Pensava que daríamos início à Catequese depois do Carnaval, quando nossa Coordenadora, no meio da semana, me ligou para informar que hoje seria o nosso primeiro encontro.
Eu pretendia chegar bem antes da hora marcada, para montar um cartaz de boas vindas, mas havia combinado com uma mãe de pegar um pequenino em casa e não quis passar muito cedo por lá, e acabei chegando quase no horário da Catequese. Próximo à igreja, dei carona para algumas crianças que estavam subindo a ladeira.
Ao chegar à sala, preparei o altar com toalha branca, bíblia, imagem de Nossa Senhora das Graças, flores e uma caixa de presente com uma gravura de Jesus dentro.
Oração: Pai Nosso, Ave Maria, Santo Anjo.
Feitas a acolhida e as apresentações, pedi ajuda aos pequeninos para colar as peças no quadro, e foi até bom, porque os pequeninos interagiram e ficaram se conhecendo melhor.
Ficou assim o painel:
Este ano eu preparei para cada criança uma pastinha, para que sejam organizados os seus trabalhinhos.
Eu já tinha planejado o nosso primeiro encontro, mas como sei que muitas crianças só vão aparecer depois do Carnaval, até porque as inscrições continuam abertas, decidi deixar o tema que está no roteiro para outra ocasião e resolvi usar algumas ideias partilhadas pelo Catequista Jonathan Cruz, em seu blog, que achei excelentes e que deram muito certo. O objetivo é mostrar para as crianças que encontrar Jesus é a nossa maior alegria.
Apresentei aos pequeninos a caixa que estava no altar e disse-lhes que dentro dela havia um presente para todos. As crianças, é claro, ficaram curiosas. Aí eu comecei a atiçar, fazendo com que elas ficassem com mais vontade ainda de saber que presente iam ganhar.
Ao som de uma musiquinha que fala de Jesus, as crianças, uma a uma, seguindo um caminho feito por pétalas de rosas, se dirigiram ao altar para buscar o seu presente. A orientação era de que não contassem uma para as outras o que viram e que voltassem em silêncio para os seus lugares.
Depois que todos receberam o presente, fiz algumas perguntas para que todos refletissem e expusessem suas opiniões (queria saber o que eles sabiam e o que Jesus representava para elas). As perguntas foram feitas oralmente e coletivamente.
1 - Qual presente encontrado?
2 - O que esse presente significa para você?
3 - Como esse presente faz parte de sua vida?
4 - Quando esse presente faz parte de sua vida?
5 - Onde podemos encontrar esse presente?
6 - Como podemos oferecer este presente?
Depois de dialogar com a turma, chegou a hora de agitar e esticar um pouco o corpo: Brincamos de "MORTO E VIVO", só que trocando o jeito de falar; no lugar de "VIVO", eu dizia: "COM JESUS" (era pra ficar em pé; "SEM JESUS" (era pra abaixar). Os participantes que erravam iam saindo, até que sobrou um, o grande vencedor, que ganhou uma caixa de bombons para dividir com os coleguinhas no final do encontro.
Depois da animação, refletimos sobre a brincadeira.
Hora da atividade: Entreguei a cada criança uma folha com atividades, que depois de resolvidas, foram para a pastinha que lhes dei.
Oração final: Agradecemos pelo momento e declaramos a Jesus o nosso desejo de conhecê-lo mais a cada dia.
"Ó, Jesus, a nossa turma é legal.
Nós queremos conhecer o Senhor aos pouquinhos.
Estamos muito contentes!
Obrigado, Jesus!
Terminada a oração, dividiram entre eles a caixa de bombons. Antes de saírem, lembrei-lhes do Carnaval na Catequese, que será na próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário