...

...
...

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Semana Santa na Catequese




Objetivo:
  • Motivar a vivência da Semana Santa.

Ambiente:
  • Toalha branca, uma cruz, vela acesa,  Bíblia.

Recursos:
  • Jarra com água, uma bacia e uma toalhinha bem limpinha, de preferência na cor branca;
  • Ramos de palmeira;
  • Suco de uva, copinhos de café e um pão.



1. Acolhida e oração inicial
  • Acolher a turma com alegria. Fazer momento de animação. Cantar música de acordo com o tema.
  • Silenciar para a oração.
  • Colocar a mão no ombro do irmão da direita e rezar para que ele seja fiel. Repetir com o catequista: Jesus abençoe este meu irmão, para que ele seja sempre corajoso e forte, para que ele não desista de seguir seus ensinamentos, mesmo quando isso for difícil, Dê a ele sua luz e sua força, e ajude-o a superar suas dores e sofrimentos. Amém!
  • Peça que as crianças sentem cada uma em seus lugares e aguardem com muita atenção, pois será um encontro muito especial

2. Anúncio do tema

Quando Jesus era criança, vivia com sua família. Ao tornar-se adulto, iniciou sua missão fazendo muitas coisas boas. Ele ajudava muitas pessoas, ouvia seus problemas, curava os doentes e fazia tudo isso em nome de Deus, a quem ele chamava de Pai. Algumas pessoas que eram líderes do povo tramaram a sua morte. Jesus foi julgado e condenado a morrer numa cruz. Jesus aceitou morrer porque amava muito a todos e quis dar a sua vida por todos. Deus, o Pai de Jesus, sofreu com a morte de seu Filho, sofreu com a injustiça que os seres humanos fizeram a Jesus. Depois ressuscitou Jesus e ele venceu a morte.

Na Semana Santa fazemos memória do caminho que Jesus percorreu até a sua morte e ressurreição.
  • Entregar às crianças a agenda da programação da semana, para que elas colem as figuras e anotem os dias e horários.

3. Introdução

O que é a Páscoa?

Na noite antes do povo sair do Egito, fizeram uma refeição para festejar o grande acontecimento: a libertação da escravidão. Cada família preparou um cabrito, pão, verduras amargas, e comeram. Esta passagem da escravidão para a libertação foi chamada de Páscoa.

Daí em diante, todos os anos o Povo de Deus comemora esse acontecimento com uma refeição igual a que eles fizeram na saída do Egito.

Jesus também participou da Festa da Páscoa dos judeus. Jesus queria que as festas tivessem a alegria e a liberdade de fihos de Deus.


4. Desenvolvendo o tema

Ao aproximar-se a Festa da Páscoa, Jesus foi a Jerusalém. Muita gente o acompanhou, com alegria. Mas havia gente, principalmente os fariseus, que não gostava de Jesus porque Ele falava a verdade, mostrando os erros e a falsidade das pessoas. Por isso, os fariseus procuravam uma ocasião para matar Jesus. Vamos ver como isso aconteceu.

Depois do seu batismo, Jesus foi para o deserto. Ali ficou sozinho, rezando, por quarenta dias. No deserto, teve fome e sede. No deserto foi tentado por um anjo mau. Ele resistiu e mandou que o anjo mau fosse para bem longe. E na mesma hora, muitos anjos bons se aproximaram para prestar serviços a Jesus.

Depois daqueles quarenta dias, Jesus saiu do deserto e voltou para o meio do povo. Jesus ensinava os mandamentos da Lei de Deus, explicava também os livros santos, contava lindas histórias que ensinavam a fazer o bem. Dizia que todos somos irmãos. Jesus fazia o bem sem olhar a quem. Assim ia dando ótimas lições. O povo não sabia bem quem era Jesus, mas gostava de ouvir os seus ensinamentos. Todos ficavam horas e horas perto daquele Mestre. Como era bom ficar perto de Jesus!

Jesus era sempre acompanhado por muitas pessoas que acreditavam n'Ele e seguiam seus ensinamentos. Mas outros não queriam escutá-lo, não o aceitavam, não acreditavam que Jesus era o Filho de Deus e por isto queriam matá-lo.
  • Leia os textos bíblicos que falam a respeito da entrada de Jesus em Jerusalém e também de sua continuidade até chegar a quinta-feira santa, onde Ele instituiu a Eucaristia. E explique brevemente com suas palavras e a inspiração do Espírito Santo.

a) ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM

Domingo de Ramos

Jesus e seus discípulos foram a Jerusalém para a festa da páscoa. Aproximaram-se de Jerusalém. Quando chegaram a Betfagé, perto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: "Vão à aldeia que está logo à frente. Lá vocês encontrarão uma jumenta amarrada e, com ela, um jumentinho, Desamarrem-nos e tragam-nos a mim. Se alguém lhes disser qualquer coisa, respondam que o Senhor precisa deles, mas logo os devolverá". Assim se cumpriu a profecia que havia dito: "Eis que teu rei vem a ti, cheio de doçura, montado num jumentinho".

