...

...
...

domingo, 1 de abril de 2018

Semana Santa Com as Crianças da Catequese

Iniciamos o nosso encontro recordando a celebração do Domingo de Ramos. Nesse dia, levamos folhas de palmeira para a procissão e cantamos "Hosana ao Filho de Davi!", lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Perguntei quem participou da procissão e da missa (alguns estavam comigo naquele dia, mas outros podiam ter participado em outra comunidade). Pedi que contassem o que viram e qual foi o Evangelho daquele domingo.
Depois fizemos uma recordação sobre a Quinta-Feira Santa, e novamente indaguei das crianças o que viram na Santa Missa desse dia (quase todos estavam presentes nessa celebração! Foi uma bênção).
Obs: No nosso encontro de catequese do sábado passado, quando falamos da entrada de Jesus em Jerusalém e sobre a Última Ceia, fizemos a encenação do lava pés. (Ver http://mgathe.blogspot.com.br/2018/03/entrada-de-jesus-em-jerusalem-e-ultima.html)
Rezamos um Pai-Nosso e passamos para o tema de hoje...
Sexta-Feira Santa
Depois de ser preso, Jesus foi julgado e condenado à morte na cruz. Naquele tempo, havia esse terrível costume. Alguns crimes eram punidos com a morte na cruz. Jesus foi considerado criminoso e foi condenado à morte. Jesus é traído por um de seus amigos, é entregue aos soldados que O levam para ser julgado. Jesus é condenado, humilhado, torturado, sofre as piores dores e por fim é pregado numa cruz e, mesmo antes de morrer, perdoou a todos. Tudo isso por amor a cada um de nós. Jesus aceitou morrer na cruz para que tenhamos vida eterna.
Na Sexta-Feira Santa revivemos o sofrimento e a morte de Jesus.
É um dia de oração e silêncio. Nós cristãos, fazemos procissão com Cristo morto, a Via-Sacra (Caminho Sagrado), nos confessamos, fazemos silêncio e jejum. É um dia especial. O sofrimento de Jesus é lembrado pelo povo como sofrimento de todos. São as cruzes que os oprimidos, os pobres, os abandonados e os marginalizados carregam.
Neste dia não se celebra nenhuma MISSA, mas é distribuída a Eucaristia, que significa a certeza da presença de Cristo vivo e solidário em nosso sofrimento.
Lemos o texto que diz a respeito da crucificação de Jesus e relatei com cuidado tudo o que aconteceu, sendo Jesus pregado na cruz e condenado pelas mesmas pessoas que o acolheram na sua entrada em Jerusalém (relembramos o Domingo de Ramos). Lc 23, 33-46
A seguir peguei a cruz e deixei a imaginação deles falar mais alto. Pedi para passar de mão em mão, para que pudessem observar de perto o “sofrimento de amor” de Jesus por nós. (Música Sangue e Água da Banda Iaweh).
Rezamos a Oração do Santo Anjo.
Jesus está morto. Seu corpo é retirado da cruz e colocado na sepultura, onde fica por três dias. Jesus morre na sexta-feira e ressuscita no domingo.
Então perguntei às crianças? E no sábado, o que aconteceu? Por que ninguém foi até o túmulo de Jesus? (Deixei que falassem).
Sábado Santo
Jesus havia sido sepultado na tarde de uma sexta-feira. Tudo foi feito na maior pressa, pois no sábado não se podia fazer nada. A lei proibia fazer qualquer coisa. Então nem deu tempo de embalsamar o corpo como era o costume daquela época.
Sábado foi um dia vazio, de silêncio... Imaginem como os discípulos estavam se sentindo! Jesus era a esperança e agora ele não estava mais com eles! Sentiam-se confusos e desiludidos... Tudo aquilo pelo que havia esperado se fora. Quando Jesus reapareceu ao terceiro dia, toda a esperança voltou rapidamente! (Lembramos como se sentiam os discípulos de Emaús, ao voltar para casa, depois da morte de Jesus).
E hoje, nós cristãos, como vivemos o Sábado Santo?
"Vive-se hoje a sensação de grande vazio, que não é tanto o vazio da ausência, mas o vazio da espera; uma espera que logo será premiada com a presença do Senhor ressuscitado, embora ainda velado, pois só o veremos quando nos encontrarmos face a face com ele."
"Durante o Sábado santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte, sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua ressurreição (Circ 73)."
Na noite deste sábado, nossa Igreja celebra a VIGÍLIA PASCAL, onde se comemora a vitória da vida sobre a morte! Jesus Ressuscitou! É a noite da libertação, da vida nova! Essa vigília se realiza em quatro partes: Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. É o fim das trevas, da escuridão e da morte. Acontece a bênção do fogo, onde se acende o Círio Pascal. Nele estão gravados uma cruz e as letras Alfa e Ômega, a primeira e a última letra do alfabeto grego, simbolizando que Cristo é o principio e o fim de todas as coisas. O Círio representa Cristo Ressuscitado, que é a luz, e é acesa durante todas as celebrações litúrgicas até a festa de Pentecostes, quando se encerra o tempo Pascal.
A seguir, peguei a cruz e deixei a imaginação deles falasse mais alto (disse-lhes que podiam falar o que quisessem com Jesus). Pedi para passar a cruz de mão em mão, para que pudessem observar de perto o "sofrimento de amor" de Jesus por nós. Aumentei o som e deixei-os à vontade no silêncio de seus coraçõezinhos. (Estávamos ouvindo a música Sangue e Água, da Banda Iaweh).
No final, rezamos a oração do Creio.
Domingo da Ressurreição (Domingo de Páscoa)
Texto Lc 24, 1-12
No primeiro dia da semana, muito cedo, algumas mulheres dirigiram-se ao sepulcro, onde o corpo de Jesus havia sido colocado. Levavam consigo perfumes que haviam preparado. Acharam a pedra removida, longe da abertura do sepulcro. Entraram, mas não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Não sabiam o que pensar, quando apareceram, em frente delas, dois personagens com vestes resplandecentes. Como estivessem com medo e voltassem o rosto para o chão, eles disseram: “Por que vocês procuram entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda estava na Galileia: o Salvador deve ser entregue nas mãos dos pecadores, vai ser crucificado, mas ressuscitará no terceiro dia”. Então, elas se lembraram das palavras de Jesus. Voltando do sepulcro, contaram tudo isso aos onze apóstolos e a todos os demais. Eram elas Maria Madalena, Joana e Maria – mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com ela relataram aos apóstolos a mesma coisa. Mas essas notícias pareciam ser fruto da imaginação das mulheres e, então, não lhes deram crédito. Contudo, Pedro correu ao sepulcro. Inclinando-se para olhar, só viu os panos de linho na terra. Depois, retirou –se para a sua casa, admirado com o que acontecera.
"No domingo , de madrugada, as mulheres foram ao túmulo. Não encontraram o Corpo de Jesus e ficaram assustadas. Um jovem com roupas brilhantes disse: - Porque vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui: Ressuscitou."
Cristo ressuscitou! Olhem para a cruz... Mostrei a cruz com um paninho branco e disse: Ele morreu... mas RESSUSCITOU! A ressurreição é a maior prova de que Cristo é realmente Deus. Cristo é o nosso Senhor! Jesus está vivo e em nosso meio! O importante na Páscoa é isso! Os ovos ficam em segundo plano! Podemos comer chocolate... É uma delícia, né? Mas sempre lembrando que a PÁSCOA é JESUS!
O Domingo de Páscoa é o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinqüenta dias até o Domingo de Pentecostes. Costuma-se celebrar a missa bem cedo, quase ao amanhecer e despertar a comunidade com sinos.
Conduzindo a oração: "Jesus sofreu e foi crucificado. Mas ele está vivo! Ele ressuscitou e agora vive em nosso coração, junto de nós. Ele está junto para nos libertar, nos animar, nos alegrar, nos renovar, nos salvar... Ele não nos abandonou. Nós podemos sentir sua presença junto de nós nos abençoando. Então, vamos com confiança agradecer a Deus pela vitória de Jesus."
Rezamos juntos: Nós te louvamos, Senhor nosso Deus, pela vitória de Jesus, que é para nós também garantia de vitória. Nós te agradecemos porque a vida de Jesus não terminou no fracasso do túmulo, mas renasceu na glória da ressurreição. Nós te agradecemos, Senhor Deus, por saber que nossa vida não termina no fracasso, mas desabrocha numa vitória completa e total. Amém! Obrigada, Senhor!
Encerrando, disse às crianças: Estou muito feliz com vocês, pois entenderam direitinho o verdadeiro sentido da Páscoa... Por isso, trouxe chocolate para todos, mas vocês vão ter que procurar. rsrs (Tinha escondido na sala, as lembrancinhas pra eles procurarem). Amaram a brincadeira!!! rsrs
FELIZ PÁSCOA!
ALGUMAS FOTOS DO NOSSO ENCONTRO



























Lembrancinhas





Nenhum comentário:

Postar um comentário