...

...
...

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Natal com as Crianças



ENCONTROS DE PREPARAÇÃO PARA O NATAL COM AS CRIANÇAS DA CATEQUESE






Os nossos encontros do Natal foram realmente um tempo especial na graça do Pai do Céu. Juntos nos preparamos para receber o Menino Deus.
Nosso primeiro encontro foi na casa da Kailane, que mora num sítio, um pouco distante da casa dos demais participantes. Ela é de uma família grande; quase todos estavam presentes. Então nos reunimos na sala de sua casa, onde rezamos, cantamos, tivemos muita conversa boa e depois continuamos nosso papo na cozinha, saboreando um delicioso lanchinho servido pelo Geraldo, avô da Kailane.
Foi muito legal!


Primeiro encontro: PREPARAI O VOSSO CORAÇÃO





Nesse encontro, conversamos sobre como preparar o coração para receber Jesus. Entendemos que, como discípulos missionários do nosso amigo Jesus Cristo, nós devemos fazer o que ele ensinou. Ele passou a sua vida sempre fazendo o bem para todos, nunca fez mal a ninguém. 
Trocamos ideias de como poderíamos colocar em prática o que Jesus nos ensinou, apresentei-lhes algumas sugestões e então  combinamos que no próximo encontro o grupo definiria qual seria a que todos iriam fazer.


(foto 1)



(foto 2)



(foto 3)



(foto 4)


Nosso segundo encontro foi na casa do Pedro. Já é o terceiro ano que nos encontramos na casa dessa linda família, onde somos sempre muito bem acolhidos. É sempre uma festa! Até o cachorrinho e o gato do Pedro participam! rsrs Ficam na sala com as crianças o tempo todo!


Segundo encontro: ABRI O VOSSO CORAÇÃO





Nesse encontro, vimos que o Natal é o tempo de abrir o nosso coração para acolher o Menino Deus. É um motivo de muita alegria.
Refletimos sobre  pessoa de José, homem simples do povo, trabalhador e muito temente a Deus, que pelo pouco que se fala dele, sabemos que foi um bom pai para Jesus. José era um homem justo e fiel ao Pai do Céu; tamanha intimidade tinha com Deus  que era visitado em sonhos por mensageiro do céu, que lhe transmitia mensagens divinas. José sentiu a presença de Deus em sua vida e devemos aprender com este homem que soube fazer a vontade do Pai do Céu e,  por isso, viveu feliz com a sua família. 
Vimos que a vida de quem consegue ouvir a voz do Pai do Céu é marcada pela alegria de viver; que a criança que faz a vontade de Deus protege e cuida de tudo que ele criou.
Conversamos também sobre a história que ouvimos, em que uma jovem ajuda uma pessoa idosa e é chamada por ela de anjo. Motivamos a turma a fazer um relação  entre a jovem da história e São José, pai adotivo de Jesus.
Por fim, relembramos o encontro passado, em que falamos sobre alguns gestos que mostram que somos discípulos missionários de Jesus, e decidimos o que faremos de concreto.


(foto 5)



(foto 6



(foto 7)


O local do nosso terceiro encontro foi escolhido na hora. Decidimos ir para a igreja, já que estávamos na praça próxima à Matriz.



Terceiro Encontro: ACOLHEI JESUS EM VOSSO CORAÇÃO






Na igreja, nos colocamos diante do Presépio, onde rezamos, cantamos e refletimos sobre a importância do "sim" de Maria, a jovem de Nazaré que aceitou ser a Mãe de Jesus.
Maria esperou com alegria  a chegada do Menino Deus; assim que ela soube que estava grávida, ela começou a preparar com carinho, não só a casa, mas também o seu coração. Como José, Maria foi uma jovem mulher  que soube fazer a vontade do Pai do Céu.
Vimos que, saber que temos uma Mãezinha do Céu nos ajuda a ser melhor e que, seguindo o modelo de doação que Maria fez, nós podemos construir um mundo melhor. Entendemos que a nossa vida fica mais legal quando conseguimos conviver com nossos coleguinha e com as outras pessoas, mantendo uma relação de doação, de gratuidade.



(foto 8)


(foto 9)


(foto 10)

Nosso quarto encontro foi aqui em casa. Foi maravilhoso! Rezamos o terço, cantamos, meditamos e ... depois fomos para a mesa, onde continuamos nossa conversa boa, com muita pizza, brincadeiras e pavê de chocolate com morango. Foi uma festa tão animada, que até os gatinhos aqui de casa quiseram participar da farra rsrs (vejam nas fotos abaixo)!


4° Encontro: Terço da Alegria





Refletimos nesta oração os fatos que marcaram o nascimento e a infância de Jesus, o Filho de Deus. Nas primeiras dezenas, a cada Ave-Maria rezada, uma rosa bem bonita foi passada de mão em mão pelas crianças. Nos terceiro mistério, fizemos o mesmo, com o Menino Jesus; depois, no quarto, com Maria e, no quinto, com José, até as três imagens ficarem juntas novamente. 



(foto 11)



(foto 12)


(foto 13)


(foto 14)


(foto 15)


(foto 16)


(foto 17)


(foto 18)


(foto 19)


(foto 20)


(foto 21)


(foto 22)


(foto 23)


(foto 24)


(foto 25)


(foto 26)


(foto 27)


(foto 28)

"O caminho feito por nós até hoje foi muito bonito e marcado pela participação de crianças que são amigas de Jesus cristo. Durante os encontros, meditamos a Palavra de Deus, confrontamos com a nossa vida do dia a dia. Fizemos tudo isso para nos preparar para comemorar o nascimento de Jesus. Ele veio ao mundo e mudou a nossa história. Hoje quer mudar os nossos corações."
Nesse sábado, realizamos o nosso quinto e último encontro de preparação para o Natal. Nos reunimos na igreja, para a celebração, depois fomos para o salão paroquial,  para a nossa confraternização de Natal.



Celebração: O SALVADOR CHEGOU






Tivemos, na celebração, um momento em que conversamos sobre a vida dos personagens que nos ajudaram a bem preparar a festa de Natal: João Batista, São José e Maria. Fizemos perguntas e as crianças falavam de tudo o que viram nos encontros passados e do que já aprenderam na catequese sobre o nascimento de Jesus.
No final, lembramos do nosso propósito de colocarmos em prática o que programamos ao longo dos nossos encontros: o de ser discípulos missionários de Jesus Cristo, fazendo tudo o que ele nos ensinou. 


(foto 29)


(foto 30)




(foto 31)


(foto 32)


(foto 33)



(foto 34)


(foto 35)


(foto 36)



(foto 37)


(foto 38)

(Foto 39)


(foto 40)




Nenhum comentário:

Postar um comentário