...

...
...

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

A Importância do Olhar


"Conta-se que Raoul Follereau, jornalista francês que dedicou sua vida ao cuidado dos leprosos, ao visitar um leprosário em uma ilha do Pacífico, ficou surpreendido ao encontrar, entre os rostos desfigurados e quase sem vida, um homem que conservava os olhos límpidos, vivíssimos, e com um sorriso que a todos iluminava sempre que lhe diziam uma palavra amável ou lhe davam alguma coisa.
Quando quis saber o que mantinha esse leproso tão agarrado à vida, disseram-lhe que observasse o que lhe sucedia todas as manhãs. E o jornalista descobriu que, todos os dias, o homem descia para o pátio e sentava-se diante do alto muro que cercava o leprosário. Esperava ali, paciente, até que, no meio da manhã, aparecia, durante alguns segundos por cima do muro, um rosto já idoso e cheio de rugas, que lhe sorria com um olhar de amor. Então o homem comungava aquele sorriso e sorria também.
Era o rosto de sua amada esposa que, com fidelidade, todos os dias vinha contemplá-lo. A seguir, a imagem da velhinha desaparecia, mas o doente resplandecia, já tinha alimento para aguentar mais uma jornada e aguardar que, no dia seguinte, regressasse o olhar sorridente que lhe garantia a existência.
O leproso comentava: “Ao vê-la, sei que ainda estou vivo!” 

O olhar amoroso da esposa era, de fato, suficiente para transfigurar aquele homem dando-lhe esperança e vida.

É que um olhar de amor faz esquecer as dores e restaura o ânimo, tem uma poderosa força, pois é sinal visível do amor de Deus."

(Desconheço a autoria).



Reflexão - Amar Alguém
Padre Fábio de Melo

Padre Fábio de Melo


A DIMENSÃO DO OLHAR

A imagem ao lado é do filme “A paixão de Cristo”, do Diretor Mel Gibson. O interessante é que algo de místico envolveu este olhar, convertendo o ator Pietro Sarrubi ao catolicismo. Pietro vivia no filme o personagem Barrabás (Quer ler mais? http://www.comshalom.org/conversao-de-barrabas/), um homem que nunca foi amado, pelo contrário, desde pequeno foi queimado, agredido, destruído… E por isto, se tornou um assassino.

Existem textos que garantem que assim como o ator que o viveu no filme, Barrabás também se converteu. Isso porque o olhar de Jesus, foi a primeira expressão de amor que o bandido recebera em toda a sua vida. Este não entendia e se questionava, porque? – Porque Ele me ama?! A resposta que este obteve é que tudo aquilo só poderia transcender o humano. É um olhar que cura, que constrange, que transforma.
A verdade é que o nosso olhar é um grande instrumento de expressão do que está em nossa alma. Se olhamos as pessoas com amor, observando suas limitações com misericórdia, suas qualidades com admiração e o bem que fazem, com gratidão, podemos com certeza, levar as pessoas à uma reflexão que pode transfigurar, mudar, transformar as suas vidas.
O seu olhar tem sido fonte de transformação ou julgamento? Como você olha os filhos e filhas de Deus? Como carne? Como bandidos? Será que na situação dele você não poderia ser pior? Vejamos, Barrabás um dos piores bandidos da história precisou somente de UM olhar de Jesus para mudar de vida! E quantas vezes este mesmo olhar de Cristo, através dos irmãos, tocou o seu coração e você continua a colocar Deus para observar tudo de longe, de fora da sua vida?
A verdade é que Jesus sempre nos olha com misericórdia, compreendendo nossas misérias e nos ajudando a vencê-las, e mesmo quando nos exorta e repreende, o faz com amor! Somos imitadores de Cristo, pois queremos chegar perto do melhor que podemos ser. E Cristo, sendo Homem e Deus, representa a perfeição, Ele é o caminho! Levemos isso para nossas relações, interpessoais e pessoais… Tenhamos uma alma limpa e formada pela caridade, e que isto, transpareça em nossos olhos!
Por: Lucas Saoni (Paróquia Nossa Sra. Aparecida - Rondonia)
FONTE: https://elaeleedeus.wordpress.com/2014/08/18/a-dimensao-do-olhar/

"E os nossos olhos servem para enxergar o caminho de Jesus ou para ver os defeitos dos outros? Quem enxerga apenas os defeitos dos outros é porque a luz divina ainda não operou na sua vida. Precisamos rezar com o cego mendigo: “Senhor que eu possa enxergar de novo!”"

"Quem tem Deus é feliz. E quem é feliz sabe amar, porque vê Jesus em todos e, por isso vai ao encontro do irmão e sabe perdoar. Senhor, purifica o meu olhar para que eu possa Te enxergar com clareza no meu próximo. Jesus, tira a trave dos meus olhos, remova todas as escamas, para que eu tenha o Teu olhar, para que eu veja a Verdade, para que eu possa ser misericordiosa como Tu és, para que eu olhe antes pra mim mesma com olhar de misericórdia e enxergue toda a minha pequenez. Obrigada, Senhor!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário