...

...
...

sábado, 8 de dezembro de 2018

Segundo Sacramento da Cura: Unção dos Enfermos

Iniciamos o nosso encontro rezando o Salmo 32/31, alternando os versículos em dois coros. Terminada a oração, recordamos o tema da semana passada, em que falamos sobre o Sacramento da Reconciliação. Convidei as crianças a observarem os galhos que estão sobre a mesa, e novamente conversamos sobre eles. No final, refletimos sobre o que "seca" nossa vida e o que "alimenta" nossa vida para ela ficar verdinha.
Vimos no nosso encontro passado o Sacramento da Reconciliação, também chamado Confissão ou Penitência. Este sacramento é um convite de Jesus a pedir perdão por nossos pecados e a nos reconciliar com Ele e com as pessoas. Os Sacramentos da Confissão e da Unção são chamados Sacramentos de Cura, porque renovam a presença de Deus nos momentos em que passamos pelas fraquezas, seja do pecado, seja da doença ou da velhice. Esses momentos são também de grande importância em nossa vida. Não porque sejam bons momentos, mas porque fazem parte da vida e a gente precisa aprender a lidar com eles, contando com a força de Deus.
O tema de hoje é sobre o segundo Sacramento da Cura: o da Unção, também conhecido como Unção dos Enfermos. Este sacramento nos convida a refletir sobre a doença e o sofrimento em nossa vida. Quando ficamos doentes sentimos muito nossa fraqueza e nossos limites, mas temos que encontrar o que é essencial: a presença de Deus em nossa vida.
No Evangelho que conhecemos hoje (João 9,1-41), encontramos Jesus que toca e unge com amor um homem cego de nascença. A partir da atitude de Jesus e do cego, vemos os efeitos da graça de Deus na vida de uma pessoa e compreendemos que nem sempre a doença é para a morte, ou é castigo, pode ser também para a glória de Deus.
A cura do cego é um exemplo do que acontece aos doentes quando são ungidos com fé no Sacramento da Unção dos Enfermos. Mesmo quando não são curados, renovam sua fé e na fé encontram a força para enfrentar os sofrimentos e as dificuldades.
Os Sacramentos são de grande importância. Mas é bom lembrar que visitar os doentes e idosos e apoiá-los é tarefa de toda pessoa de fé. A Bíblia diz que onde houver um enfermo, a comunidade de fé precisa estar presente, o apoiando.
Convidei as crianças para ler o texto: Tg 5,13-15
Em seguida, partilhamos:
- O que Tiago recomenda para quem está sofrendo?
- E para quem está alegre?
- E se alguém estiver doente, o que fazer segundo Tiago?
Esse texto nos mostra que, desde o começo da Igreja, havia o costume de visitar os doentes e rezar por eles. Quem atravessa uma enfermidade precisa de um carinho todo especial. A Igreja expressa esse carinho aos doentes por meio do Sacramento da Unção dos Enfermos.
Finalizando, convidei a turma para rezar por todas as pessoas doentes e fragilizadas. Fiz as preces e a turma repetia o refrão.
Encerrei, lembrando o valor da vida que é sempre dom de Deus, em todos os momentos.

Roteiro completo deste encontro na página
https://mgathe.blogspot.com/2016/09/sacramento-da-uncao-dos-enfermos.html


ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO





















2 comentários:

  1. Acho perfeitos seus encontros e sugiro que faça uma apostila e disponibilize para todos os catequistas. Eu gostaria de ter este material.

    ResponderExcluir
  2. Olá Manoel! Obrigada pela visita! Fico feliz em saber que você está gostando das minhas postagens! Quanto às apostilas... prometo pensar no assunto! rs
    Volte sempre, tá?
    Abraço fraterno!

    ResponderExcluir