...

...
...

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Vocação, um chamado de Deus

No nosso encontro anterior comparamos nossa caminhada na Catequese a uma viagem de trem.

E o nosso trenzinho dá partida... a viagem recomeça! Na direção, o nosso maquinista muito especial: JESUS!


Depois da acolhida e oração, falamos sobre o significado de alguns nomes na Bíblia. Vimos que o nosso nome é importante. Todos temos um nome e gostamos quando os outros sabem o nosso nome e não o esquecem. Há alguém que conhece o nome de cada um de nós: Deus. Ele já conhecia o nosso nome antes de nascermos. A Bíblia mostra que todas as vezes que Deus quer se comunicar com alguém, o chama pelo nome.

Estamos no mês das vocações. No primeiro domingo do mês celebramos o dia do padre; no domingo passado foi o dia da vocação matrimonial, quando comemoramos o dia dos pais e iniciamos a Semana Nacional da Família.


Lembramos do dia da Irmã Dulce dos Pobres, que foi comemorado ontem. Irmã Dulce, uma Santa brasileira que ouviu o chamado de Deus e respondeu o seu sim ainda criança, iniciando desde cedo a sua missão.


Na próxima semana vamos falar sobre cada vocação.


Mas o que é vocação?

A palavra vocação vem do verbo no latim "vocare", que significa chamar. Assim, vocação significa chamado. É, pois um chamado de Deus. Se há alguém que chama, deve haver outro que escuta e responde.

Todos somos chamados. A nossa primeira vocação é o chamado à vida. Se eu não existisse, ninguém iria notar a minha ausência, nem eu notaria a ausência de qualquer outro ou outra que existisse. Mas antes de eu existir, Deus já me conhecia e me amava, por isso me chamou à vida: sou criatura sua. Cada pessoa é criatura de Deus, amada por Ele e convidada por Ele ao banquete da vida.

Assim, a vida é o nosso primeiro chamado de Deus, a primeira vocação.

Se a vida já é vocação, devo-lhe uma resposta. Qual a resposta que Deus espera de mim? Certamente a vida tem um sentido a descobrir, uma obra a realizar. E ninguém o faz por mim.

No batismo somos chamados a servir e ser Igreja no compromisso de evangelizador e missionário de Jesus Cristo. Por meio desse Sacramento acolhemos a vocação de ser cristão.

Encontramos na Bíblia muitos chamados feitos por Deus: Abraão, Moisés, os profetas...

Narrei para os catequizandos o chamado de Samuel (1Sm1,1-27; 2,1-10; 3,1-21).

Vimos que Deus conhece todos pelo nome, como Samuel na Bíblia. Há outras passagens que nos mostram isso. Vejamos uma delas:

Leitura Isaías 43, 1-4

"Não tenhas medo: Chamei-te pelo nome, és meu. Tu és precioso para mim e eu te amo."

Mensagem: Somos todos filhos de Deus. Ele conhece cada um de nós e nos chamou para estarmos aqui reunidos na Catequese.

Reunidos diante do nosso pequeno altar, chamei cada criança pelo nome para entregar uma lembrancinha com o convite de Jesus: "Vem e segue-me!". Ao ouvir o seu nome, cada catequizando responde: "Fale, Senhor, que seu(sua) filho(a) está escutando!"

Encerramos com a seguinte oração:

Catequista: Senhor Deus, tu chamaste a cada um de nós para estarmos reunidos na Catequese e, como Samuel, quero responder:

Criança 1: Para Te conhecer melhor.

Todos: Eis-me aqui, Senhor!

Criança 2: Para ouvir Tua palavra.

Todos: Eis-me aqui, Senhor!

Criança 3: Para cumprir Tua Palavra.

Todos: Eis-me aqui, Senhor!

Catequista: Abençoe-nos, Senhor, hoje e sempre.

Todos: Amém!















































🙏

Nenhum comentário:

Postar um comentário