...

...
...

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Creio na Santa Igreja Católica



Objetivo:

- Refletir sobre a parte da oração do Creio em que professamos que a Igreja é santa e católica.


Material:

a) Cartaz com o Creio dos últimos encontros em que estão escritos em três cores diferentes (verde: Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra; (azul) e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou  ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. (vermelho) Creio no Espírito Santo; na santa Igreja Católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.


1. Acolhida e Oração Inicial
  • Acolher a turma com alegria e descontração.
  • Cantar músicas animadas, à escolha.
  • Concentrar a turma para rezar. Fazer o Sinal da Cruz.
  •   Cantar um pequeno refrão para ajudar a turma a meditar. Sugerimos a música número 15.
  •  Motivar: Estamos refletindo sobre o Creio, a oração em que nós cristãos católicos professamos a nossa fé. Essa fé é um tesouro precioso do qual não podemos abrir mão, nem deixar de proclamá-lo. Vamos professar a nossa fé, rezando. Cada um pode dizer que crê em Deus e todos diremos depois: “Eu creio em Deus!”.
  • Dar um tempo para que cada um pense o que vai dizer. O catequista pode dar alguns exemplos, como vemos abaixo. O catequista começa dizendo, por exemplo: “Eu creio em Deus que é amor”, e todos repetem o refrão. Depois, outra pessoa diz sua fé, por exemplo, “Eu creio em Jesus nosso salvador”, “Eu creio no Espírito Santo”, “Eu creio que Deus nos perdoa”, “Eu creio que Jesus é o Filho de Deus” etc. E assim vai até que todos possam dizer algo sobre a fé que professamos.
  • Ao final, cantar a música número 12, louvando a Deus pela fé que nos une. Ou outra à escolha.


2. Recordando o encontro anterior
Vimos que desde o início da Igreja, depois da morte de Jesus, os cristãos se reuniam para rezar. Em suas orações repetiam o que Jesus havia falado para eles.  Eles diziam em que acreditavam. Uma dessas orações muito antigas e importantes dizia quem é Deus é Pai, quem é Jesus Cristo e quem é o Espírito Santo, isto é, o Deus em que os cristãos acreditam. Essa oração chegou até nós hoje e a rezamos principalmente a cada domingo na missa ou na celebração. A chamamos de “profissão de fé”. Também a  chamamos de “credo” ou “creio” para nomear esta oração. O creio é uma oração muito antiga que apresenta o que nós cristãos católicos acreditamos, por isso se tornou a nossa profissão de fé. Professar a fé significa dizer para todos que cremos no que estamos anunciando. Esta oração recebeu o nome de Símbolo apostólico, porque é a herança que os apóstolos nos deixaram. Depois que esta oração já era conhecida e rezada nos primeiros séculos, os representantes dos cristãos se reuniram e fizeram uma nova profissão de fé. Essa profissão de fé é um pouco mais longa e mais explicada. Ela recebeu o nome dos dois lugares onde os cristãos se reuniram para refletir sobre o que acreditavam: Niceia e Constantinopla. Assim, essa oração ficou conhecida como Símbolo niceno-constantinopolitano.
Estamos vendo mais de perto,  desde os dois últimos encontros o Símbolo apostólico. Para começar, vamos lê-lo juntos (apresentar o cartaz e fazer a leitura).
Desde os três últimos encontros estamos refletindo sobre a  nossa profissão de fé: o Creio. Já falamos sobre Deus Pai, primeira parte do Creio; sobre Jesus Cristo, filho de Deus Pai (segunda parte); e chegamos à terceira parte, onde professamos a nossa fé na terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo.


3. Anúncio do tema

Vamos fazer uma lista do nome das Igrejas que nós conhecemos e que existem em nosso bairro. Vocês já foram a algumas delas? Como é a celebração lá? O que é falado? Vocês vêem alguma diferença entre essas igrejas e a nossa comunidade? O que nos trouxe a estar nesta comunidade católica?

4. Leitura da passagem bíblica: Mt 16,18
Compreendendo o texto: 
  • O que a Palavra de Deus fala para mim, para nós?
Hoje os cristãos se encontram divididos. São muitas as denominações cristãs e cada uma apresenta Jesus de uma forma diferente. Nós, cristãos católicos, temos a nossa forma de ter fé e a professamos na oração do Creio, como vimos nos encontros anteriores. Nós cremos no Pai, no Filho e no Espírito Santo. E afirmamos também que cremos na Santa Igreja Católica. O que isso significa?
Nós não cremos sozinhos, e é a Igreja o lugar onde expressamos a nossa fé. Ao dizermos que cremos na Santa Igreja Católica, estamos afirmando que a Igreja é iluminada por Deus e ilumina os nossos caminhos. A Igreja está unida a Cristo que é Santo, por isso ele a santifica. Nós cremos no que a Igreja acredita porque ela é conduzida pela ação do Espírito Santo. Por isso precisamos conhecer  o que a Igreja nos transmite. É a Igreja que nos transmite a fé.
A partir das ações de Jesus e da força do Espírito Santo que animou os discípulos, nasce a Igreja. Pelo Batismo, nos tornamos membros e formamos a Igreja. Somos o povo de Deus, corpo de Cristo  e templo do Espírito Santo.

5. Oração Final e Encerramento
Resposta à Palavra
- O que a Palavra de Deus me leva a dizer a Jesus, a Deus?
É importante incentivar as crianças a falar com Jesus (em casa e no encontro), propondo também orações espontâneas.



ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário