...

...
...

domingo, 8 de dezembro de 2013

Nasceu o Salvador


Foi muito boa a catequese de hoje! Falamos sobre o nascimento de Jesus, nosso Salvador! E tivemos o prazer de  conhecer a irmã Heloísa Helena, que participou do nosso encontro.
Ah! Ia esquecendo de dizer: montamos o Presépio! O Menino Jesus não devia já estar ali (as crianças observaram isso), mas é que estava tão bem colado, que não deu para tirar! Bem que pensei em montar um outro Presépio que temos, em que os personagens são representados por crianças, e são soltos. Porém, não encontrei o estábulo em meus guardados. Não sei se o descartei, tendo em vista que,  no início do ano,  aqui  em  casa,
fomos atingidos pelas enchentes eentre outras coisas, perdi muito material de catequese. Então, tive que comprar outro Presépio, e neste, os elementos e os personagens são fixos no estábulo, então não deu para retirar o Menino Jesus da manjedoura.
Preferia o outro que temos, o dos personagens crianças, até porque, por ter as peças separadas, as crianças interagem mais. No ano passado, achei que elas ficaram mais interessadas em identificar cada elemento do presépio e curiosas sobre o nome dos personagens que o compõem. Bem que procurei aqui no bairro, mas não encontrei o estábulo separado das demais peças. Depois vou procurar melhor!
Na próxima semana, um dos encontros de preparação para o Natal será na igreja, onde todos os anos é montado um lindo presépio, com peças grandes. Vou aproveitar para relembrá-los sobre todos os personagens e elementos, e também falar sobre como e quem teve a ideia de montar o primeiro presépio, que foi São Francisco  de Assis. 


Ficou assim o nosso Presépio:


(Fig. 1)


(Fig. 2)




O tema do encontro dessa semana seria outro, mas gosto sempre de, nessa ocasião, relembrar a história do nascimento de Jesus e falar para os pequeninos sobre o verdadeiro sentido do Natal.







Em todos os encontros, destaco no quadro que temos na nossa salinha, figuras e citações bíblicas, para demonstrar o tema que será tratado naquele dia. Sempre conto com a ajuda das crianças nesse trabalho! Eles amam retirar as anotações da semana que passou e  fixar as atuais! Fazem um pouco de barulho (rs), por isso deixo pra fazer isso na chegada, antes da oração inicial, ou no momento das atividades. 
Neste sábado, deixei por conta deles a montagem no quadro, só ajudei na colagem da estrela que deu um pouco mais de trabalho, pois ao descolar a parte de cima aderente  à cartolina, a estrela estava se rompendo; então tive que fazer com muito cuidado para não rasgá-la. Depois de preparar o painel, rezamos e, a seguir, passei a desenvolver o tema do encontro de hoje, conforme abaixo.





Objetivos:

  • Perceber que, na anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria, Deus deu cumprimento à sua promessa;
  • Reconhecer a necessidade de encarnação de Jesus para a nossa salvação;
  • Refletir sobre a pessoa de Jesus Cristo, a partir de sua encarnação, de sua presença no meio de nós.

Ambiente:

  • Um presépio
  • Uma vela grande
  • Música ambiente

Recursos:

  • CD do livro Jesus, nosso salvador, do Pe. Orione Silva.
  • Pequenos corações vermelhos, de cartolina.
  • Velas pequenas para cada participante.


1. Acolhida e Oração Inicial

  • Receber a turma com alegria.
  • Convidar as crianças para montar o presépio. Colocar música ambiente.
  • Terminada a montagem, criar clima de oração. Fazer o sinal da cruz.
  • Cantar com a turma: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós. Enquanto isso, acenda a vela grande do presépio.
  • Em  seguida, proponha a realização de preces espontâneas para agradecer e também fazer pedidos.
  • Concluir, rezando o Pai-Nosso.




2. Motivação


Quando falamos em encontros anteriores sobre a História da salvação, entendemos o que é um pacto de amizade e aliança. Vimos a Aliança que Deus fez com o povo para libertá-lo da escravidão. Compreendemos também que somos fracos, sujeitos ao pecado, que estraga nossa vida e tira a harmonia do mundo.
No encontro de hoje, vamos ver que Deus vem em socorro de nossa fraqueza. Ele vai fazer um grande gesto para nos ajudar a vencer aquela teimosia que insiste em nos separar de Deus. Vai nos ajudar a encontrar a vida plena. Que gesto é esse? Deus vai enviar seu filho ao mundo. Esse gesto mudará para sempre a história de toda a humanidade. Nunca mais seremos os mesmos. Deus se fez gente como nós e isso muda nossa história. Quem é este filho de Deus? Como ele veio morar entre nós? A que povo ele pertenceu? Onde ele viveu e morou? Quem foram seus pais? Já vimos tudo isso, mas, nessa ocasião, acho interessante falar novamente sobre esse assunto. Vamos relembrar e tentar responder a essas perguntas nesse encontro de hoje.




Os homens estavam esperando a chegada do Messias. Muitos pensavam que Ele se manifestaria como um "rei poderoso", que iria libertar o povo hebreu do poder dos romanos. De fato, o povo estava sofrendo com muitos impostos, com a miséria, fome, doença e orgulho dos poderosos.
Muitos esperavam  um "rei poderoso" e nasceu uma criança num lugar pobre, numa cidadezinha do interior, num lugar sem importância, no meio de um povo escravo. Os primeiros a saber a notícia do nascimento de Jesus não foram as pessoas orgulhosas e poderosas, mas os pastores porque tinham coração aberto; eram simples, generosos e disponíveis.
Vamos ouvir dois textos, no primeiro, o evangelista Lucas fala de Maria; no segundo, o evangelista Mateus fala de José. Vamos entender o que estes dois têm a ver com o nascimento do Filho de Deus.



3. Leitura


1º Texto: Lc 1,26-38

Um anjo chamado Gabriel, foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, para visitar uma jovem chamada Maria. Maria era noiva de José e  estava com o casamento marcado. O anjo, então, entrou em sua casa e lhe disse: "Alegre-se, Maria, pois Deus está com você". Maria ficou pensativa e não entendeu bem o que significavam aquelas palavras. Mas o anjo continuou a dizer: "Não tenha medo, Maria, pois Deus escolheu você. Você terá um filho e colocará nele o nome de Jesus. Ele será Filho de Deus e virá ao mundo para ser o salvador. Ele vai construir um reino novo". Maria perguntou ao anjo: "Como terei um filho, se ainda não tenho marido?"  O anjo respondeu-lhe: "O Espírito Santo descerá sobre você e o poder de Deus vai lhe envolver; assim, a criança que nascer será o Filho de Deus". Então, Maria disse ao anjo: "Estou aqui para servir ao Senhor Deus. Ele pode fazer em mim o que for de sua vontade". E o anjo foi embora.

   - Palavra da Salvação.
   - Glória a vós, Senhor!





2º Texto: Mt 1,18-21-24

Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava comprometida com José. Antes de irem morar juntos, aconteceu que ela ficou grávida por um milagre de Deus. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo prejudicá-la, resolveu afastar-se dela secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e lhe disse: "José, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi concebido vem de Deus. Ela terá um filho em que você deve pôr o nome de Jesus, porque ele salvará o povo de seus pecados". Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.

    - Palavra da Salvação.
    - Glória a vós, Senhor!


Para pensar:

O povo que andava na escuridão viu uma grande luz (Is 9,1). Com essa profecia, Isaías alimenta a esperança do povo quanto à vinda do Messias tão esperado.

Maria, prometida em casamento a José, acolhe o anúncio do anjo Gabriel, que a convida, por parte de Deus, para ser a Mãe do Salvador. Receosa de acolher essa grande missão, ela lhe pergunta: "Como vai ser isso se eu não conheço homem algum?" (Lc 1,34). O anjo a  acalma: "O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o santo que nascer será chamado Filho de Deus" (v. 35). Dessa forma, Jesus nasce sem intervenção de nenhum homem. O Espírito Santo gera Jesus em Maria, por isso ele tem duas naturezas: a humana e a divina. É plenamente homem e Deus.
Naquela época, o povo de Israel vivia a expectativa da vinda do Messias. Um Messias forte e poderoso, capaz de livrá-lo dos romanos e de outros povos que dominaram a Palestina, gerando pobreza e miséria entre o povo. O nascimento de Jesus cumpriu essa profecia, mas ele não veio como um Messias poderoso e cheio de fama. Ele inaugurou um reino que ultrapassou os poderios deste mundo, estabelecendo uma nova forma de as pessoas se relacionarem. "Jesus nasceu na humildade de um estábulo, em uma família pobre, as primeiras testemunhas são simples pastores. É nesta pobreza que se manifesta a Glória do Céu" (CIC 525).



Assim, Deus demonstra que continua do lado do povo sofrido. Ele não o abandona e, sim, institui a nova e eterna aliança. Deus assume a natureza humana, torna-se pobre com os pobres.
São João apresenta Cristo como a luz que vem ao mundo e que ilumina todo ser humano. Assim, Jesus diz a si mesmo: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida" (Jo 8,12).
A liturgia da noite de Natal se apresenta como uma ocasião na qual Deus faz resplandecer a claridade da verdadeira luz, e assim as comunidades do mundo inteiro podem proclamar: "No mistério da encarnação do teu Filho, nova luz de tua glória brilhou para nós" (primeiro prefácio da festa).


3º Texto: Lc 2,1

Naquele tempo, o imperador César Augusto fez um decreto, ordenando o recenseamento de todo o povo da região. Todos iam alistar-se, cada um na cidade onde nasceu. Foi assim que José, o esposo de Maria, viajou da cidade de Nazaré, onde estava, para a cidade de Belém, onde residia sua família, para se alistar com a sua esposa, que estava grávida. Estando eles em Belém, completaram-se os dias para o nascimento de Jesus. Maria deu à luz seu filho e, envolvendo-o em mantos, reclinou-o numa manjedoura, porque não havia  lugar para eles no quarto de hóspedes.


Havia nos arredores uns pastores que guardavam o rebanho nos campos durante a noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes, uma luz imensa brilhou em volta deles e sentiram grande medo. O anjo lhes disse: "Não tenham medo. Eu lhes anuncio uma boa notícia que será alegria para todo o povo: Hoje nasceu para vocês, na cidade de Belém, um salvador, que é Jesus, o Filho de Deus. Isto lhes servirá de sinal: Vocês acharão um recém-nascido enrolado em mantos e deitado numa manjedoura". De repente, ao anjo se juntou uma multidão celeste que louvava a Deus e dizia: "Glória a Deus no céu e na terra paz aos homens por ele amados".





Os pastores, então, disseram: "Vamos a Belém e vejamos o que aconteceu". Eles foram com grande pressa e acharam Maria e José e o Menino deitado na manjedoura.


                             


     - Palavra da Salvação.
     - Glória a vós, Senhor!


Partilha:


  • Quem era Maria? Onde ela morava? Com quem ela estava comprometida em casamento?
  • Quem apareceu para ela? O que ele lhe disse e como ela reagiu?
  • Qual foi a resposta de Maria?
  • O que aconteceu, então, antes que Maria fosse morar junto com seu esposo José?
  • O que Deus revelou a José, em sonho?
  • Como José acolheu o pedido de Deus?
  • Quem era o imperador na época em que Jesus nasceu? O que o imperador resolveu fazer?
  • Por que José teve de viajar com sua esposa até Belém?
  • O que aconteceu de especial quando chegaram a Belém?
  • Quem foram as primeiras visitas a chegar ao lugar onde Jesus havia nascido?


Conclusão:

  • Deus nos ama tanto que mandou seu filho para nos aproximar de novo dele. Então, Jesus veio morar entre nós, nascendo de uma jovenzinha chamada Maria. Maria prontamente disse seu sim a Deus e colaborou para que o Filho de Deus viesse entre nós. Jesus é alguém especial. É gente como nós, pois nasceu de Maria. Mas é também filho de Deus, por isso é o nosso salvador. Deus mesmo tomou a iniciativa de nos mandar seu filho  para nos salvar. José entrou nessa história como uma espécie de pai adotivo de Jesus. Sabendo que ele era filho de Deus, José se dispôs a acolhê-lo e dele cuidar com muito carinho.





  • O ciclo do Natal inicia-se com a celebração do primeiro domingo do Advento, engloba as festas do Natal e da Epifania (quer dizer, revelação), estendendo-se até a festa do Batismo do Senhor. Durante esse período somos convidados a reviver a manifestação de Deus em nossa humanidade, acolher sua irrupção em nosso cotidiano e renovar a esperança de sua vinda em nosso meio.



  • Num mundo em que o Natal se transformou em sacramento do lucro, festa máxima da religião do mercado, é preciso que encontremos novas formas de resgatar o segredo desse tempo, afirmando profeticamente a esperança. Todas as esperanças! Não só as de âmbito pessoal, como as que representam o desejo de todos: o sonho com um mundo de justiça e paz.


  • A solenidade do Natal, mais que uma comemoração do nascimento ou do aniversário de Jesus - uma vez que ninguém sabe o dia em que ele nasceu -, é a celebração da manifestação de Deus em nossa humanidade, do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo a carne. Nela, festejamos a salvação que entra definitivamente na história das pessoas e que contemplamos no menino que nasceu em Belém, na visita dos pastores e dos magos no presépio, no Batismo de Jesus no Jordão!
  • Quando as antigas comunidades cristãs começaram a celebrar o Natal, fizeram-no ao mesmo tempo, com desdobramento da alegria pascal e como celebração inicial do mistério da salvação.


4.  Atividades

  • Entregar a cada catequizando um coraçãozinho de cartolina, para que, de um lado,  escreva o seu nome e, do outro, uma linda mensagem para o Menino Jesus.


5. Oração Final e Encerramento

  • Colocar a turma em clima de oração. Cantar música apropriada (pode ser a nº 14);
  • Jesus, luz do mundo, é festejado principalmente na Páscoa e no Natal. Um dos participantes pega a vela do presépio e distribui a luz para todos enquanto se canta um refrão. Quando todos estiverem com a vela acesa, recita-se o Glória:

Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por ele amados. 
Senhor Deus, Rei dos céus, Deu Pai todo-poderoso:
nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, 
nós vos damos graças por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus.
Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. 
Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. 
Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.
Só vós sois o Santo, só vós sois o Altíssimo, Jesus Cristo, 
com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

  • Motivar: Quando o anjo apareceu aos pastores, anunciou-lhes mensagem de paz e alegria. Vamos fechar nossos olhos e pensar nas palavras do anjo, que hoje são dirigidas a cada um de nós: "Não tenham medo. Eu anuncio para vocês uma boa notícia que será alegria para todo o mundo. Hoje nasceu o salvador." Vamos pensar em nós e nas pessoas mais simples, naqueles que mais necessitam dessa mensagem alegre de Deus, e vamos rezar por elas. 
  • Fazer preces espontâneas. A resposta pode ser: Venha nos alegrar, Senhor Jesus! O catequista pode recomeçar:
        - Venha alegrar, Senhor Jesus, as pessoas que estão doentes.
        - Venha trazer a paz, Jesus, para todos os que vivem aflitos. Etc.

  • Em seguida, peça que repitam bem devagar: "Hoje, na cidade (dizer o nome da cidade em que moram) nasceu para vós o Salvador, que o Cristo Senhor".
  • Perguntar aos catequizandos qual o presente que eles acham que o Menino Jesus gostaria de ganhar. Com certeza vão responder que é o nosso coração. Pedir que levem até o presépio, o coraçãozinho de cartolina, com a mensagem que cada um escreveu. Ao depositar o coraçãozinho no presépio, cada um diz: Eu te entrego, Senhor, o meu coração!
  • Você, catequista, conclui com uma bênção final espontânea, acrescentando a seguinte recomendação: Por este nascimento nos veio a luz. Que possamos manter essa luz acesa através do nosso testemunho.
  • Despedir-se da turma, motivar para o próximo encontro.









Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Livro do Catequista: Fé - Vida - Comunidade (Ed. Paulus)
  • Livro Anuncio uma grande alegria (Arquidiocese do Rio de Janeiro)
  • Livro Jesus, nosso salvador (Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo)







Nenhum comentário:

Postar um comentário