...

...
...

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Sacramento da Reconciliação, também chamado de Confissão ou Penitência


Estamos aprendendo sobre os Sacramentos, mas não podia deixar de lembrar às crianças sobre o calendário litúrgico e, principamente destacar o Tempo do Advento que se inicia amanhã, dia 2 de dezembro.
Depois da oração, iniciando o encontro, falei mais uma vez sobre a Coroa do Advento e o significado das quatro velas.
Como já vimos, o Ano Litúrgico se encerra com a Solenidade de Cristo Rei do Universo, celebrada no 34º domingo do Tempo Comum (domingo passado). No domingo seguinte (amanhã), com o Tempo do Advento, iniciamos um novo ano na Igreja.
O Tempo do Advento é um tempo de espera. É um tempo de alegria porque o "Senhor virá". Deus prometeu um Salvador (Gn 3,15). Eis que está chegando!
As leituras das missas do Advento fazem um alerta: "Cuidado. Vigiai" (Mt 24,42); "Ele está perto" (Mt 3,2). "Preparai o caminho do Senhor" (Mt 3,3).
O Tempo do Advento é um tempo que nos é dado para que nos preparemos, cientes de que o anjo anuncia a Maria que o Salvador deverá nascer. Maria caminha conosco durante o Tempo do Advento. Com Maria esperamos o nascimento de Jesus.
Bom, durante os próximos encontros continuaremos falando sobre esse Tempo que estamos vivendo na Igreja: Tempo do Advento, tempo de esperança, em que aguardamos a chegada do Natal - JESUS VAI NASCER!!!
Em seguida, recordamos o que já aprendemos sobre os Sacramentos, e passamos para o tema de hoje...
Como já vimos, Reconciliação e Unção dos Enfermos são chamados de Sacramentos da Cura, pois são a graça de Deus agindo em nossos momentos de fraqueza humana e nos momentos de doença.
A seguir, convidei as crianças para observar os galhos que estavam colocados no centro da sala. Perguntei-lhes: Por que um galho estava seco e o outro verde? O que faz um galho ficar seco? E nós, podemos também ser galhos verdes ou secos? Quando estamos verdes? Quando secamos? No final, conversamos sobre o que "seca" nossa vida e o que "alimenta" nossa vida para ela ficar verdinha.
Anunciei então o nosso tema de hoje: O Sacramento da Reconciliação, também chamado Confissão ou Penitência. Perguntei-lhes se lembravam que já tratamos deste tema há alguns meses e do que se recordam.
Este sacramento é um convite de Jesus a pedir perdão por nossos pecados e a nos reconciliar com Ele e com as pessoas. Mediante o Sacramento da Reconciliação nós nos aproximamos do ministro de Cristo - o padre - em atitude de humildade para confessar o amor e bondade de Deus sobre nós e nossas pequenas ou grandes infidelidades a este amor e bondade.
Lemos Mateus 18,12-22.
O evangelho que ouvimos nos ajudou a refletir como este sacramento é importante para fortalecer a comunhão da comunidade. Jesus está ensinando aos discípulos como é a vida em comunidade e recorda que muitas vezes nós erramos, nos afastamos dos irmãos. Ele explica, então, qual é o caminho para retomar a comunhão e viver o perdão.
A seguir, vimos passo a passo, como Jesus nos convida a viver o sacramento do perdão.
No próximo encontro falaremos mais sobre o tema de hoje.
De mãos dadas, rezamos: Ó bom Jesus, nós te acolhemos com alegria, em nossa vida, com o mesmo carinho com que Maria te acolheu. Queremos que o Senhor fique sempre em nosso coração. Amém!
Rezamos também uma Ave-Maria.
Encerrando, motivei a todos para os nossos encontros de preparação para o Natal, que serão realizados nas casas das famílias dos catequizandos.
Despedi das crianças desejando a paz, dando um abraço em cada uma.

ROTEIRO COMPLETO DESTE ENCONTRO NA PÁGINA:
https://mgathe.blogspot.com/2016/08/sacramento-da-reconciliacao-confissao.html
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO













Nenhum comentário:

Postar um comentário