...

...
...

domingo, 17 de abril de 2016

Jesus e o Reino




Objetivos:

  • Entender o que é o Reino de Deus.
  • Compreender o que é ser cidadão do Reino.


Ambiente:

  • Crucifixo, Bíblia, vela e flores


Recursos:

  • Gravuras de pessoas em ações solidárias ou que dedicaram sua vida para a promoção da justiça. Espalhe-os no chão, formando um caminho; no centro coloque a Bíblia aberta no evangelho Lc 4,14-22,

  • Preparar um quadro ou uma cartolina com o desenho de um sol com vários raios. No centro do sol escrever: “REINO de DEUS”.



    1. Acolhida e Oração
    • Receber a turma com alegria, Fazer momento  de animação cantando músicas sugestivas.
    • Sendo que este será o último encontro deste módulo, fazer memória de todos os encontros do módulo, recordando as atitudes de Jesus que revelam que o Reino de Deus já chegou.  
    • Motivar: Conhecemos um pouco sobre a missão de Jesus: o que ele fez, o que ele ensinou, o reino que ele inaugurou. Esse Reino de Jesus acontece  quando nós o deixamos guiar a nossa vida. Nós acolhemos Jesus, ele passa a ser o nosso rei e toda a nossa vida vai ganhando novo sentido.
    • Convidar a turma a acolher Jesus e seu reino, cantando a música 9 (do Livro do Padre Orione).
    • Fazer preces espontâneas, convidando Jesus para vir reinar  em nossa vida e nos transformar. A resposta será: “Venha, Senhor Jesus!” O catequista dará o exemplo, iniciando a oração:
    • Venha reinar em nossa vida, Senhor e nos libertar; 
    • Venha  reinar  em   nossa  vida,  Senhor, e  fortalecer a nossa fé; etc. 
    • Todos: Pai do Céu, por meio do Seu Filho Jesus, manifeste sua misericórdia e renove nossa vida.  Amém.
    • Cantar a música nº 5.


    2. Introdução


    • Entregar a cada um a folha de atividades (modelo no final da folha).
    • Pedir que que pensem e anotem como seria o lugar de seus sonhos. Onde gostariam de viver, como seriam as pessoas de convivência, enfim, o paraíso sonhado. 
    • Pedir que contem para os colegas como seria esse lugar de seus sonhos.
    • Agrupar, por semelhança de sonhos, vendo no final quem moraria com quem.

    (Ver modelo da folha de atividades no final da página).


    3. Anúncio do tema do encontro


    • Reflita um pouquinho sobre essa parte do Pai Nosso: "Venha a nós o vosso Reino...!" 
           A seguir, perguntar:
      • O que entendem por Reino? O que é um Rei? Existem reis ou rainhas, princesas, príncipes hoje em dia? Em que países?  (Eles são antenados e atualizados, sabem dar as respostas).
      • Nos evangelhos, muitas vezes encontramos referência ao Reino de Deus. O que seria esse Reino de Deus? Quem é esse Rei? Qual sua maneira de reinar? Em que o reino de Deus se difere dos reinos do mundo? 
      • Relembrar o que já aprendemos sobre a esperança do povo de Deus. Explicar que os povos esperavam um reino de seus sonhos e aí vem Jesus... 
      • O centro da mensagem de Jesus é o anúncio do Reino de Deus - com ele inicia um novo tempo.
      • A vida de Jesus - seu amor, sua tolerância e carinho com todos - nos ensina um novo jeito de viver. É o jeito do Reino de Jesus. Qual é o reino que ele apresenta? Vamos ver...


        4. Leitura

        a) Mt 5, 1-12)

        Vendo aquela multidão, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos se aproximaram dele. Então, Jesus começou a dizer:

        Bem-aventurados os que têm coração de pobre, porque deles é o Reino do Céu! Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus! Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! Bem-aventurados  os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem , quando vos perseguirem e, mentindo, disserem o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vierem antes de vós.

        Como já vimos em outro encontro, no Sermão da Montanha ou Discurso das Bem-Aventuranças, Jesus nos ensina esse novo jeito de viver.


        b) A seguir, convidar os catequizandos para aproximarem-se da Bíblia aberta, para ouvir a leitura do texto de Lc 4, 14-22, proclamado por um deles.

        Observe bem o sentido de cada frase.  Peça um momento de silêncio interior para refletir sobre o que foi lido. 

        Questione-os sobre o projeto de vida de Jesus:
        • Para quais as pessoas ele foi enviado? 
        • Quem são estas pessoas? 
        • Como elas viviam? 
        • E quanto a nós? Diante de nossa realidade, qual é a nossa missão? Nós a assumimos de fato? 

        Atualize a Palavra e faça com que eles a relacionem com a própria vida. Devagar, reze com eles os versículos 18 e 19.


        Escolha uma frase como resumo para memorização.
        Conversando com as crianças: 


          • Reino de Deus - É o projeto de Deus para toda a humanidade. É um sonho em que todos os seus filhos(as) tenham Alegria, Justiça e Paz no Espírito Santo: "Pois o Reino de Deus não é comida e bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Rm 14,17).
          • No tempo de Jesus todos esperavam que o Reino se concretizasse logo.
          • Jesus afirma que o Reino de Deus está no meio de nós, mas não plenamente, e precisa da nossa colaboração.
          • Jesus é o primeiro a viver todos os valores do Reino: obediência à vontade de Deus, pobreza, mansidão, perdão.
          • Jesus é o Messias tão esperado que veio libertar os oprimidos e inaugurar o Reino de Deus, que é justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14,17). Cabe a nós, hoje, fazer crescer esse Reino de amor, justiça, paz, partilha, fraternidade e esperança.
          • O centro da mensagem de Jesus é o anúncio da chegada do Reino de Deus – Completou-se o tempo, o Reino de Deus está próximo (Mc 1,15). Esse Reino não se confunde com a força do poder deste mundo com tramas e jogos gananciosos.
          • Com essas palavras Jesus nos fala que existem dois reinos: o reino deste mundo e o Reino de Deus.
          • O Reino é o próprio Filho de Deus, que assumiu a condição da natureza humana e inaugurou uma nova maneira de nos relacionarmos como filhos do mesmo Pai, isto é, como irmãos,  além de estabelecer a fraternidade universal – Amai-vos uns aos outros. Foi solidário com os mais fracos, viveu a partilha e foi servidor de todos.
          • Viver a novidade do Reino é vivenciar as bem-aventuranças, seguir os ensinamentos de Jesus e ser capaz de revelar a mentira do mundo com suas armadilhas de felicidade consumista, fama, poder e riqueza. O Reino se faz presente naqueles que resistem contra a tirania e a injustiça.
          • Ser cidadão do Reino é encontrar uma nova forma de viver de acordo com o Evangelho, sem apegar-se aos bens deste mundo. Significa buscar as fontes da verdadeira da alegria no amor-doação, no gesto de entrega ao outro. Por isso, Jesus disse: Tive fome, estive doente, com sede e nu e você cuidou de mim (Mt 25,35).

          c) Agora vamos ler Mt 13, 24-52

          Compreendendo o texto:

          O que a Palavra fala para mim, para nós?

          Jesus não fala diretamente o que é o Reino de Deus, mas compara este Reino com algumas coisas muito comuns aos homens de seu tempo: a semente de mostarda que é muito pequena, mas se transforma em árvore; o fermento que é pouquinho, mas faz a massa crescer ; o joio e o trigo que crescem juntos; a pedra preciosa e o campo onde se esconde um tesouro de muito valor. 

          (Comente que Jesus para falar do Reino de Deus usa comparações com aquilo que o povo conhece bem, como por exemplo, compara o Reino com um grão de mostarda que transforma em árvore em que os pássaros fazem seus ninhos; com o fermento na massa, que ajuda o pão a crescer - explore o fato do fermento ser tão pequeno e fazer com que a massa dobre de volume. Relacione o crescimento da massa com o crescimento do Reino, explicando que nós somos como o fermento e com nossas atitudes é que faremos o Reino de Deus crescer).

          O que Jesus quer ensinar com estas parábolas? Que o Reino de Deus é sempre maior do que nós imaginamos, mas ele está escondido nas coisas mais simples do dia-a-dia e será na simplicidade que poderemos encontrá-lo. Jesus valoriza muito em suas parábolas as realidades do povo de sua região: realidades de homens que trabalham no campo, de mulheres cozinheiras e de pescadores. 

          O Reino de Deus é um mistério que está escondido na vida de cada pessoa que deixa conduzir seus passos e guiar sua história.


          O Reino de Deus...
          • É BOA NOTÍCIA- Lc 4, 43
          • É fermento na massa - Mt 13, 33
          • É grão de mostarda - Lc 13, 18
          • É Lâmpada - Lc 8, 16
          • E dom e partilha - Lc 18, 22
          • É para todos - Lc 13,18
          • É tesouro escondido - Mt 13, 44
          • É pérola preciosa - Mt 13, 45
          • É rede lançada ao mar - Mt 13, 47
          • É expulsar os demônios - Lc 11, 20
          • Pertence às crianças - Lc 18, 16
          • Pertence aos pobres - Lc 6, 20
          • Está no meio de nós - Lc 17, 21
          • Está próximo – Mc 1, 14-15
          • É perdão - Lc 15,11ss
          • Se inicia neste mundo, mas não é deste mundo - Jo 18,36
          • Se realiza na forma de semente - Mc 4, 26


          5. DINÂMICA: "Em busca do Reino dos Céus"

          Preparação da dinâmica:
          • Uma pérola comprada em bazar (de plástico, para confecção de bijoux), ou qualquer objeto bem pequeno que possa substituir;
          • Uma forma diferente de embrulhar esta pérola, para que as crianças tenham dificuldade em encontrá-la. Por exemplo, embrulhá-la numa folha de jornal amassada.
          • Colocar a pérola embrulhada em algum lugar do espaço do encontro (sob uma folha num vaso; dentro de uma flor etc.).
          Mensagem: Meu caminho para o reino dos Céus começa quando o faço existir aqui mesmo na Terra.

          A dinâmica consiste em fazer com que as crianças procurem esta "pérola preciosa" que é o Reino dos Céus, mas que primeiramente reflitam sobre o que fazer para que ele comece a existir aqui na Terra, a partir de suas atitudes.

          O catequista pergunta:
          • Como é o Reino de Deus aqui na Terra?
          • O que precisamos fazer, como crianças cristãs, para que ele esteja sempre presente?
          • Será que se fizermos coisas boas , já estaremos colaborando para este Reino aqui na Terra?

          Agora que as crianças estão sabendo sobre o Reino dos Céus e o que é preciso para encontrá-lo, o catequista propõe a busca da "pérola preciosa" iniciando uma caça ao tesouro, para que eles encontrem no espaço  do encontro a pérola. Assim que ela for encontrada, o catequista reúne todas as crianças para o encerramento. Se ela não for encontrada dentro de um prazo, o catequista poderá dar dicas para facilitar (pode dizer: "Está frio!", "está morno!", "está esquentando!", "está quente!") 

          Encerrando:

          Não foi tão fácil encontrar a pérola, não é? Deus muitas vezes, em nosso dia-a-dia, nos testa para saber se estamos atentos aos seus ensinamentos, assim como aconteceu. Ou seja, se aprendemos coisas boas em nossos encontros, mas fazemos coisas ruins em casa ou na escola, o ensinamento se perdeu.

          (Do Blog Jardim da Fé)



          Disse Jesus: "O Reino dos céus também é como um negociante que procura
           pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, 
          foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou".
          (Mt 13,45-46


          6 - Oração Final e Encerramento

          • Há dois modos bem diferentes de viver a vida: um é o modo que Jesus nos ensinou  e outro é o modo acomodado de ver as coisas, próprio  de quem é egoísta e só pensa em si. Quem vive como Jesus viveu torna-se uma luz para este mundo, que vive nas trevas do egoísmo e da indiferença com o outro. Mas não foi assim que Jesus nos ensinou. Jesus nos ensinou a fazer o bem e a iluminar o mundo com a nossa bondade.
            • O Reino de Deus se realiza na medida em que aceitamos a proposta de Jesus. Para isso é necessário conhecer o seu programa de vida: anunciar a Boa Nova a todos os povos; proclamar a libertação; conceder aos cegos a recuperação da vista; libertar os oprimidos; anunciar um ano de graça do Senhor.
            • Vamos refletir sobre a seguinte questão: Estamos empenhados em assumir nossa missão e transformar as realidades que destroem o ser humano e contrariam o Reino que Jesus veio anunciar?
            • De mãos dadas, reze com os catequizandos o Pai-Nosso, pedindo a Deus para ajudá-los a cooperar com um mundo novo.
            • Motivar para o próximo encontro.

            Fontes:

            • Bíblia Sagrada
            • Livro Iniciação à Eucaristia - Nucap
            • Livro Jesus, nosso Salvador, do Padre Orione Silva
            • Livro O Caminho, da Diocese de Duque de Caxias





            FOLHA DE ATIVIDADES



            Frente

            Verso

            ALGUMAS FOTOS QUE REGISTRAM NOSSO ENCONTRO




























































            PROCURANDO A PÉROLA DE GRANDE VALOR...



































            ACHOU!!!























            NOTA:

            Muitas vezes utilizo material retirado da Internet ou de livros que possuo para elaboração dos roteiros dos encontros, bem como, costumo postar aqui no meu blog textos que acho interessantes. Sempre que possível, eu faço constar a fonte, o nome dos autores. Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail  (mgathe@ig.com.br). Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho. Que Deus continue abençoando a nossa caminhada! E que o amor de Jesus Cristo esteja sempre conosco! Abraço fraterno!

            Nenhum comentário:

            Postar um comentário