...

...
...

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Os Apóstolos de Jesus

Nosso encontro de hoje:
Depois da acolhida com muita animação e alegria, convidei as crianças para a oração inicial. De mãos dadas, rezamos: "Jesus, mais uma vez nos reunimos aqui para ficar bem pertinho do Senhor. Abençoe o nosso encontro. Abençoe cada um de nós. Nós sabemos que o Senhor é o Filho de Deus que veio para nos ajudar e ser nosso amigo. Por isso, queremos que o Senhor fique sempre conosco. Amém!"
Terminada a oração, disse-lhes: No encontro passado falamos sobre o Batismo de Jesus. Vimos que depois do seu batismo, Jesus começou a sua missão.
Jesus veio ao mundo com uma importante missão. Veio falar do Reino de Deus e mostrar como o mundo pode ser melhor, se as pessoas seguirem os ensinamentos de Deus. Mas, para que o mundo seja melhor, as pessoas precisam colaborar, cada um fazendo a sua parte. Por isso, Jesus não quis agir sozinho. Ele chamou discípulos (Mt 4,17-25 e Lc 6,12-19).
Jesus passou uma noite inteira em oração. Depois escolheu doze pessoas entre os seus discípulos, a quem chamou de apóstolos. E, com eles, Jesus foi ao encontro da multidão que os esperava. Assim Lucas narra a escolha dos doze apóstolos de Cristo.
Depois de conversar um pouco sobre como aconteceu a escolha dos doze discípulos, e de conhecer um pouco sobre cada um deles, passamos às atividades...
Respondemos algumas perguntas na folha e depois preenchemos o "álbum" com figurinhas dos apóstolos (ver abaixo).

Antes de encerrar o encontro, falei da importância de termos amigos, porque podemos confiar neles e compartilhar muitas coisas. Assim como nós, Jesus também teve amigos muito especiais: os doze apóstolos. Por onde passavam, eles espalhavam a mensagem do amor de Jesus.
A Bíblia nos diz: "Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens." (Mc 1,17). - Você também quer ser amigo e seguidor de Jesus? (Deixei que falassem).

Em seguida, passamos à celebração:
C- Senhor, escolheste doze apóstolos para Te seguirem e continuarem Tua missão na terra. A Pedro e André, Tu disseste: "Vós sereis pescadores de homens." Nós também nos colocamos à Tua disposição para colaborar com a construção do Teu Reino.
(Cada criança diz o seu nome em voz alta e coloca o peixinho na rede que está no quadro, dizendo: "Eis-me aqui, Senhor! Quero ser Teu seguidor também!"
Finalizamos com o sinal da cruz.
Obrigada Senhor, pelo nosso encontro de hoje! Foi uma bênção!!!
ATIVIDADES
1. Para resolver:
(Frente)


(Verso)
2. Dinâmica: Trocando figurinhas
Para ajudar as crianças a conhecer e memorizar o nome dos apóstolos, copiei essas figurinhas da página http://josbrevat.blogspot.com.br/2012/02/jogo-da-memoria-jesus-e-seus-12.html e adaptei a ideia para criar a atividade da troca de figurinhas.
Essa brincadeira é conhecida por todos, né? A gente compra na banca um álbum e os pacotes de figurinhas. Quando vem figurinhas repetidas, a gente troca com alguém que tem as figurinhas que nos falta. Assim vai ser a nossa brincadeira também.
Como preparar:
1. Recortar as figurinhas (cartela 1); embaralhar e envelopar treze figurinhas para cada criança;
2. Distribuir um envelope e uma cartela branca para cada participante;

3. Depois das trocas, aquele que preencher primeiro a cartela será o vencedor (não precisa colar as figurinhas, pois assim podemos repetir a brincadeira no mesmo dia ou em outra ocasião).
Para a brincadeira ficar mais interessante, podemos levar um brinde para aquele que vencer (pode ser um bombom, um pirulito, uma bala...).
Cartela 1
Cartela 2













































Nenhum comentário:

Postar um comentário