Os discípulos foram e executaram a ordem de Jesus. Trouxeram a jumenta e o jumentinho, cobriram-no com seus mantos e Jesus montou. Então, a multidão estendia os mantos pelo caminho, cortava ramos de árvores e os espalhava pela estrada. E toda aquela mutidão que ia em volta de Jesus clamava: "Hosana ao Filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!"

Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, perguntando: "Quem é este?" A multidão respondia:"É Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia". As autoridades ficaram furiosas, mas não puderam fazer nada contra Jesus, pois ele estava cercado pela multidão que o seguia e gostava de seus ensinamentos.

- Palavra da Salvação!

- Glória a vós, Senhor!


Partilha:
  • Onde Jesus estava indo com os seus discípulos?
  • O que Jesus pediu aos discípulos, quando chegaram pertofez, então de Jerusalém?
  • O que o povo fez, então?
  • Como Jesus foi recebido em Jerusalém? Como o povo o acolheu? E como as autoridades o acolheram?
  • Vocês acham que os ensinamentos de Jesus agradaram a todas as pessoas? Ou será que alguém ficou contrariado com as coisas novas que Jesus fazia e ensinava?
Jesus entrou em Jerusalém aplaudido pela multidão. Mas Jesus sabia que as autoridades queriam prendê-lo e matá-lo. Jesus não era bobo. Ele sabia que os novos ensinamentos de Deus tinham provocado a raiva de muita gente importante. Então, Jesus resolveu fazer uma última ceia com os seus discípulos, para se despedir deles  e lhes dar os últimos conselhos, a fim de que, quando ele morresse, seus amigos continuassem sua missão.

  • Leia agora na Bíblia o texto de LC 19, 28-40
  • Escolha um catequizando para representar Jesus e peça que ele vá passando entre os amigos e esses por sua vez , vão jogando no chão os ramos e as vestes, para Jesus passar com o jumentinho, que pode ser uma vassourinha, pois as crianças gostam disso. Explique esse momento lindo, da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém...
Faça uma oração da Ave-Maria e passe para o outro tema...


b) ÚTIMA CEIA - QUINTA-FEIRA SANTA

Lava-pés

Jesus, um dia antes de sua morte na Cruz, pede aos apóstolos para preparar uma sala para celebrar com eles a Páscoa.
Jesus sabia que sua missão na terra estava chegando ao fim. Ele havia pregado a todos o amor. Havia feito muitos milagres. Mostrara que muitas coisas precisavam mudar, para que houvesse mais paz, amor e união no mundo. Ele queria que os discípulos continuassem a fazer o bem, como ele havia ensinado.

Por isso, Jesus reuniu os seus discípulos, pela última vez, e fizeram uma grande ceia: um jantar de despedida.

Durante a ceia, Jesus levantou-se da mesa, pegou uma toalha e enrolou-a na cintura. Pegou também uma bacia e um jarro de água. E,  abaixando-se, começou a lavar os pés dos discípulos e enxugá-los com uma toalha.

Naquele tempo, o povo tinha mesmo o costume de lavar os pés antes das refeições, porque havia muita poeira e o comum era andar descalço. Mas normalmente era um empregado da casa que vinha oferecer água para os convidados lavarem os seus pés. Por isso, os apóstolos se assustaram quando Jesus, dispensando o empregado, pegou ele mesmo a bacia e veio lavar os pés de cada um.

O apóstolo Pedro, achando aquilo estranho, disse a Jesus: "Olhe, não fica bem para o Senhor lavar os nossos pés. O Senhor é tão importante e esse serviço é do empregado. Os meus pés eu não quero que o Senhor lave".

Mas Jesus disse a Pedro: "Você pode até não compreender isso agora. Mas eu espero que mais tarde você entenda. Se eu não lavar os seus pés, você não pode ser mais meu discípulo". Então, Pedro deixou Jesus lavar seus pés.

