No último encontro, em que o tema foi Igreja de Cristo e Assembleia Litúrgica, lembramos que para nós o domingo, dia do Senhor, é o dia mais importante para nós estarmos juntos. Nesse dia os cristãos se reúnem para se encontrarem com Jesus e com os irmãos da Comunidade. Vimos que os cristãos reunidos formam a igreja de Cristo.
Nós nos reunimos como Igreja para rezar, celebrar, partilhar o que somos e o que temos, assim como os primeiros cristãos (At 2,42-47). E sempre que nos reunimos para celebrar, formamos uma assembleia liturgica.
O que nos diz o Catecismo da Igreja Católica sobre a Assembléia Dominical, nos parágrafos 1167 e 1174):
"O domingo é o dia por excelência da assembleia litúrgica, em que os fiéis se reúnem "para, ouvindo a Palavra de Deus e participando da Eucaristia, lembrarem-se da paixão, ressurreição e glória do Senhor Jesus, e darem graças a Deus que os 'regenerou para a viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos'." (CIC § 1167)
Quando meditamos, ó Cristo, as maravilhas que foram operadas neste dia de domingo de vossa santa ressurreição, dizemos: Bendito é o dia do domingo, pois foi nele que se deu o começo da criação (...) a salvação do mundo (...) a renovação do gênero humano. (...) É nele que o céu e a terra rejubilaram e que o universo inteiro foi repleto de luz. Bendito é o dia do domingo, pois nele foram abertas as portas do paraíso para que Adão e todos os banidos entrem nele sem medo." (CIC § 1174)
A Assembleia Litúrgica é o encontro de irmãos e irmãs para celebrar e encontrar-se com Deus. Todos rezam e celebram juntos como se fosse um só corpo. Esse "corpo" é conduzido por Jesus. Ele está presente. Está no meio de nós.
No final desse encontro, convidei as crianças para participarmos juntos na celebração dominical da Comunidade. Marquei data, horário e local para nos encontrarmos.
Quase todos os catequizandos estavam presentes. Pena que faltaram três, da mesma casa, que depois explicaram que haviam entendido mal o horário combinado, e um outro, chegou atrasado e não quis se juntar a nós (soube disso depois e fiquei triste, pois me disseram que ele estava chorando por não ter chegado na hora certa).
Esse foi, efetivamente, o primeiro contato das crianças dessa turminha que está iniciando, com a Assembleia Liturgica no domingo.
Foi assim a participação das crianças nesse domingo:
- Nos ritos iniciais, o sacerdote fez a apresentação dos catequizandos, chamando-os um a um, pelo nome, e eles se posicionaram de frente para a assembleia.
- Foram apresentadas as motivações da participação deles na assembleia: aderiram a Jesus, são membros da Igreja, estão conhecendo melhor a Jesus; estão se preparando para o batismo e para a eucaristia; são ouvintes da Palavra.
- Algumas das crianças participaram da procissão da Palavra com o Lecionário.
- Outras ficaram ao redor do ambão no momento da Leitura da Palavra com velas acesas.
Fontes:
|
REGISTRO DE ALGUNS MOMENTOS DESSE DIA MUITO ESPECIAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário