...

...
...

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Setembro, mês da Bíblia




Bíblia - A Palavra de Deus


A Palavra Bíblia vem do grego = (Bíblia-pl. de biblion = livros). Por isso não é um livro, mas uma coleção de livros (73) que nos revelam a mensagem de Deus.

A Bíblia é dividida em duas grandes partes: 

Antigo Testamento - Conta a criação do mundo e a história do povo de Deus, antes do nascimento de Cristo. Contém 46 livros.

Novo Testamento - Narra a vida de Jesus, dos apóstolos e o início da Igreja.

A Bíblia é uma Carta escrita por diversos autores, mas inspirada por Deus. Sendo assim, devemos lê-la sempre para saber o que Deus quer de nós.

A Bíblia não é como qualquer outro livro que nós lemos e deixamos de lado. A Bíblia é a Palavra de Deus. Por meio dela, Deus fala às pessoas. 

Quando nós lemos e ouvimos a Bíblia, devemos tentar colocá-la em prática. Na Carta de Tiago, que faz parte da Bíblia, lemos assim: "Sejam praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes".

A Bíblia fala da história do povo que foi escolhido por Deus. A Bíblia nos ajuda a viver conforme o desejo de Deus. Ela nos orienta, nos ensina e nos mostra o caminho de Deus. A Bíblia é o livro mais lido e mais conhecido no mundo inteiro.
 

Podemos fazer algumas comparações:

  • A Bíblia é como uma lâmpada: Quem ouve e lê a Palavra de Deus, será ajudado na sua caminhada de vida. O livro de Apocalipse chama Jesus "lâmpada de Jerusalém celeste" (Ap 21,23). Se você aceita a Palavra de Deus, ficará sendo luz de unidade para os outros.

  • A Bíblia é como a água pura: A água é fonte de vida. Sem água a terra fica deserta e seca. Deus criou a água para dar a vida. O homem bom é como a árvore que cresce perto da fonte (Sl 63,2).

  • A Bíblia é como a chuva: Quando a chuva cai sobre a terra, ela não volta sem deixar um sinal. Do mesmo modo a Palavra de Deus. Quando você deixa a Palavra de Deus entrar no seu coração, os seus sentimentos bons reflorescem. Você faz bem rezando: "Ó Deus, minha alma tem sede  de ti; minha carne te deseja com ardor, como a terra seca esgotada e sem água" (Sl 63,2).

  • A Bíblia é uma semente: Deus semeia a semente de sua Palavra no coração de cada um de nós. Deus não quer que a semente seja semeada e não cresça. Quando ouvimos a Palavra de Deus, ele quer que ela brote e aprofunde suas raízes. Vamos ver como Jesus nos explica isso? Vamos acolher a Palavra de Deus.

Leitura: Mateus 13,1-9

Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galiléia. Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. Quem tem ouvidos, ouça!


  • Depois da leitura, elaboramos um cenário baseado na Parábola do Semeador. A seguir, refletimos sobre o que Jesus nos ensina nessa parábola. 
Ver também https://mgathe.blogspot.com/2017/08/a-palavra-de-deus-e-como-semente-que-o.html


  • Em seguida, passamos a montar a "Biblioteca de Deus". 
Ver também https://mgathe.blogspot.com/2018/09/mes-da-biblia-na-catequese.html


Reflexão:

"Quando rezamos, falamos com Deus. Quando lemos a Sagrada Escritura, Deus fala conosco."
__ São Jerônimo

"Setembro é mês especialmente dedicado à Palavra de Deus e sua importância em nossa vida. Assim como a primavera traz de volta a alegria da vida nova para a natureza, a Palavra de Deus nos lembra que por meio dela também podemos experimentar a alegria da nova vida. Alegria que nos recorda um Deus que sempre se faz presente no meio de seu povo, cuidando, orientando e guiando seus passos.

Ouvir e acolher esta Palavra em nossa vida é ouvir e acolher o próprio Deus e, a partir deste encontro, tornar-se discípulo, anunciando a Palavra que nos transforma.

Qual palavra anunciaremos para os mais Pobres se nem mesmo nós a conhecemos? Ninguém ama aquilo que não conhece, por isso é imprescindível de nossa parte um constante aperfeiçoamento na Palavra de Deus. É necessário que esta mesma Palavra saia de nossas estantes, armários, gavetas e tantos lugares que usamos para colocar a Bíblia, e mostrar que ali naquela casa existe um cristão; que a Bíblia tenha um local apropriado para que ela possa dar frutos em nossa vida e na vida de nossos irmãos.

A Palavra de Deus é o alimento do cristão. Uma vez feita a opção de ser Filho de Deus pelo Batismo, o cristão deverá ter consciência da sua condição e buscar o alimento para qualificar sua vida. Ninguém consegue percorrer uma longa caminhada senão sem se alimentar, da mesma forma, nenhum cristão consegue caminhar por muito tempo, senão faz da Palavra de Deus o alimento que nutre suas forças e o faz andar com passos firmes.

A Palavra de Deus é o tesouro do coração de Deus, que se revela à humanidade por vontade do próprio Deus. É uma aliança de amor entre Deus e a humanidade, por isso foi escrita por homens, mas revelando sempre a vontade divina. É a grande junção do humano ao divino. Deus que se faz presente na história de seu povo.

Que este mês da Bíblia nos ajude a tomar consciência da riqueza e necessidade de aprofundar nosso contato e vivência da Palavra de Deus. Assim poderemos dar razão da nossa fé e esperança em Cristo Jesus."

(Padre Igor Valadão Assessor Espiritual CM de Formiga)





Que a Palavra de Deus seja o sustento de nossa caminhada e ilumine os nossos passos!
































































Mimos para os meus catequizandos: ❤❤❤









Nenhum comentário:

Postar um comentário