...

...
...

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

E Deus viu que tudo era muito bom!




No encontro anterior, fizemos um piquenique no pátio da igreja e conversamos sobre todas as maravilhas que Deus criou para nós. No passeio, pedi às crianças que observassem em tudo o que estava ao seu redor, o que foi feito por Deus e o que foi feito pelos seres humanos, para comentarmos no próximo sábado, que foi o da semana passada. 

Nesse encontro, dando continuidade ao tema já iniciado, logo que chegamos, convidei os catequizandos para formar um cenário no centro da sala com vários objetos que representam as coisas de Deus. 

A seguir, pedi que formassem um círculo em volta dos objetos, para o nosso momento de oração. Convidei-os a fazer o sinal da cruz e perguntei-lhes se sabiam por que a gente faz o sinal da cruz. Deixei que falassem e depois acrescentei ao que disseram que fazemos o sinal da cruz para lembrar a presença de Deus junto de nós. Nós nos reunimos em nome de Deus porque sabemos que Ele está presente em nosso meio. Esse é o sentido do sinal da cruz. 

Depois do sinal da cruz, com a mão direita no coração, rezamos: "Senhor, nós estamos aqui reunidos em seu nome. Com muita confiança, pedimos sua bênção e proteção. Venha cuidar de nós e nos ajudar a viver felizes, no seu amor e na sua presença. Amém!"

Terminada a oração, motivei: "Hoje vamos falar sobre a criação do mundo. Quando Deus criou o mundo, a terra estava vazia. Deus foi criando e colocando cada coisa no seu devido lugar. E Ele viu que tudo era muito bom...

Encontramos a história da criação no início da Bíblia, no livro de Gênesis. Esse texto foi escrito muitos anos antes de Jesus nascer. É uma história que foi contada para mostrar como deve ser a relação do ser humano com Deus e com tudo o que Ele criou. Nesse momento, pedi aos catequizandos que olhassem para os objetos que se encontravam no centro da sala. Dei alguns segundos para que refletissem sobre o que viam. 

Continuando, lembrei-lhes do nosso passeio, das coisas que viram. Entreguei para cada criança uma folha para que fizesse uma lista de coisas feitas pelo homem. Após a listagem, falei: Observando a natureza em nosso bairro, descobrimos que existem coisas que não foram feitas pelo homem. Que coisas são essas? (Deixei que falassem). Ao final, perguntei novamente: Quem fez as coisas que homem nenhum consegue fazer? Pedi que fizessem outra lista na folha que lhes dei.

Quando terminaram, disse-lhes: Só Deus é capaz de criar, produzir algo a partir do nada. Os Anjos, o céu, a terra, o sol, as estrelas, as plantas, os animais, os rios, os mares, as montanhas... Tudo foi feito por Deus e o seu trabalho é maravilhoso.

Na Bíblia, lemos a história de como Deus criou o mundo. Perguntei: Quem sabe em que livro está escrita a história da Criação? (Todos responderam certo). Continuei: Isso mesmo! O relato da história da Criação encontra-se no primeiro livro da Bíblia, o "Gênesis", que quer dizer "origens" do mundo e do homem. O texto de hoje, que narra a história de como Deus criou o mundo, vai mostrar por que somos pessoas tão especiais aos olhos de Deus. No meio de todas as criaturas, o ser humano ocupa um lugar especial.

Convidei-os a abrir a Bíblia em Gênesis 1, 1-31 e escolhi algumas crianças para que cada uma lesse um texto que falasse sobre cada etapa da Criação. Depois partilhamos o que lemos.

A seguir, disse aos pequeninos: Neste momento, vamos esquecer as modificações, transformações e poluições que o homem realizou. Há muita coisa destrutiva, mas há também muita coisa boa. Temos o sol que produz luz e calor e que ajuda as plantas a crescer; e quantas frutas gostosas: manga, acerola, laranja, banana, mamão e tantas outras! (Perguntei se conheciam outras e deixei que falassem). E a variedade de flores que possuímos, suas cores maravilhosas! E a água limpa que mata a nossa sede!

Devemos cuidar muito dos animais, das plantas e dos pássaros. Como é interessante observar a vida dos animais, sua pele, seus hábitos: a preguiça com seu movimento dócil; a raposa com sua pele muito bonita; o preá corre cheio de vida. Você conhece outros animais? (Deixar que falem). Muitas espécies de aves, de animais e de peixes já desapareceram. Vamos respeitar a natureza.

E quem fez tudo isso para nós? Quem criou, enfim, tudo e todas as coisas que existem? Foi Deus que criou e nós sempre devemos dizer-lhe: "Muito obrigado, Senhor!"

Agradecemos a Deus por todas as coisas vivas, pela terra e pela água. Vamos agradecer a Deus, também, pela criação do homem e da mullher. Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, como a obra mais perfeita e grandiosa. Deus criou o ser humano à sua semelhança e lhe confiou o mundo. Ao criar o ser humano, Deus o abençoou de um modo todo especial e confiou a ele toda a criação para que cuidasse dela com amor. É maravilhoso saber que tudo que Deus criou foi pensando em nós, em nossa felicidade!

Finalizando, acalmei a turma para a oração. Estando a turma em silêncio, meditamos: Deus criou tudo com muita sabedoria, para o nosso bem. E viu que tudo era bom e útil para nós. A terra, a água, o ar, as plantas, os animais, a inteligência e a liberdade humanas - tudo é importante para a nossa felicidade.

Falei um pouco sobre a vida de São Francisco de Assis e contei duas historinhas sobre esse Santo que eu admiro muito. Francisco amava a natureza e conversava com ela. Francisco louvava a Deus unindo-se aos animais, conversava com eles, respeitava-os. Amava também o fogo, a água, o vento, o ar e a todos chama de "irmãos".

Convidei a turma para rezar o Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, criando dois grupos. Cada grupo rezou uma estrofe.

Terminada a oração, fomos para o pátio da igreja, onde brincamos de pular corda e jogar peteca. Antes, o Cauã, irmão de um catequizando, distribuiu sacolinhas com doces para todos que estavam presentes. É que o Cauã fez aniversário dias antes e pediu à sua mãe para ir à Catequese nesse sábado.

Mais uma vez, foi tudo muito bom! Obrigada, meu Deus, por mais esse encontro!


Louvado sejas, meu Senhor, por todas as maravilhas que criastes! 



Cântico das Criaturas, 
de São Francisco de Assis 


Altíssimo, onipotente e bom Senhor. 
A ti louvor, glória e toda bênção!
Só a ti ele convém, ó Altíssimo, 
e nenhum homem é digno de te nomear.

Louvado sejas, meu Senhor, em todas as criaturas, 
especialmente em nosso irmão Sol,
por quem nos dás o dia, a luz; 
ele é belo, radioso, de grande esplendor.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Lua e pelas Estrelas! 
No céu as formastes, claras, preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmãos Vento.  
E pelo Ar e pelas Nuvens, pelo azul do céu,
e por todos os tempos através dos quais sustentas toda criatura.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Água,
tão útil e tão humilde, preciosa e pura! 

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão Fogo,
através do qual iluminas a noite! 
Ele é belo e jubiloso, indomável e forte!

Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa mãe, a Terra. 
Que nos apoia e nutre, que produz a infinidade de frutos, 
com as flores e as folhas.

Louvai e bendizei ao meu Senhor, 
dai-lhe graças e servi-o com toda a humildade.





    ATIVIDADES



    (Frente)

    (verso)



    ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO




















































































    ]




































    Nenhum comentário:

    Postar um comentário