...

...
...

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Jesus é o Bom Pastor e nós somos suas ovelhinhas



Iniciamos o nosso encontro lembrando que no próximo domingo, dia 19 de março, a Igreja festeja o dia de São José, pai adotivo de Jesus.

Ouvimos a música "São José, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus. Justo e fiel, forte e obediente, assim ele serviu a Deus."

Depois da oração e de relembrar os nossos últimos encontros, passamos para o nosso tema de hoje.

Contei a história de uma ovelhinha que era desobediente e que acabou se afastando do rebanho e ficando perdida. Depois de passar maior sufoco, com frio e fome, foi finalmente encontrada pelo seu pastor, que estava à sua procura.

Conversamos sobre a história e a seguir, narrei parábola da ovelha perdida, antes explicando pra eles que parábola são histórias que Jesus contava para ensinar ao povo coisas importantes. Em vez de falar de modo difícil, Jesus preferia contar histórias, pois, dessa forma, o povo entendia com mais facilidade. De cada história, o povo aprendia algo importante para a vida. Assim vamos fazer também nós.

Narrei o texto bíblico em forma de história, concluindo que Jesus disse: "Eu sou o bom pastor. Vocês são minhas ovelhas. Eu cuido de vocês até mais do que aquele pastor cuidava de suas ovelhas. Perto de mim vocês estão protegidos. Sou capaz até de dar a minha vida para salvar vocês. Cada pessoa para mim tem muito valor, pois cada um é especial."

Depois da partilha (Lc 15,1-6; Jo 10,11), disse-lhes: A parábola do bom pastor nos ensina como Jesus é carinhoso com todas as pessoas. Do mesmo modo que o pastor cuidava de suas ovelhas, Jesus cuida de cada um de nós. Ele se preocupa com cada um de nós, pois cada um é muito importante para ele. Ele sabe dos perigos que nos cercam e nos convida a viver unidos, como ovelhas de seu rebanho. Vivendo com Jesus, estaremos sempre protegidos por seu amor infinito. Essa é a vantagem de ser ovelha de Jesus.

No momento das atividades, reparti com as crianças ovelhinhas recortadas. Pedi que cada uma escrevesse o seu nome na ovelhinha e a colocasse ao redor da figura de Jesus que estava no centro da mesa. Para incrementar, entreguei aos catequizandos uma máscara de ovelhinha para cada um. Todos de máscara, perguntei: Vocês querem ser ovelhinha de Jesus? O que você pode fazer para ser ovelhinha de Jesus?
0
Em seguida pedi para repetirem: "Jesus, quero escutar sua voz e ser sua ovelhinha".

Encerrando, concluí: Fazemos parte da família de Jesus. Ele nos ama e, por isso, cuida de nós, como o pastor cuida de suas ovelhas. Vamos guardar para a nossa vida que Jesus é o nosso pastor e nós somos suas ovelhas. E vamos deixar Jesus nos guiar. Ele sabe o que é bom para nós. Vamos como as ovelhas que não ouvem a voz dos estranhos. E vamos ficar firmes e bem unidos em volta do nosso pastor que é Jesus, ouvindo e seguindo os seus ensinamentos.


Convidei as crianças para a oração. Pedi que repetissem: "Ó Jesus, o Senhor é o nosso pastor. O Senhor nos ama e cuida de nós. Nós somos suas ovelhas e precisamos de sua proteção. Venha ficar conosco, Jesus. Queremos viver sempre juntos do Senhor. Amém!"































Nenhum comentário:

Postar um comentário