...

...
...

terça-feira, 22 de maio de 2018

Pentecostes - Vem Espírito Santo!


Iniciamos o nosso encontro ouvindo a Salve Rainha, cantada pela Banda Iahweh. Depois rezamos a terceira dezena do Terço (neste mês, a convite do Papa Francisco, estamos em oração pela paz no mundo.

Terminada a oração, ensinei às crianças a música  e a coreografia, e depois cantamos juntos: "Vem, vem, vem Espirito Santo! Transforma a minha vida, quero renascer.  Quero abandonar-me em seu amor, encharcar-me em seus rios, Senhor. Derrubar as barreiras do meu coração. Vem, vem, vem Espírito Santo..."

Depois do canto, convidei os catequizandos para rezarmos juntos: Espírito Santo, meu amigo, nesta manhã eu quero abandonar-me no teu amor, como diz na música. Quero ficar ao seu ladinho escutando tudo o que tiver para me falar. Abre meus ouvidos (pedi que todos tocassem os ouvidos), para que eu possa te escutar, e toca meu coração (mãozinha no coração) para que eu guarde tudo que aprender hoje e nunca mais esqueça! Amém!

A seguir, para auxiliar no anúncio do tema, fizemos uma dinâmica bem legal,  cujo objetivo é reconhecer que somos "Templos do Espírito Santo". (Dinâmica publicada pela IR Rosangela em sua página do Facebook). 

Dinâmica Pentecostes

Material utilizado: Um balão vermelho, desses usados em festas de aniversário. 


Desenvolvimento:
Para falar do Espírito Santo, usaremos um balão. Vamos comparar o cristão a esse balão.
Um balão serve para brincar, enfeitar salão de festas, jogar...
Mas o balão vazio serve para fazer estas coisas que acabamos de falar? 
Não. O balão vazio pra nada serve... É necessário que esteja cheio para ter serventia.

E o cristão? O cristão nasceu para amar, para servir, perdoar, e não para ficar vazio. Um cristão vazio não consegue servir. 

O que enche este balão e o faz ficar pronto para ser usado? (o  ar).
E o cristão? Quem o enche e o faz ficar pronto para amar e servir? (o Espírito Santo).

Para encher o balão precisamos soprar, mas para ficarmos cheios do Espírito Santo quem sopra é Jesus - João 20,22.

(Neste momento o catequista deve encher o balão).

O balão está cheio, mas não vejo o ar que está dentro dele. O Espírito Santo também não o vemos, mas ele está em nós e apenas o sentimos como o ar.

(Soltar o balão cheio sem amarrar).

Quem está movimentando o balão? (O ar que sai de dentro e empurra para frente). O cristão também deve ser impulsionado pelo Espírito Santo.

Quando eu soltei o balão eu consegui determinar a direção do balão? Não. O balão foi para onde ele quis. O Espírito Santo é assim; nos conduz para direções que muitas das vezes não desejamos. Deixemo-nos conduzir pelo Espírito Santo de Deus!

Eles entenderam direitinho a mensagem!



Terminada a dinâmica, convidei duas crianças para contarmos a história de duas meninas que tinham formas diferentes de viver; uma tinha intimidade com o Espírito Santo e a outra nem sequer O conhecia (ver roteiro abaixo).

Após a motivação, expliquei o que é Pentecostes e o que aconteceu no primeiro Pentecostes depois da morte de Jesus (At 2, 1-4). Relembramos quem é o Espírito Santo.  


O que é Pentecostes?

Amanhã, a Igreja celebra o Dia de Pentecostes. É um dia muito importante para todos nós, cristãos. Vamos entender o que é Pentecostes? 

"A Festa do Pentecostes é uma das celebrações judaicas do Antigo Testamento que tomou lugar também no Cristianismo.  Era uma festa da qual Jesus participava e que, após sua Ascensão, adquiriu novo significado para a Igreja de Cristo, com a vinda do Espírito Santo."
A Festa de Pentecostes era para os judeus um evento de grande alegria, em que o povo agradecia a Deus pela comida que Ele providenciava. Era a festa das colheitas! Acontecia no fim da primeira colheita do ano e os judeus se juntavam para oferecer uma porção do que colhiam a Deus. Vinha gente de toda parte: Judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da Páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa quinquagésimo dia.

No tempo de Jesus, muitos judeus moravam em outros países, mas eles visitavam Jerusalém para celebrar o Pentecostes (Atos dos Apóstolos 2,5). 

Depois que Jesus morreu e ressuscitou na Páscoa, seus discípulos ficaram em Jerusalém,  esperando a chegada do Espírito Santo. No primeiro Pentecostes, depois da morte de Jesus, cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.

Todos os anos, na Solenidade de Pentecostes, a Igreja celebra a descida do Espírito Santo  sobre os discípulos. 


Quem é o Espírito Santo? Como atua na vida do cristão? Que são os dons do Espírito Santo?

O Espírito Santo é uma das três pessoas da Santíssima Trindade. "Ele é verdadeiramente Deus, como são o Pai e o Filho (...) O Espírito Santo, de fato, é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é o grande dom do Cristo ressuscitado que abre as nossas mentes e nossos corações à fé em Jesus como Filho enviado pelo Pai, que nos leva à amizade e à comunhão com Deus". (Papa Francisco)

O prometido por Jesus: "...ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).

Espírito que procede do Pai e do Filho: "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." (Jo 15, 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.

E Jesus, tendo recebido o Espírito Santo prometido pelo Pai, "o derramou como estais vendo e ouvindo" (At 2,17.32-33). Jesus recebeu do Pai o Espírito Santo e o derramou sobre os apóstolos, os discípulos e o mundo inteiro.

E a Igreja ficou cheia do Espírito Santo no dia de Pentecostes, ocasião em que Ele desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo. Conforme nos ensina o Professor Felipe Aquino, esse acontecimento marca o nascimento da Igreja como continuadora da missão, da ação, da presença de Cristo no mundo.

"O que faz com que Cristo esteja presente no mundo é a ação do Espírito Santo. Quando por exemplo a Igreja batiza, é Cristo que batiza através da Igreja no poder do Espírito Santo  e assim todos os Sacramentos. Então o Espírito Santo torna o Cristo presente hoje na Igreja como um braço prolongado do Cristo na história dos homens", nos diz o Professor Felipe.

Desde o nosso Batismo, o Espírito Santo habita em nossa alma e produz aí os seus frutos e dons para nos conduzir ao amor de Deus e ao serviço dos irmãos. Eles nos ajudam a vencer o pecado e viver de acordo com as leis morais.

Os sete dons do Espírito Santo concedidos aos cristãos são: sabedoria, inteligência (ou entendimento), conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. 


Vamos conhecer os 7 dons do Espírito Santo?
(Fonte: Devotos Mirins)
Sabedoria: o Espírito Santo nos concede este dom para que possamos entender e selecionar aquilo que é mais importante na nossa vida.
Inteligência: Não é apenas um dom humano de entender as coisas, é muito mais do que isso; é o dom de poder sentir a presença de Deus em todos nós.
Conselho: Este dom nos liga a Deus e, ao mesmo tempo, nos liga às outras pessoas, ajudando uns aos outros para trilhar no caminho de Deus.
Fortaleza: O dom da fortaleza nos permite ser fortes diante daquelas situações difíceis e de tudo aquilo que nos provoca e teima tirar de nós a nossa fé.
Ciênciao dom da ciência nos leva a um conhecimento mais aprofundado de Deus. O conhecimento das coisas de Deus não está apenas no nível intelectual, mas está no nível da vivência. 
Piedade: dom que está relacionado com a misericórdia, ou seja, Deus quer nos fazer ter piedade e compaixão.
Temor de Deus: Não é o dom que nos leva a ter medo de Deus, mas é o dom que nos leva à adoração de Deus. A partir do momento em que eu conheço e busco a Deus, valorizo a sua presença em nós.
Expliquei o significado de cada dom, ressaltando que todos esses dons são presentes de Deus para nós, e que a nossa oferta é colocá-los em prática no nosso dia a dia como nossa missão a Deus e aos irmãos.
"Dando-nos o seu Espírito, o Senhor nos envia em missão como seus seguidores  nos encoraja para anunciarmos ao mundo o seu reino de amor, misericórdia, justiça e paz."


A seguir ouvimos, primeiramente em silêncio,  depois cantamos juntos a música do Nelsinho Corrêa: "Vem Espírito, vem Espírito! Sozinho eu não posso mais, sozinho eu não posso mais, sozinho eu não posso mais viver! Eu quero amar, eu quero ser, aquilo que Deus quer. Sozinho eu não posso mais, sozinho eu não posso mais, sozinho eu não posso mais viver!"

Encerrando, com a mão no coração e os olhinhos bem fechados, rezamos: "Vem Espírito Santo, vem tocar meu coração. Vem Espírito Santo, me ajudar a caminhar ao seu lado todos os dias, me ajudar a ti ouvir e a sempre ser uma criança melhor." 

Cantamos mais uma vez: "Vem Espírito, vem Espírito! Sozinho eu não posso mais, sozinho eu não posso mais, sozinho eu não posso mais viver!"

Rezamos "Vinde Espírito Santo!"

E por fim, convidei as crianças para rezar uma Ave-Maria pedindo à nossa Mãezinha do Céu que interceda por todos nós e nos ajude a ser, assim como ela, cheios do Espírito Santo!

Amém! Obrigada Senhor!

Hoje o nosso encontro foi muito especial! Em muitos momentos senti uma emoção muito forte! Obrigada Espírito Santo! Agradeço a Ti, meu Deus, por todas as bênçãos que tens derramado sobre mim e meus catequizandos!
🔥
                ROTEIRO DA ENCENAÇÃO 
(http://grupodeoracaomaezinhadoceu.blogspot.com.br/2015/09/espirito-santo-nosso-amigo.html)
Narrador: Era uma vez duas crianças muito diferentes uma da outra, cada uma tinha uma forma de viver sua vida. Uma delas se chamava Maria. Maria tinha muita intimidade com o Espírito Santo. Para ela, ele era seu maior amigo, que morava em seu coração. Todos os dias ela acordava e agradecia a ele pela sua vida e por tudo que ela tinha. Assim, o Espírito Santo sempre lhe fazia companhia. Maria era muito feliz por ter o Espírito Santo ao seu lado, por isso ela estava sempre ajudando a todos que podia, dividia seu lanche com os coleguinhas, ajudava sua mãe em casa, fazia toda a lição, tinha muitos amiguinhos para brincar e fazia tudo sempre com alegria e principalmente com muito amor. Ela amava rezar para o Espírito Santo.  Era era muito dedicada a ele,  porque ele era seu melhor amigo e a ajudava a todo momento. 

Mas não podíamos dizer a mesma coisa de Joana, que não conhecia o Espírito Santo, não fazia ideia de quem ele era. Por isso ela respondia mal pro papai, pra mamãe, pra vovó. Batia nos coleguinhas, não ajudava em casa, só vivia triste e sem amigos... Não tinha alegria em seu coração! Era uma pessoa que não sabia ajudar ao próximo. Faltava alguma coisa em seu coração... Ela não entendia por que as outras crianças eram tão alegres! Por isso ela só chorava, enquanto Maria que tinha o Espírito Santo vivia alegre.

Um belo dia as duas se encontram na escola e Maria vê que Joana está triste e senta do seu lado e pergunta o que ela tem. Joana fica brava, mas mesmo assim Maria fica perto.

Maria: Por que você está triste?

Joana: Por que tudo da errado na minha vida, ninguém fica perto de mim, acho que é porque sou pobre.

Maria: Calma, não fica assim não! Posso te fazer uma pergunta?

Joana diz: Pode!

Maria: Você conhece o  Espírito Santo?

Joana: Não, quem é esse?

Maria:  Ahhhh, ele é meu melhor amigo sabia? Quer conhecê-lo?

Joana: Sim, eu quero!

Narrador: Já que Joana não tinha amigos e era triste resolveu aceitar.

Joana: Mas será que ele vai gostar de mim?

Maria: Por que você tem medo de não gostar Joana?

Joana: Ah porque eu, sabe, respondo mal ao meu meu pai, à minha mamãe, brigo na escola, faço um tanto de coisa errada.

Maria: Claro que vai Joana! O Espírito Santo gosta de todos nós, ele nos ama, é nosso melhor amigo! E está sempre nos esperando, basta abrirmos o nosso coração para deixá-lo entrar.

Joana: Ebaaaa!!!!! Então vamos logo conhecê-lo!!!

Narrador: Então Maria convidou Joana para ir rezar para o Espírito Santo e ainda explicou para Joana que, o  Espírito Santo é um amigo que mora no nosso coração, que podemos sempre contar com ele, fazer nossos pedidos a ele. E além de tudo, ele ainda nos faz companhia sempre, e por isso ela era tão feliz, e toooodo mundo também pode ser assim!!
Joana ficou curiosa e com muita vontade de conhecê-lo. E como Maria,  Joana ficou amiga do  Espírito Santo. E assim, teve a sua vida transformada. Passou a ser uma menina feliz, cheia de alegria em seu coração, sempre desejando fazer coisas boas.

No final, podemos perguntar às crianças o que elas entenderam, se elas ficaram curiosas, assim como Joana, para conhecer o Espírito Santo... Se elas estão mais parecidas com a Maria ou com a Joana.
 









































LEMBRANCINHAS DE PENTECOSTES QUE PREPAREI PARA OS MEUS CATEQUIZANDOS...







5 comentários: