...

...
...

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Encontro com Cristo no Carnaval da Catequese 2017

                         

Nesta manhã, um encontro muito animado com as crianças da Catequese de nossa Paróquia! Logo na chegada, lanchinho pra todo mundo! Em seguida, abertura do Carnaval pelo nosso pároco, padre Vanildo, com oração e muita animação! Foram momentos de muita alegria,  em que nós Catequistas e a criançada nós divertimos muito! Rezamos, cantamos, dançamos, fizemos coreografias... E no final, desfile de fantasias com a garotada! Foi muito bom!!!















A minha oncinha estava lá... registrando todos os momentos! ٩(͡๏̯͡๏)۶ 




Olha nós aí!






Nossa fotógrafa top... rs  Agora com outro look! 👯tag





terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Por que a Campanha da Fraternidade nos é apresentada na Quaresma?


Quaresma, período de preparação para a Páscoa. Qual a relação entre a Campanha da Fraternidade e a Quaresma?
                                                        
Iniciamos o nosso encontro lembrando que neste ano estamos celebrando o Ano Nacional Mariano, instituído pela CNBB, que teve como inspiração os 300 anos do encontro da imagem milagrosa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, na atual cidade de Aparecida-SP.

Estamos em que Tempo Litúrgico? Sempre faço essa pergunta às crianças no início do encontro. Temos um marcador (relógio litúrgico) na parede e sempre que muda, nós movemos o ponteiro. 

Estamos no Tempo Comum, e após o Carnaval entraremos no Tempo da Quaresma. Carnaval é uma festa popular que acontece todos os anos, durante três dias. Terminado o Carnaval, na Quarta-Feira de Cinzas, inicia-se a Quaresma. O que significa a Quarta-Feira de Cinzas? E o que é a Quaresma? 

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando que a nossa vida é frágil e passageira. Uma das frases – no momento da imposição das cinzas – serve de lembrete para nós: 'Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar.' A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus. 

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo de arrepender de nossos pecados, de decidir mudar de vida para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.

Nesse tempo de reflexão, cujo objetivo é a transformação da nossa vida, todos os anos, a Igreja Católica realiza a Campanha da Fraternidade, abordando temas de relevância social voltados para as situações existenciais do nosso povo. 

Pedi que abrissem a Bíblia no Livro de Genêsis 2,15. Depois perguntei: A quem Deus deu a responsabilidade de cuidar de tudo que ele deixou pra nós? Estamos cuidando da natureza como deveríamos? O que temos feito de errado? (Deixei que falassem). 

Lembraram da Campanha da Fraternidade do ano passado, cujo tema foi "Casa comum, nossa responsabilidade", tendo como objetivo "assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da nossa Casa Comum".

No próximo dia 01 de março, iniciaremos mais uma Campanha da Fraternidade! A preocupação continua a mesma: o cuidado com a natureza e o bem-estar da população brasileira. Neste ano, a Campanha da Fraternidade terá como tema "Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida" e o lema "Cultivar e guardar a criação" (Gn 2,15).

"A Campanha da Fraternidade 2017, abordando a realidade dos biomas brasileiros e as pessoas que neles moram, deseja despertar as comunidades, famílias e pessoas de boa vontade para o cuidado e cultivo da casa comum."  (Pe. Tarcísio Spirandio)

Perguntei aos catequizandos: O que são biomas? Um respondeu: "-Tia, já estudei sobre isso! Nós temos seis biomas!" E começou a falar quais eram, com a ajuda de outras crianças. 

Então são seis os biomas brasileiros! Mas o que significa bioma? Uma menina começou a explicar que "bioma é um conjunto de espécies de plantas e animais que vivem em determinada região; que cada bioma tem fauna e flora definidas pelas condições físicas, climáticas...".

Que bom, todos já aprenderam na escola o que é bioma! Vamos relembrar então! Assim vocês me ensinam e eu passo pra vocês o que eu andei pesquisando sobre o assunto... Vamos lá!

Bioma (Bio = vida;  oma= grupo ou massa) é um grande conjunto de ecossistemas interligados. Ecossistemas são sistemas ecológicos em que existe vida: uma interação entre vários tipos de plantas e várias espécies de animais. Uma floresta pode ser um exemplo perfeito de um ecossistema. Outro bom exemplo pode ser um lago, que possui várias espécies de peixes, anfíbios e outros animais, além de vários tipos de vegetação aquática. 

De uma forma geral, dizemos que um bioma é uma grande área geográfica que possui espaços que compartilham das mesmas características biológicas, físicas e climáticas, além de possuírem um grande número de espécies diferentes de animais e plantas interagindo com a natureza. Ou seja, cada bioma tem um diversidade biológica singular, própria.

O Brasil possui em seu meio ambiente a maior biodiversidade do planeta. Dono das maiores reservas de água doce e de um terço das florestas tropicais que ainda restam no mundo, o Brasil, detentor de 20% de toda a espécie animal e vegetal do planeta, possui seis biomas: a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, o Pantanal, a Mata Atlântica e o  Pampa.

Cuidar da obra saída das mãos de Deus deveria ser um compromisso de todo cristão! " (Pe. Tarcísio Spirandio). Mas temos deixado muito a desejar... O homem está destruindo o seu planeta!

O Papa Francisco, em mensagem proferida em 01/09/2016, no dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, nos convida a renovar o diálogo sobre os sofrimentos que afligem os pobres a devastação do meio ambiente. "Deus deu-nos de presente um exuberante jardim, mas estamos a transformá-lo num poluída vastidão de "ruínas", desertos e lixos. Não podemos render-nos ou ficar indiferentes perante a perda da biodiversidade e a destruição dos ecossistemas, muitas vezes provocadas pelos nossos comportamentos irresponsáveis e egoístas. Por nossa causa, milhares de espécies já não darão glória a Deus com a sua existência, nem poderão comunicar-nos a sua própria mensagem. Não temos direito de o fazer."

Prossegue o Papa: "O planeta continua a aquecer, em parte devido à atividade humana: o ano de 2015 foi o ano mais quente de que se há registro e, provavelmente, o ano de 2016 sê-lo-á ainda mais. Isto provoca secura, inundações, incêndios e acontecimentos metereológicos extremos cada vez mais graves. As mudanças climáticas contribuem para a dolorosa crise de migrantes forçados. Os pobres do mundo, embora sejam os menos responsáveis pelas mudanças climáticas, são os que mais sofrem os efeitos.

Como salienta a ecologia integral, os seres humanos estão profundamente ligados entre si e à criação na sua totalidade. Quando maltratamos a natureza, maltratamos também os seres humanos. Ao mesmo tempo, cada criatura tem o seu próprio valor intrínseco que deve ser respeitado. Escutemos "tanto o clamor da terra como o clamor dos pobres" e procuremos atentamente ver como se pode garantir uma resposta adequada e celére."

Diante desta realidade socioambiental, a atual Campanha da Fraternidade pretende fazer-nos refletir sobre os biomas brasileiros com suas potencialidades, belezas, desafios e fragilidades. "Abordando a realidade dos biomas brasileiros e as pessoas que neles moram, deseja despertar as comunidades, famílias e pessoas de boa vontade para o cuidado e cultivo da casa comum." (Pe. Tarcísio Spirandio)

No encontro de hoje conhecemos as motivações que levaram à escolha do tema e do lema da atual Campanha da Fraternidade. No próximo encontro, vamos refletir sobre os objetivos específicos da Campanha.

Em seguida, fizemos algumas atividades para que todos conhecessem e visualizassem a localização dos biomas brasileiros e respondessem algumas perguntas sobre o que falamos. Ah! Ouvimos no início e durante as atividades, o Hino da Campanha da Fraternidade! 

Encerramos o nosso encontro, de mãos dadas, pedindo ao Senhor que aumente a nossa comunhão e fortaleça os nossos laços de fraternidade. Ainda de mãos dadas, rezamos o Pai-Nosso.

ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO































                                                        


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Celebração de Entrega da Oração do Pai-Nosso


Na noite de ontem, numa celebração em que estavam presentes alguns familiares, nossos catequizandos que vão fazer a Primeira Comunhão por ocasião da Páscoa, receberam a Oração do Pai-Nosso. Foi um momento muito especial! Momento de muita alegria para todos nós! 

A oração do Pai-Nosso é a mais linda e mais perfeita das orações, isso porque foi o próprio Cristo que nos ensinou. 

Aprendemos durante esses dois anos de Catequese que Deus é um Pai maravilhoso, que nos ama com um amor incondicional, que nos dá a vida e que faz tudo para o nosso bem.  Com Jesus aprendemos a tratá-lo por Pai do Céu. Jesus chama Deus de "Abba", que quer dizer "Paizinho". E Jesus quer nos mostrar que nós também podemos ter esta intimidade com Deus. 

Jesus sempre que tinha que fazer alguma coisa importante ou enfrentar algum momento difícil, pedia forças ao Pai. Nos momentos alegres, sabia agradecer. Esse jeito de Jesus chamou a atenção dos apóstolos que um dia pediram: "Senhor, ensina-nos a rezar!" Então, Jesus ensinou a mais bela de todas as orações: O PAI-NOSSO! Nesta oração se resume tudo que podemos e devemos pedir a Deus.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Assim deveis rezar: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha a nós o teu Reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livra-nos do mal” (Mt 6,9-13).
“Senhor Jesus Cristo, nosso Mestre. Vós que estais junto do Pai e vossos olhos de amor e misericórdia estão sempre voltados para nós. Vós estais sempre pedindo ao Pai por nós e pelo mundo inteiro. Não sabemos o que pedir e como pedir. Ensinai-nos a orar. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém!”



REGISTRAMOS AQUI ALGUNS MOMENTOS DA  CELEBRAÇÃO...