...

...
...

domingo, 13 de novembro de 2016

Maria, Mãe de Jesus Cristo e Mãe da Igreja




Objetivo:
  • Apresentar Maria como a mãe de Jesus e Mãe da Igreja.


Ambiente:
  • Imagem de Nossa Senhora
  • Bíblia, vela, flores


1. Acolhida e Oração Inicial
  • Receber as crianças com entusiasmo.
  • Criar clima de silêncio para conversar com Deus.
  • De mãos dadas, repetir: Ó bom Jesus, nós te acolhemos com alegria, em nossa vida, com o mesmo carinho  com que Maria te acolheu. Queremos que o Senhor fique sempre em nosso coração. Amém!
  • Rezar a Ave-Maria, explicando que é uma oração que lembra a missão de Maria, mãe de Jesus.
  • Falar do significado de cada parte da oração. 

                     SAUDAÇÃO DO ANJO
     AVE MARIA, CHEIA DE GRAÇA
     O SENHOR É CONVOSCO

                   SAUDAÇÃO DE ISABEL
    BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES
    BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE, JESUS

                 SAUDAÇÃO DA IGREJA
    SANTA MARIA, MÃE DE DEUS
    ROGAI POR NÓS, PECADORES
    AGORA E NA HORA DE NOSSA MORTE
    AMÉM!


2. Anúncio do tema do encontro

Falar da promessa feita por Deus: "Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho." (Is 7,14).  (Esta frase poderá ser escrita numa tira de papel e afixada ao quadro).

Um dos fatos mais importantes que marcaram a vida de toda a humanidade, principalmente a vida das pessoas de fé, foi a vinda do Filho de Deus ao mundo.

Antes do nascimento de Jesus, o povo esperava que Deus enviasse um salvador. Para o povo, esse salvador iria libertá-lo do poder de outros povos que o dominava e iria construir um mundo novo. No meio desse povo havia uma jovem chamada Maria. Era noiva de um homem chamado José. Antes de se casar com ele  foi escolhida por Deus para ser a mãe do Filho de Deus, que viria ao mundo como o Salvador, mas um Salvador um pouco diferente do que o povo esperava.

Um anjo anuncia a Maria a boa notícia de que ela seria a mãe do Salvador dizendo: “Alegra-te cheia de graça, o Senhor está contigo!” E o anjo conta que ela será a mãe de Jesus por obra de Deus. Maria acolhe esse anúncio  com um grandioso “sim”. Após algum tempo, Maria colocou-se a serviço de sua parenta Isabel que também estava grávida e precisava de cuidados porque tinha a idade avançada. Quando Maria chegou  à casa de Isabel e a saudou, a criança estremeceu no seu ventre. Isabel disse à Maria “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre”.

Algum tempo depois, nasceu Jesus. Maria cuidou dele, o criou, o educou e o seguiu como discípula até a morte dele.

Depois da ressurreição de Jesus, nasce a Igreja. O nosso tema de hoje nos apresenta Maria como Mãe da Igreja. Vamos entender melhor isso?


3. Desenvolvendo o tema

Maria, a Mãe de Jesus, sempre esteve presente na vida de su Filho. Ela também era sua seguidora. Há várias cenas no Novo Testamento que falam de Maria, uma delas é a anunciação do anjo a ela. Mais tarde, quando Jesus está na cruz entrega o Discípulo amado aos cuidados de Maria: “Mulher, eis o teu filho” e pede que ele também cuide dela: “Eis a tua mãe (Jo 19, 26-27). 

Outra cena importante é quando, depois da ressurreição de Jesus os discípulos se encontram reunidos em um lugar fechado, escondidos por medo da perseguição, estando Maria com eles, recebem o Espírito Santo que irá conduzi-los e fortalecê-los para que anunciem Jesus Cristo para todos (At 2, 1-13). Este dia, chamado de Pentecostes, marca o nascimento da Igreja, comunidade de fé, de caridade e de oração! Portanto, a Igreja nasceu em um momento de oração comunitária. E conforme o texto bíblico, a Mãe de Jesus estava com os apóstolos nesse dia. Ela, que viu nascer Jesus, viu também nascer a Igreja de seu Filho! Desde o começo Maria está junto com a comunidade. Ela vê crescer a obra de seu Filho e se projeta como uma figura especial no cristianismo. Existem registros muito antigos que revelam que os cristãos  celebravam a memória de Maria já nos primeiros tempos da Igreja.. 

