos a Jesus, a quem nós queremos seguir. Vamos iniciar o nosso encontro rezando, colocando toda a nossa vida nas mãos de Jesus, e pedindo a Ele que fique sempre conosco.

Fizemos o sinal da cruz e, com as mãos erguidas rezamos juntos, nos colocando na presença de Jesus, para mais um encontro, para mais um momento de amizade e comunhão com o Senhor. Pedimos que nos ilumine nos ajude a abrir nossos corações para acolher a sua presença. Queremos que Ele esteja sempre presente em nossa vida, queremos ser seus seguidores, seus discípulos, por isso pedimos força e coragem nessa caminhada de discípulos.

Depois, rezamos uns pelos outros: Senhor Jesus, venha abençoar a todos nós, de modo especial a esse amigo que está ao meu lado. Que ele siga seus passos, acolha sua palavra e viva sempre na amizade com o Senhor. Fortaleça sua fé, ilumine sua vida e dê a ele muita paz. Amém!

Terminada a oração, motivei: Hoje vamos fazer uma experiência diferente para compreender melhor o sentido de um sacramento muito importante: a Eucaristia.

Recordamos a Aliança feita por Deus com o seu povo e, voltamos lá no Antigo Testamento para lembrar mais uma vez sobre a libertação desse povo que acabou se tornando escravo no Egito. Antes de sair do Egito e atravessar o Mar Vermelho, o povo fez uma ceia (jantar) especial, que passou a ser repetida por eles, todos os anos, em cada família, e foi chamada de ceia pascal, porque a palavra páscoa significa passagem.

Jesus, conforme o costume do seu povo, também celebrava a Páscoa. E, sabendo que estava chegando o momento de sua morte, quis celebrar a ceia pascal com os seus discípulos, a Última Ceia.

Pedi que observassem a gravura e a imagem da Santa Ceia e, em seguida lemos um texto bíblico que narra a Ceia Pascal de Jesus. Neste texto, o apóstolo Paulo recorda como foi que Jesus instituiu o Sacramento da Eucaristia.

Leitura: 1Cor 11,23-26

Depois de conversarmos sobre o texto, convidei as crianças para uma encenação da parte principal da passagem bíblica (versículos 23 a 26), lembrando que a encenação deve ser feita com muita concentração e respeito, porque é um acontecimento muito importante da vida de Jesus com seus discípulos.

Depois da encenação, passamos a conversar sobre a vivência litúrgica:

A gente chama aquela ceia de última, mas na verdade, depois da Sua ressurreição, Jesus nunca mais deixou de celebrar conosco, seus discípulos. Esta é celebrada sobretudo aos domingos e se chama Santa Ceia, Celebração Eucarística ou Missa.

Perguntei: O que na Missa celebramos que é parecido com a Última Ceia de Jesus? (Deixei que falassem).

Em seguida, apresentei outras imagens, e com a ajuda das crianças, fui confirmando o que foi dito por elas e relacionando os gestos de Jesus com o que acontece na segunda parte da missa, chamada liturgia eucarística.

Depois, ainda em torno da mesa, orientei as as crianças sobre alguns gestos básicos da nossa Santa Ceia:
💢 Gesto de apresentação: braços estendidos e mãos abertas para o alto, fazendo a apresentação da própria vida a Deus;
💢Gesto de ação de graças e louvor: braços abertos e erguidos, olhar voltado para o alto, para Deus, expressão de agradecimento a Deus por nos ter dado seu Filho;
💢Gesto de receber a comunhão: mãos sobrepostas, abertas para o alto, representando a acolhida do Senhor, sendo que a mão que leva o pão à boca fica por baixo da outra;
💢 Gesto de comer e ficar em comunhão: levar a Comunhão à boca e depois pousar as mãos sobre o peito, inclinar a cabeça e ficar em silêncio, em comunhão com o Senhor e os irmãos.

(Depois de vivenciados os quatro gestos, perguntei quais os sentimentos que tiveram ao fazer o gesto).

Nós dizemos que vamos fazer a Primeira Comunhão. Mas o que é Comunhão? "Comunhão" significa união, no caso, a união com Jesus. Os discípulos entraram em comunhão com Jesus porque passaram a ser seus amigos do peito. Eles se tornaram inseparáveis. Nós vamos fazer a primeira Comunhão. Isso significa que haverá uma união maior, mais estreita e mais comprometedora entre nós e Jesus. Seremos seus discípulos, vamos segui-lo por seus caminhos. Vamos viver unidos ao Mestre Jesus, numa amizade que não deve ser rompida por nada. É assim que vivem os discípulos de Jesus. Então, faremos não só a primeira comunhão, mas viveremos em comunhão, o que é muito mais importante ainda.

Vamos recapitular:
💟 A Eucaristia ou Comunhão foi instituída por Jesus pouco antes de sua morte.
💟 Ele instituiu a Eucaristia para nos deixar um sinal da sua presença.
💟Desde o início da Igreja os cristãos se reúnem para celebrar a Eucaristia e manter acesa a amizade com Jesus.
💟 Essa celebração é o que hoje chamamos de missa e da qual sempre devemos participar, ainda mais depois da nossa primeira comunhão.

Encerrando, de mãos dadas rezamos: "Senhor, aumente a nossa amizade. Ajude-nos a viver unidos e amigos, como um verdadeiro grupo de seguidores seus. Aumente nossa comunidade e fortalece nossos laços de fraternidade. Amém!"

Ainda de mãos dadas, rezamos o Pai-Nosso.








































































Nenhum comentário:

Postar um comentário