Quando terminou de lavar os pés de todos, Jesus guardou a bacia e a toalha,  sentou-se à mesa e explicou aos apóstolos: "Quero que vocês entendam o que eu acabei de fazer. Vocês me chamam de Mestre e Senhor e dizem que sou importante. E é verdade, Portanto, se eu, que sou importante lavei os pés de vocês, vocêm também devem lavar os pés uns dos outros. Estou dando o exemplo para que vocês façam o mesmo, Se vocês fizerem isso, vocês serão felizes."

  • Ler agora Jo 13, 1-15
  • Convidar a turma para fazer uma encenação do lava pés, recordando o gesto de Jesus com seus apóstolos, como se costuma fazer também na Semana Santa.
  • Ver se as crianças se lembram de como se celebra a última ceia na quinta-feira santa.
  • Durante a encenação, cantar a música nº 4 do CD do Livro do Padre Orione, ou outra à escolha.

O lava-pés pode ser feito de duas formas:

1ª) Um catequista, com vestes típicas para representar Jesus, lava e enxuga os pés de todas as crianças.

2ª) Um catequista lava os pés da primeira criança e esta lava os pés da próxima e assim por diante, uns lavando os pés da outra, até percorrer toda a roda.

Sugerimos que o catequista escolha a forma mais prática para a sua turma, para evitar tumulto nessa hora.


Faça uma oração da Ave Maria e passe para outro tema...



Instituição da Eucaristia

Em seguida, estando todos à mesa, Jesus tomou o pão, abençoou e repartiu com os seus discípulos, dizendo: "Este é o cálice, que será entregue por vós!" Depois, no fim da ceia, Jesus tomou o cálice com vinho, abençoou e repartiu com os discípulos, dizendo: "Este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para o perdão dos pecados". E acrescentou: "Eu quero que vocês façam isso em memória de mim."

Os discípulos cearam com Jesus. Comeram do pão abençoado e beberam do vinho. E entenderam que Jesus queria que eles continuassem a se reunir sempre, mesmo depois que Jesus não estivesse mais na terra, para guardar a memória de tudo quanto Jesus havia feito e ensinado.

Foi assim que surgiu o sacramento da Eucaristia, que celebramos na missa. O padre repete as palavras de Cristo na última ceia e reparte com o povo o pão consagrado - que é o próprio Jesus. Enquanto fazemos isso, Jesus está vivo e presente em nossa memória e em nosso coração.

Os discípulos ficaram emocionados com tudo o que aconteceu naquela última ceia, que recordamos até hoje em toda missa que se celebra.

Partilha:

  • O que Jesus fez para se despedir dos seus discípulos?
  • Por que Jesus, e não um empregado, lavou os pés dos discípulos naquela ceia? O que ele queria ensinar com isso aos discípulos?
  • O que Jesus fez no fim da ceia, com o pão e o vinho?
  • Qual sacramento nasceu desse gesto de Cristo?

Na última ceia de Cristo com seus discípulos, duas coisas muito importantes aconteceram. Primeiro, Jesus lavou os pés de seus amigos, mostrando que veio para servir a todos e pedindo que eles também vivessem para servir. Era o novo mandamento de  Cristo: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei. Depois, Jesus abençoou pão e vinho e repartiu com eles. Estava instituindo um sacramento, ou seja, um sinal sagrado, que chamamos hoje de Eucaristia ou Comunhão. Em todas as missas, o padre repete as palavras de Cristo na última ceia. Dessa forma, guardamos na memória tudo o que Jesus fez. Memória serve para lembrar, para atualizar, para recordar. Ao celebrar a Santa Eucaristia, atulizamos o gesto de Jesus e perpetuamos sua presença junto de nós. Isso nos incentiva a continuar nossa missão e nos amar uns aos outros, como ele mesmo nos amou.

Distribua os copinhos de suco de uva e peça para eles aguardarem.

  • Leia o texto bíblico que fala a respeito da Instituição da Eucaristia, só que desta vez você vai lendo bem devagar e encenando com os catequizando tudo o que o texto relatar.
  • Tomem o suco e depois repartam o pão, passando uns para os outros. Depois explique o motivo deles estarem ali para fazerem a Primeira Comunhão, pois este Sacramento foi o próprio Jesus que determinou que fizéssemos: O Corpo e no vinho.
  • Rezar a oração do Pai Nosso.

Esse encontro foi na véspera do Domingo de Ramos. Como o assunto da Semana Santa é muito extenso, deixei para falar com os catequizandos sobre a Morte e Ressurreição de Jesus no próximo encontro (Sábado Santo).


Fontes:

Bíblia Sagrada:
Livro Jesus, Nosso Salvador, do Padre Orione Silva
Livro O Caminho, da Diocese Duque de Caxias





ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO
































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário