...

...
...

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Participação das Crianças da Catequese na Santa Missa Dominical


Domingo muito feliz, com a participação especial das crianças da catequese na assembléia litúrgica, ocasião em que foram apresentadas à nossa Comunidade
 (dia 05/06/2015).

No último encontro, em que o tema foi Igreja de Cristo  e Assembleia Litúrgica, lembramos que para nós o domingo, dia do Senhor, é o dia mais importante para nós estarmos juntos. Nesse dia os cristãos se reúnem para se encontrarem com Jesus e com os irmãos da Comunidade. Vimos que os cristãos reunidos formam a igreja de Cristo.

Nós nos reunimos como Igreja para rezar, celebrar, partilhar o que somos e o que temos, assim como os primeiros cristãos (At 2,42-47). E sempre que nos reunimos para celebrar,  formamos uma assembleia liturgica.

O que nos diz o Catecismo da Igreja Católica sobre a Assembléia Dominical, nos parágrafos 1167 e 1174):

"O domingo é o dia por excelência da assembleia litúrgica, em que os fiéis se reúnem "para, ouvindo a Palavra de Deus e participando da Eucaristia, lembrarem-se da paixão, ressurreição e glória do Senhor Jesus, e darem graças a Deus que os 'regenerou para a viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos'." (CIC § 1167)

Quando meditamos, ó Cristo, as maravilhas que foram operadas neste dia de domingo de vossa santa ressurreição, dizemos: Bendito é o dia do domingo, pois foi nele que se deu o começo da criação (...) a salvação do mundo (...) a renovação do gênero humano. (...) É nele que o céu e a terra rejubilaram e  que o universo inteiro foi repleto de luz. Bendito é o dia do domingo, pois nele foram abertas as portas do paraíso para que Adão e todos os banidos entrem nele sem medo." (CIC  § 1174)

A Assembleia Litúrgica é o encontro de irmãos e irmãs para celebrar e encontrar-se com Deus. Todos rezam e celebram juntos como se fosse um só corpo. Esse "corpo" é conduzido por Jesus. Ele está presente. Está no meio de nós.

No final desse encontro, convidei as crianças para participarmos juntos na celebração dominical da Comunidade. Marquei data, horário e local para nos encontrarmos.  

Quase todos os catequizandos estavam presentes. Pena que faltaram três,  da mesma casa, que depois explicaram que haviam entendido mal o horário combinado, e um outro,  chegou atrasado e não quis se juntar a nós (soube disso depois e fiquei triste, pois me disseram que ele  estava chorando por não ter chegado na hora certa). 

Esse foi, efetivamente, o primeiro contato das crianças dessa turminha que está iniciando, com a Assembleia Liturgica no domingo. 

Foi assim a participação das crianças nesse domingo:
  • Nos ritos iniciais, o sacerdote fez a apresentação dos catequizandos, chamando-os um a um, pelo nome, e eles se posicionaram de frente para a assembleia.
  • Foram apresentadas as motivações da participação deles na assembleia: aderiram a Jesus, são membros da Igreja, estão conhecendo melhor a Jesus; estão se preparando para o batismo e para a eucaristia; são ouvintes da Palavra.
  • Algumas das crianças participaram da procissão da Palavra com o Lecionário.
  • Outras ficaram ao redor do ambão no momento da Leitura da Palavra com velas acesas.

Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Livro Caminho, da Diocese de Duque de Caxias






REGISTRO DE ALGUNS MOMENTOS DESSE DIA MUITO ESPECIAL


















































































































































































Foi assim o nosso domingo... Maravilhoso!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário