...

...
...

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Que alegria, está chegando o dia da nossa Primeira Comunhão!




Iniciei o encontro de hoje perguntando às crianças: Quem instituiu a Eucaristia? (Deixei que falassem). Então, nós sabemos bem como tudo aconteceu, pois já falamos diversas vezes na Catequese e até já fizemos uma encenação da Santa Ceia em um dos nossos encontros!

Foi Jesus que instituiu a Eucaristia, na Quinta-Feira Santa, na noite em que ia ser entregue, durante a Última Ceia que celebrou com os seus apóstolos. E foi para ficar sempre conosco que Jesus nos deixou o sacramento da Eucaristia, a Comunhão. "Sacramento", como nós já vimos, quer dizer "sinal"... Sinal de união do discípulo com o Mestre, sinal do amor de Jesus por nós que não quer nos deixar sozinhos. "Eucaristia" quer dizer "ação de graças", ou seja, a alegria do discípulo que agradece a Deus por viver unido a Jesus (Frisei bem esses conceitos).

As palavras que Cristo pronunciou na Santa Ceia são as mesmas que o sacerdote pronuncia no momento da consagração: "Tomai todos e comei...", Tomai todos e bebei...".  Concluindo a consagração do pão e do vinho no seu Corpo e Sangue, Cristo diz: "Fazei isto em memória de mim". Ele quer que esse sacrifício seja perpetuado até que Ele volte. Assim, em cada canto do mundo onde é celebrada uma missa, Cristo se faz presente e os cristãos entram em comunhão entre eles (lembremos que a mesma liturgia é celebrada em todo o mundo).

Comungar o pão e o vinho tem a finalidade de nos tornar unidos em Cristo. "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele" (Jo 6,56), assim como os ramos estão unidos à videira.

A videira possui um tronco largo e, a cada ano, produz ramos compridos em que brotam muitos cachos de uvas. Cristo é o tronco, nós somos os ramos. Desse modo, formamos sua Igreja. A seiva que vem do tronco e alimenta os ramos é o Espírito de Cristo, que nos fortalece para produzir os frutos. Portanto, para isso, precisamos estar estreitamente unidos a Cristo. Isso ocorre pela Eucaristia.

Nos ensina o Papa Francisco:

"A Eucaristia é o ápice da ação da salvação de Deus: O Senhor Jesus se fez pão partido por nós, derrama sobre nós toda a sua misericórdia e seu amor, e assim renova o nosso coração, a nossa existência e a maneira como nos relacionamos com Ele e com os irmãos.

É por isto que sempre, quando nos aproximamos deste sacramento, se diz de: "Receber a Comunhão", de fazer a Comunhão". Isto significa  que o poder do Espírito Santo, a participação na mesa eucarística se conforma de modo profundo e único a Cristo, nos fazendo experimentar já a plena comunhão com o Pai que caracterizará o banquete celeste, onde com todos os santos teremos a alegria de contemplar Deus face a face.

Nunca conseguiremos agradecer ao Senhor pelo dom que nos fez com a Eucaristia! É um grande dom e por isto é tão importante ir à missa aos domingos.

Ir à missa não somente para rezar, mas para receber a Comunhão, este pão que é o Corpo de Jesus Cristo que nos salva, nos perdoa, nos une ao Pai. É muito bom fazer isto! E todos os domingos vamos à missa porque é o próprio dia da ressurreição do Senhor. Por isto, o domingo é tão importante para nós!

E com a Eucaristia sentimos esta pertença à Igreja, ao Povo de Deus, ao Corpo de Deus, a Jesus Cristo. Nunca terminará em nós o seu valor e a sua riqueza. Por isto, pedimos que este Sacramento possa continuar a manter viva na Igreja a sua presença e a moldar as nossas comunidades na caridade e na comunhão, segundo o coração do Pai. E isto se faz durante toda a vida, mas tudo começa no dia da primeira comunhão.

É importante que as crianças se preparem bem para a primeira comunhão e que todas as crianças a façam, porque é o primeiro passo desta forte adesão a Cristo, depois do Batismo e da Crisma."

Na historinha que contei pra vocês na semana passada, Lipe queria comungar "a hóstia que brilha". Por que ele ainda não podia? Porque, como o Papa nos ensina, é importante que as crianças se preparem bem para a Primeira Comunhão. Para receber a Eucaristia, é necessário fazer a Catequese, que são encontros onde as pessoas aprendem sobre Deus e a Bíblia, e passam a conhecer melhor a sua Igreja, para amá-la e defendê-la.

Está se aproximando o dia da nossa Primeira Comunhão! Vocês estão na Catequese há dois anos se preparando para este grande momento! Aprendemos muitas coisas... E muito temos ainda a aprender! Como falamos no nosso encontro da semana passada, receber a Primeira Eucaristia é um acontecimento muito importante em nossa vida. E quando  estamos às vésperas de um momento importante, precisamos parar para pensar, para rezar, para preparar o nosso coração para esse momento. Até a Páscoa, ocasião prevista para a Primeira Comunhão, vamos nos reunir muitas vezes para refletirmos juntos sobre essa nova etapa de nossa caminhada. Agora, no final desse encontro, vamos dar as mãos e rezar com muita confiança: "Senhor, aumente a nossa amizade. Ajude-nos a viver unidos e amigos, como um verdadeiro grupo de seguidores seus. Aumente nossa comunhão e fortalece nossos laços de fraternidade. Amém!

Ainda de mãos dadas, rezamos o Pai-Nosso.

Motivei a turma a participar da  celebração da comunidade.


ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário