...

...
...

domingo, 13 de maio de 2018

A Primeira Pregação de Jesus



Após a acolhida, como combinamos na semana passada, rezamos a segunda dezena do Terço pela paz do mundo, conforme nos sugeriu o Papa Francisco. Terminada a oração, iniciamos o tema de hoje...

Após ser batizado e apresentado ao povo, Jesus começou a sua missão. Vamos ler no Evangelho segundo São Lucas como foi a primeira pregação que Jesus fez para o povo. Ela aconteceu numa sinagoga, que era o lugar onde o povo se reunia para estudar as Sagradas Escrituras, que nós também chamamos de Bíblia Sagrada. 

Abrimos a Bíblia em Lucas 4, 16 - 22. Convidei uma criança para ler. Terminada a leitura, li novamente o texto explicando o significado das palavras... 

Certa vez, Jesus já era homem feito quando se dirigiu à cidade de Nazaré, onde tinha sido criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, seguindo o seu costume, e levantou-se para ler a Palavra. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus escolheu e proclamou a passagem em que está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim. Ele me escolheu e me enviou para trazer uma boa notícia aos pobres, para curar os que têm o coração ferido, para proclamar o perdão aos presos, e aos cegos a recuperação da vista, para devolver a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor."
Fechando o livro, Jesus sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga ficaram olhando para ele. Jesus, então, lhes disse: "Hoje se cumpriu essa palavra que vocês acabaram de ouvir". Todos ficaram admirados com as suas palavras.
Essa foi a primeira pregação de Jesus, onde ele manifesta aos seus discípulos a sua missão. Anuncia a eles que sua missão não será de glória, de grandes sucessos: "Quem quiser vir comigo, esqueça-se de si mesmo e carregue sua cruz" (cf Mt 16,24).


Partilha:
  •  Em que cidade Jesus fez esse discurso? Em que local e em que dia? (Lembrar o costume dos judeus de ler as Sagradas Escrituras nas sinagogas em dia de sábado).
  • O que era sinagoga? Para que servia?
  • Deram a Jesus, para ler, um livro de qual profeta do Antigo Testamento?
  • O que dizia o texto que Jesus leu?
  • O que Jesus afirmou ao povo no fim de sua leitura?
Jesus inicia sua missão convidando a todos a se converterem e acreditar no Reino de Deus. Sua missão não pode mais parar e para continuá-la convida algumas pessoas para ficar com Ele e trabalhar juntos continuando sua missão. Os que Ele chamou para formar uma comunidade eram doze. Conforme já vimos, os nomes deles eram Simão (a quem deu o nome de Pedro), Tiago, o filho de Zebedeu, e João, seu irmão, André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu e Judas Iscariotes que o traiu (Mc 3,16-19).

No momento das atividades, convidei as crianças para confeccionarmos o leque com o nome dos apóstolos. Preparei essa atividade para o encontro cujo tema foi "Os Apóstolos de Jesus", mas como não deu tempo, fizemos hoje.

Terminada a atividade, disse aos catequizandos que no próximo encontro continuaremos falando sobre a Missão de Jesus; que nessa etapa que estamos iniciando vamos compreender alguns dos mais importantes ensinamentos de Cristo.

Finalizando, fizemos preces espontâneas pedindo a Jesus que venha libertar as pessoas de suas fraquezas e sofrimentos. Rezamos pelos doentes, pelas pessoas que estão sofrendo pelos vícios, por aqueles que têm o coração cheio de rancor...

Como sempre, nosso encontro foi uma bênção!

Obrigada Senhor!




ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO










































Nenhum comentário:

Postar um comentário