...

...
...

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Outubro - Mês Missionário

                        
Estava programado para o encontro do último sábado,  o tema IGREJA - O POVO DE DEUS. Como o assunto repete muito o que já vimos no encontro em que falamos sobre o tema IGREJA DE CRISTO E ASSEMBLEIA LITÚRGICA, fizemos uma recordação do que já aprendemos e aproveitei para refletirmos juntos sobre como devemos nos comportar na Igreja.

E também, como estamos no mês de outubro, mês dedicado às missões, não podia deixar de explicar para as crianças o que significa a Campanha Missionária, que deste ano tem como tema MISSÃO É SERVIR, e lema "Quem quiser ser o primeiro seja o servo de todos" (Mc 10,44), que está baseado na narrativa do Evangelho, onde Cristo centraliza no serviço o perfil dos discípulos e missionários.

Outubro é o mês das missões e dos missionários. São eles, padres, religiosos(as) e leigos que deixam sua pátria, suas famílias, e vão viver o Evangelho em outros países, ou em nosso próprio país, em lugares onde muitas vezes nunca se ouviu falar de Deus. Essas pessoas tão especiais, que deixaram tudo por causa do Evangelho, saíram de uma comunidade e de uma família.

Uma Igreja que não tem missionários é uma Igreja pobre, sem idealismo, sem futuro!

Um dia Jesus chamou seus discípulos e os enviou a anunciar o Evangelho. Hoje, Ele chama a cada um de nós e nos envia a anunciá-lo, com nossas palavras e nossas ações. Nessa missão de evangelizar, nossos exemplos são mais importantes que nossas palavras.

"Ide, pois, e fazei que todos os povos se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-os a observar tudo quanto vos ordenei. Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos" (Mt 28,18-19).

Ide. Anunciai! É o chamado de Jesus . Mulheres e homens, jovens e adultos, nas cidades, nas vilas e no campos, têm respondido a este convite. É a Igreja missionária, anunciadora do Reino de Deus a todos os povos.

Outubro, mês missionário. "A catequese há de ser missionária". Há de irradiar vida, de estar atenta e aberta para todas as necessidades da Igreja, das comunidades, das regiões e dos países. Há missionários brasileiros em outros países. Porém, missionário não é só aquele que vai de um lugar para outro, mas aquele que testemunha Jesus Cristo, no lugar onde se encontra. O espírito missionário recria a catequese. A Igreja necessita de troca de experiências missionárias para descobrir mais a sua missão e responder às necessidades das comunidades.

Finalizando, ainda na sala, convidei as crianças a dar um abraço nos companheiros, desejando-lhes a paz e a força de Deus. Depois, rezamos juntos: "Deus nosso Pai, acompanhai-nos em toda a nossa vida, assistindo-nos sempre com a força do Espírito Santo, para que, assim animados, nos tornemos pedras vivas na construção da Igreja de Jesus. Isso vos pedimos em nome de Jesus, que vive conosco e caminha conosco, na unidade do Espírito Santo. Amém!"

Em seguida, fomos para a Igreja, onde fizemos mais um ensaio para a Coroação de Nossa Senhora.

Tudo foi maravilhoso! Obrigada, Senhor!




VAI E ANUNCIA AOS IRMÃOS

A  Igreja é missionária. Recebeu   de Jesus a missão de ir a todos os povos e anunciar o Evangelho e fazer discípulos. Esta é a marca da Igreja: EVANGELIZAR.

A catequese, como educação permanente e comunitária da fé, anuncia a palavra de Jesus. Forma comunidades. Faz discípulos. É missionária. A catequese não quer apenas aprofundar a fé, mas sobretudo fazer dos catequizandos missionários que atuem no mundo como cristãos... Isto não é compromisso de alguns, mas de todos.A Igreja torna-se sinal, a catequese torna-se viva e renovada, quando é missionária e forma missionários.

Fonte:
http://encontrosdecatequese.blogspot.com.br/2012/09/mes-missionario.html




           ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário