...

...
...

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

"Vem e segue-me!"



No nosso encontro anterior, vimos que antes de nascermos, Deus já nos conhecia. Entendemos o que é vocação, e vimos também que Deus nos chama pelo nome, como chamou Samuel (1Samuel 3).

Estamos no mês das Vocações. Todo ano, sempre no mês de agosto, a Igreja Católica celebra o Mês Vocacional.

Mas o que é o Mês Vocacional?

Dedicado à oração, assim é conhecido o mês de agosto, com reflexões e olhares voltados para as vocações. De domingo a domingo, em forma de oração, a intenção é pedir a Deus que prepare boas pessoas para cumprir e aceitar o chamado de Deus na Terra, tornando o discernimento como algo essencial em nossa vida.

Por isso, o mês de agosto é tão importante: é um tempo de esperança e de entendimento sobre o que Cristo quer para a vida de cada um de nós.

Na primeira semana, é recordada a vocação sacerdotal.

Na segunda semana, recordamos a vocação do pai, da mãe e dos filhos (da família) e a vocação matrimonial. Nesse caso, em específico, a Pastoral Familiar celebra a Semana Nacional da Família.

No terceiro domingo, comemora-se a vocação à vida consagrada. Essa recordação é feita porque no dia 15 de agosto celebramos o dia da Assunção de Maria aos céus, solenidade que aqui no Brasil é transferida para o domingo seguinte. (Aproveitei a oportunidade para explicar a diferença entre Assunção e Ascensão).

Na quarta semana, a vocação dos cristãos leigos e leigas e seus diversos serviços na comunidade são lembrados.

Depois vimos qual a diferença entre vocação e profissão.

Quando falamos em vocação, pensamos em Deus que chama e na pessoa que responde. Jesus Cristo é a Palavra de Deus que caminhou entre nós. Fizemos a leitura da passagem bíblica Lucas 5, 1-11. No chamado que Jesus faz a Pedro, podemos compreender bem o que é vocação.

Jesus está ensinando à multidão e Pedro com os discípulos estão chegando da pescaria. Estão desanimados, pois passaram a noite inteira tentando pescar e nada conseguiram. Quando acabou de falar, Jesus chega perto de Simão Pedro e lhe ordena: "Avance para águas mais profundas e lancem as redes para a pesca!" (Lucas 5,8).

Jesus, porém, não se afasta, mas chama Simão Pedro a deixar sua barca e suas redes para segui-lo e ser pescador de homens.

O gesto e a palavra de Jesus nos convidam a não nos apoiar em nossas forças, mas nos abrir ao projeto de Deus para nós. Simão Pedro se torna o primeiro discípulo, quando Jesus lhe desafia a se tornar pescador de homens e ele se deixa conduzir pelo Mestre.

Encerramos, respondendo à Palavra de Deus, rezando juntos pelas vocações.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário