...

...
...

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Reunidos em Nome de Jesus



Foi muito legal o nosso encontro de hoje! Com uma música bem animada, os pequeninos foram acolhidos com muita alegria. A seguir, cada um recebeu um crachazinho, para que todos soubessem o nome dos coleguinhas, promovendo assim, o entrosamento e o conhecimento mútuo. Após a oração, conversamos sobre "quem somos". Depois refletimos sobre o nosso desejo e a importância de conhecer melhor Jesus, fazer amizade com Ele, entrar no seu caminho e aceitar a Sua proposta de vida. Entendemos que Ele é o melhor amigo que se pode ter  e que pela Catequese vamos conhecê-lo mais profundamente, aprender a falar com Ele pela oração, ouvir seus ensinamentos e saber tudo o que Ele fez. 
Contei-lhes a passagem em que Jesus chamou para perto todas as criancinhas que os discípulos queriam impedir que chegassem até Ele.
Expliquei-lhes que foi Jesus quem chamou cada um, por intermédio das pessoas que fizeram o convite para participar da catequese, pois Ele sempre dedicou um amor muito grande pelas crianças. 
Num coração grande, representando o coração de Jesus, que é cheio de amor e acolhe com carinho todas as crianças, os pequeninos, colaram desenhos que fizeram de si mesmos, após explicar-lhes que esse gesto significa que cada um deseja permanecer no coração de Jesus. 

No encontro de hoje, comecei a falar com as crianças sobre o tempo que estamos vivendo (Quaresma) e sobre a Campanha da Fraternidade.
Fizemos uma oração de agradecimento e pedimos a Jesus que acolha e abençoe cada um de nós para que estejamos sempre juntos dele e nos alegremos em ser seus amigos. A seguir, após observar a imagem de uma criança no colo de Jesus, fecharam os olhinhos e ficaram se imaginando sendo abraçadas por Ele.
Depois chamei cada um pelo nome e, com a mão sobre a cabeça de cada criança, abençoei-as dizendo: "Que o Pai do Céu te abençoe! Que Jesus te acompanhe. E que o Espírito Santo te guie até o nosso próximo encontro!"

Foi uma manhã maravilhosa! Obrigada, Senhor!

Abaixo, o roteiro do encontro:


Objetivos:
  • Estabelecer vínculos de amizade, confiança e bem-querer com os catequizandos, em clima de alegria e festa.
  • Descobrir que Jesus ama todas as crianças.
  • Compreender que Jesus deseja que todos  tenham  o  coração  puro  como o  coração das crianças.

Ambiente:  
  • Imagem da Padroeira, Bíblia, vela, flores.

Recursos:  
  • Crachás com os nomes dos catequizandos;
  • Um coração grande de cartolina e desenhos de um menino e uma menina.

(Crachás)
1. Acolhida
  • Acolher a turma com simpatia. Cantar música animada. Neste encontro vamos dar mais atenção ao conhecimento dos catequizando, promovendo o entrosamento e o conhecimento mútuo. O catequista com a lista dos nomes dos catequizandos e uma qualidade com a inicial de cada nome, recebe os catequizandos em clima festivo. Colocar o crachá nos catequizandos, abraçar e dar boas-vindas. Desliga-se a música e todos se colocam em círculo.
  • Silenciar a turma, criando clima de oração. Fazer o sinal-da-cruz.
  • Rezar o Pai-Nosso, a Ave Maria e o Santo Anjo.

2. Motivação

Quem somos?

  • Começando pelo catequista, cada um diz o próprio nome. Após o catequizando pronunciar o seu nome, o catequista acrescenta uma qualidade correspondente à inicial do nome. (Ex.: David – dedicado; Rafaela – risonha; Maria – meiga), seguindo a lista previamente preparada. Em seguida, ao som da música, todos andam pela sala em duplas; um diz ao outro o nome, dá um aperto de mão e lhe deseja boas-vindas. Cada vez que a música parar, trocar de par. Em seguida,  o catequista chama cada um pelo nome e os catequizandos voltam aos seus lugares.
  • Falar espontaneamente da alegria em recebê-los e conhecê-los. Deixar claro que o mais importante é conhecer melhor Jesus, fazer amizade com Ele, entrar no seu caminho e aceitar a sua proposta de vida. Ele é o melhor amigo que se pode ter! Pela Catequese vamos conhecê-lo mais profundamente, aprender a falar com Ele pela oração, ouvir seus ensinamentos e saber de tudo o que Ele fez. Foi Jesus quem chamou cada um, por intermédio  das pessoas que fizeram o convite para participar da Catequese. Jesus sempre dedicou um amor grande para com as crianças. Hoje, ele mostra um carinho especial pelos catequizandos presentes neste encontro.

a) Perguntar:

- Você tem amigos de verdade?
- O que é ser amigo de verdade?
- Quem convidou você para participar da catequese?
- Qual é a relação dessas pessoas que convidaram você, com Jesus?
- Sendo pessoas amigas de Jesus, será que elas gostariam que também você fosse amigo d’Ele?

b) Comparar a Catequese como fazer um novo amigo. Começar com uma pergunta: "Como nasce uma amizade entre duas pessoas que não se conhecem?"

c) A Catequese é um caminho para nos tornarmos amigos íntimos de Jesus. Cada um teve uma motivação para estar aqui, mas o principal foi acolher o chamado de Jesus com a resposta que cada um deu.
  • E nós, amamos nossos colegas da comunidade, da escola, da nossa rua? Procuramos fazer o bem a elas quando precisam? Rezamos por todas as crianças?
d) Perguntar quem é batizado.

e) Cada um teve uma motivação para estar aqui, mas o principal foi acolher o chamado de Jesus e dar uma resposta a esse chamado.


3. História

"As girafinhas"

Na cidade das girafas moravam dois irmãos: Filó e Rafael. Filó gostava muito de cuidar das girafinhas menores, corria e brincava com elas. Já seu irmão Rafael, apesar de gostar das girafinhas, não tinha paciência, achava-as barulhentas e bagunceiras.
Certo dia, o rei Giraldo chegou à cidade. As girafinhas menores foram correndo ao seu encontro, mas no caminho encontraram Rafael que disse:
- Não perturbem o rei, girafinha. Ele não veio para brincar com vocês.

Mas, o rei Giraldo, ao ouvir isto, disse:

- Deixe as girafinhas chegarem mais perto. Eu gosto muito delas, pois são amorosas, sinceras e alegres. Todas as girafas adultas deveriam ser como as girafinhas.

Depois, o rei Giraldo abraçou todas as girafinhas.


Conversando com a história:

O que Filó gostava de fazer? O que Rafael achava das girafas menores? O que as girafinhas fizeram quando o rei Giraldo chegou? O que Rafael não queria que as girafinhas fizessem? O que o rei Giraldo achava das girafinhas?
As girafinhas são para as girafas, como as crianças são para os adultos. Algumas pessoas, apesar de gostarem das crianças, não têm muito paciência com elas.
Na história, o rei Giraldo gostava muito das girafinhas. Jesus também gosta muito das crianças.
Vamos escutar o que Jesus fala sobre as crianças?

4. Leitura: Mc 10,13-16

"Deixai vir a mim as crianças."

Certa vez, Jesus estava com seus discípulos conversando. Então, chegaram algumas pessoas trazendo crianças para que Jesus as abençoasse. Vendo aquela meninada, os discípulos ficaram chateados e começaram a repreender as pessoas que estavam trazendo as crianças.
Eles diziam: “Vejam se isto é hora de trazer criança para abençoar! Não vêem que ele está cansado e nós estamos ocupados, conversando assuntos importantes? Além do mais, criança faz muito barulho e mexe em tudo”.
Jesus ouviu aquela conversa e achou estranho que os discípulos pensassem assim. Então, ele se aproximou e disse: “Deixem as crianças virem a mim. Não as impeçam de se aproximar de mim. Fiquem sabendo que o reino de Deus pertence às crianças e àqueles que têm a simplicidade de uma criança. Só entra no reino de Deus quem tem um coração bom como é o coração das crianças”.
Depois, Jesus se aproximou das crianças, abraçou e abençoou cada uma.
As crianças ficaram muito felizes. Elas gostavam muito de Jesus, porque ele era bom.
Naquele dia, os discípulos compreenderam que as crianças são muito importantes e são amadas por Jesus. Muito amadas mesmo!


Partilha:
  •    Quem foi ao encontro de Jesus, na história que ouvimos?
  •    Como os discípulos de Jesus acolheram as crianças?
  •    Como Jesus as acolheu?
  •    O que Jesus disse aos discípulos?
  •    Como as crianças se sentiram naquele encontro?

Meditar: 

    - O que o texto diz para mim?
·        - Como posso corresponder ao amor de Jesus?
·        - O que o exemplo de Jesus me ensina?


Mensagem: 

Quando Jesus falava às pessoas, ensinando-as a viverem o amor, muitas delas traziam as crianças para serem abençoadas e conhecerem Jesus.


Por fazerem muito barulho e não serem valorizadas, os discípulos tentavam afastar as crianças, pois achavam que elas iriam atrapalhar Jesus. Ao saber disso, Jesus pediu aos apóstolos que as deixassem aproximar-se dele porque o coração delas era puro e jamais iria atrapalhá-lo. Com isso, Jesus quis dizer que ama muito as crianças e gostaria que todas as pessoas fossem como elas.

Jesus ama e acolhe com carinho todas as crianças. Ele quer que elas se aproximem dele para que ele possa abençoá-las e protegê-las. As crianças, desde pequenas, já precisam da proteção de Jesus. É bonito a gente ver todas essas crianças da história indo ao encontro de Jesus. Por outro lado, os discípulos queriam impedir esse encontro. A gente precisa tomar cuidado com as pessoas ou as circunstâncias que nos impedem de ir ao encontro de Jesus.


5. Atividades
  • Fixar diante da turma um coração em tamanho grande, de cor vermelha. Explicar que ele representa o coração de Jesus, que é cheio de amor e acolhe com carinho todas as crianças. Dizer que Jesus quer acolher e abençoar todas as crianças da turma, pois há lugar para todos em seu coração.
  • Distribuir papel e lápis para desenhar, pedindo que cada criança faça um desenho de si mesma, para ser colado no coração de Jesus. Se preferir, o catequista pode entregar bonequinhos recortados em papel, para as crianças colorirem.
  • Quando todos tiverem desenhado ou colorido, escrever o nome no desenho. Depois, fazer a colagem dos desenhos no coração, explicando que esse gesto significa que cada um  deseja permanecer no coração de Jesus.
  • Durante a colagem, cantar música apropriada. Sugerimos a nº 1, chamando cada criança pelo nome, enquanto ela cola seu desenho no coração.
  • Terminada a colagem, comentar o sentido do gesto realizado.


  Conclusão:

O encontro de Jesus com as crianças nos ensina muitas coisas importantes. A gente aprende que as crianças, desde cedo, já precisam das bênçãos de Deus. A gente percebe também o carinho de Jesus com as crianças. Os discípulos achavam que elas não precisavam procurar Jesus, que ele devia cuidar só de gente grande. Mas Jesus os corrigiu. Ele veio para cuidar de todos, ainda mais das crianças, por quem ele tem um carinho todo especial.


  • Resolver as atividades da folha.
  • Neste encontro, expliquei para as crianças o significado do Tempo da Quaresma e comecei a falar sobre a Campanha da Fraternidade de 2015.




























6. Oração Final e Encerramento

O catequista reza e todos repetem:

Obrigado, Jesus, porque estou na catequese.
Obrigado, Jesus, porque és meu amigo.
Obrigado, Jesus, porque Tu nos escolheste.
Obrigado, porque Tu me deste novos amigos.
Olhe para nós, Jesus, teus amigos e amigas
Que obedecemos ao teu chamado e queremos te conhecer melhor.
Como acolheste as crianças e as abençoaste,
Acolhe e abençoa agora cada um de nós aqui presente
Para que estejamos sempre juntos de Ti
E nos alegremos em ser teus amigos. Amém!

  • Apresentar o desenho de Jesus com as crianças. Dar tempo para que os catequizandos observem a gravura em silêncio, com uma música suave de fundo... Pedir para se imaginarem recebendo um abraço de Jesus.  
  • Para concluir este encontro, o catequista pronuncia o nome de cada catequizando, coloca a mão sobre a cabeça de cada um, abençoando-o e diz: (Nome), que o Pai do Céu te abençoe! Que Jesus te acompanhe. E que o Espírito Santo te guie até o nosso próximo encontro!

DICAS IMPORTANTES:
  • Que tal aproveitar o encontro para explicar às crianças por que se deve comemorar o dia do nosso batismo? Logo que nós nascemos, nossos pais nos levaram à Igreja, para que, pelo batismo, nós nos tornássemos amigos de Jesus – amigos do peito, do coração. Nossos pais fizeram como aquelas pessoas da história que levaram suas crianças a Jesus. Por isso, devemos guardar o dia do batismo e festejá-lo como o dia do nosso primeiro encontro com Jesus. A atitude  dos nossos pais, ao nos levarem para o batismo, mostra que eles queriam o melhor para nós, desde que viemos ao mundo. E o melhor era a bênção e a presença de Jesus em nossa vida, pois nada pode ser mais importante que se tornar amigo de Jesus. Lembramos, então, a importância de cada criança saber a data de seu batismo e de comemorar essa data, se possível, com toda a família (cf. RICA, 2-6).
  • Lembramos que, se houver crianças não batizadas, elas não devem ser excluídas por isso, mas preparadas para o batismo. É preciso tomar cuidado para que a valorização do batismo não acabe deixando constrangidas essas crianças que não foram consagradas a Deus desde cedo.
  • E você, catequista, sabe o dia de seu batismo? Comemora esta data como o dia em que você se incorporou a Cristo e à Igreja? A evangelização sempre começa com o testemunho. Nada melhor pra convencer as crianças sobre a importância do batismo do que você mesmo dar esse testemunho.


Fonte:
Bíblia Sagrada
Livro Nossa Vida com Jesus - Ed. Paulus
Livro Seguindo Jesus - Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo
Livro Nossa Vida com Jesus – Ed. Paulus



................................................................................................................



Catequizando(a): _____________________________


Catequista: __________________________________


 Data: _____/_____/______


REUNIDOS EM NOME DE JESUS


1. O nome da minha catequista é  __________________________________________

  
2. O nome daqueles que fazem parte do meu grupo de Catequese são:

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________


3. Complete com as palavras que se encontram no quadro abaixo:



      AMIGOS             CATEQUESE              JESUS             CAMINHO



Neste  encontro  ouvimos  que  a __________________________  é   um 

____________________  para  nos  tornarmos __________________  de 

________________.




Deixai vir a mim as crianças”.
(Mc 10,14)




     
4. O que estou vendo na gravura acima?

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________


5. Jesus ama as crianças? Por que?
______________________________________________________________________

______________________________________________________________________


6. Como será que as crianças que Jesus acolheu se sentiram?

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________


7. Vou perguntar quem é Jesus para meus pais ou responsáveis e vou escrever aqui:

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________


GUARDANDO
DE COR


“Jesus, fica comigo, pois eu
quero estar com você!”



2 comentários:

  1. Lindo. Adorei as dicas e atividades, vou usá-las. Deus seja louvado: Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lu! Que o seu encontro seja maravilhoso! Volte sempre... A sua visita me deixou muito feliz! Abraço fraterno! Paz e bem!

      Excluir