Então, o que Maria representa para nós? Pensemos no papel de uma mãe. O que ela faz pelos seus filhos? Maria é para a Igreja uma mãe, pois como presença de mãe ela tem o papel de cuidar, de olhar, de ser como modelo para o seguimento.


A Igreja Católica sempre destacou Maria como um figura importante pelo que significou na vida de Jesus e da Igreja nascente. Desde os primeiros séculos ela é venerada como a Mãe de Deus. Isto não significa que ela é colocada no mesmo nível de Deus. Maria não é uma deusa. Ela é um ser humano, como nós, mas escolhida por Deus para ser a mãe de seu Filho pela ação do Espírito Santo. Jesus nasce humano porque é Filho de Deus. Por isso, desde o início a Igreja chamou Maria de Mãe de Deus.

Nós acreditamos que Maria concebeu Jesus como virgem e permaneceu virgem após o seu nascimento. Por isso Maria, sempre virgem, é figura da Igreja. Assim como Maria gerou Jesus pela ação do Espírito Santo, a Igreja gera Cristo em nós pelas águas do batismo graças à ação do mesmo Espírito Santo.

Não adoramos a Maria, mas a valorizamos porque pelo seu “sim” a Deus, Jesus veio ao mundo. Prestamos um culto e devoção especial à Maria louvando a Deus por tudo o que Ele realizou através dela. Algumas orações da Igreja demonstram esse culto e devoção: Magnificat, Ave-Maria, Salve-Rainha, Rosário (Terço), Ladainhas e Nossa Senhora, Consagração.

A Igreja dedica a Maria todo o mês de maio. No dia 31 de maio celebramos a visita de Maria a Isabel. Nesse mês são realizadas muitas orações pedindo que ela interceda por nós junto ao seu Filho. Muitas comunidades fazem a coroação de Nossa Senhora, onde as crianças se vestem de anjo e levam flores, o véu e a coroa para ofertar a ela. Outra forma de oração é o Terço. Uma das orações que estão presentes no terço é a “Ave Maria”.

A “Ave Maria” é uma oração que contém as palavras do anjo da anunciação: “Ave Maria, cheia de Graça, o Senhor é convosco”. Contém também a saudação de Isabel: “Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus”. A segunda parte da oração “Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte” é o reconhecimento da igreja ao longo dos séculos que Maria é a mãe de Deus Filho.  Ela que se encontra junto do Filho pede a ele por nós. Por isso rezamos “Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.”


4. Leitura da passagem bíblica: Lc 1, 46-55

Após o encontro de Isabel, Marisa entoou um cântico de louvor a Deus que nós chamamos de “Magnificat”. Nesse cântico ela diz que Deus fez grandes maravilhas. Que frases ou versículos conseguimos entender desse Cântico? Onde aparece a importância de Maria?

(Deixar que falem).


 5. Atividades
  • Seria bom pedir para que as crianças e/ou adolescentes fizessem em grupinhos uma pesquisa sobre algumas orações da Igreja que demonstram culto e devoção a Maria (Magnificat, Ave-Maria, Salve-Rainha, Rosário (Terço), Ladainhas de Nossa Senhora, Consagração),destacando o significado das palavras contidas e apresentassem para o grupo.

6. Oração Final e Encerramento
  • Resposta à Palavra: O que ela me leva a dizer a Deus?
  • Rezar o Magnificat:

A minha alma glorifica o Senhor. 
Meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. 
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva.
Doravante todas as gerações me proclamarão bem-aventurada.
Porque o Todo-Poderoso fez em mim maravilhas.
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração
sobre aqueles que o temem. 
Ele manifesta maravilhas com o seu braço: 
Dispersa corações orgulhosos. 
Derruba o trono dos poderosos, 
e exalta os humildes. 
Aos famintos ele enche de bens 
Despede os ricos de mãos vazias. 
Socorre seu povo, seu servo,
lembrando sua própria misericórdia. 
Como havia prometido aos nossos pais, 
em favor de Abraão e de sua descendência
para sempre.
(Lc 1,46-55)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.
  • Ao final, cantar "A Escolhida" ou outra à escolha.

Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Livro "O Caminho" da Diocese de Duque de Caxias (RJ)


NA SALINHA DE CATEQUESE...































NA IGREJA, NÓS COM AS CRIANÇAS DA OUTRA TURMINHA, ENSAIANDO PARA A COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA...


































Nenhum comentário:

Postar um comentário