...

...
...

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Perdão (Sacramento de Reconciliação)



Iniciando o nosso encontro, depois da oração, perguntei aos catequizandos se já experimentaram na vida receber o perdão de alguém e se também já viveram a experiência de perdoar alguém.

Será que o antigo povo de Deus experimentou a misericórdia de Deus? E de Jesus, lembramos alguma passagem em que Ele agiu com misericórdia de alguém?

Lembramos do povo de Deus que quando atravessava o deserto, por rebeldia e infidelidade, chegou até a adorar outros deuses. Vimos que o povo errava, se arrependia, pedia perdão, e Deus perdoava. Depois lembramos do pecado do rei Davi, do seu arrependimento e do seu pedido de perdão a Deus.

E no Novo Testamento, vemos Jesus usando de misericórdia em diversas ocasiões, e como exemplo, falei da mulher pecadora que fora apanhada em adultério, e que conforme a lei deveria ser apedrejada.

Jesus nos ensinou muitas coisas boas. Um grande ensinamento de Jesus é o perdão. Se amarmos o próximo, devemos entender o sentido do perdão.

Em seguida, convidei a turma para aprofundar a reflexão do perdão, brincando de "você decide". 


Ver https://mgathe.blogspot.com/2016/02/jesus-e-os-pecadores.html

Foi decidido por unanimidade que o menino que perturbava os outros deveria ser perdoado, agindo assim de forma mais semelhante às atitudes de Jesus e de acordo com os seus ensinamentos.

Depois da história e da reflexão, conversei com os catequizandos sobre o que se referiam as figuras que estavam sobre a mesa. Pedi também que contassem suas experiências que lembram cenas como a que estavam vendo. Depois, pedi que agrupassem as figuras em volta das pedras e das flores segundo o sentido dela.


Comentei com as crianças que Deus não gosta de desunião, brigas, desaforos, injustiças, ofensas... Para Ele, o que deve prevalecer é a paz, a concórdia, a união e principalmente o perdão... um sentimento que deve vir do fundo do coração.

Em seguida, fizemos a diâmica "Coração de Pedra"...

Expliquei que Deus nos criou no amor e para o amor. "Deus nos fez cheio" de sua graça, do seu amor, de sua bondade, porém quando nos afastamos do amor de Deus, o pecado vai entrando em nosso coração (aqui coloquei algumas pedras no copo com água) e vai ocupando o espaço do amor de Deus, assim o nosso coração fica duro, brigão, cheio de mágoas, violento, invejoso, brigão... Tudo isso acontece quando não sentimos o amor de Deus.




E será que depois disso, depois de ter um coração empedrado, Deus nos abandona? Será que Deus deixa de nos amar?
NÃO, NUNCA!!!

Como Deus não desiste da gente, nos enviou seu Filho Jesus com o poder de perdoar os nossos pecados e "limpar" o nosso coração do mal (com o pegador tirei as pedras).




Sabemos que Jesus não veio para nos acusar ou condenar, Ele veio para nos salvar e nos "limpar".

A seguir, conhecemos mais uma parábola de Jesus: a do filho pródigo. Durante a meditação, ouvimos a música "O pranto em minhas mãos".

Encerrando, pedi a cada catequizando que pegasse uma pedra e uma flor, e as conservasse consigo. Com uma música instrumental, convidei-os a refletir, em silêncio, se há alguém a quem ele deva perdoar ou pedir perdão. A seguir, que cada um depositasse junto à vela a pedra, se é pedido de perdão, e a flor se perdoou alguém. E depositar pedra e flor, se pediu perdão e perdoou alguém.




Agradecemos a Deus pelo amor que Jesus tem por cada um de nós e por ser nosso Salvador, e prometemos nos esforçar para que o nosso coração não seja duro, não seja invejoso, não seja brigão... Em silêncio, rezamos a Deus pedindo um coração sincero.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário