...

...
...

domingo, 15 de abril de 2018

A libertação do Povo de Deus Escravo no Egito

Gosto de encontros ao ar livre. De vez em quando levo a turma para fora da salinha para fazer um encontro diferente. As crianças amam! Hoje iniciamos o tema na sala e depois convidei as crianças para uma dinâmica no pátio da igreja.
Ainda na sala, recebi a turma com carinho. Cantamos uma música bem animada que fala do amor de Deus por cada um de nós. A seguir, silenciamos para oração. Motivei: Agora, nós vamos conversar com Deus. E vamos pedir a Ele que venha abençoar todos nós e aquelas pessoas que mais estão precisando de ajuda. Vamos rezar por nós, por nossos pais, por nossos irmãos, por nossos amigos, pelos doentes... Cada um pode fazer sua oração. E todos vamos responder: "Senhor, venha nos abençoar." Depois das preces espontâneas, repetimos, todos juntos: "Venha, Senhor, abençoar a todos nós, porque somos o seu povo. Queremos ser fortes e corajosos para viver com o Senhor por toda a nossa vida. Queremos também que o Senhor nos ajude sempre e nos defenda de todo mal. Amém!"
Terminada a oração, lembramos que no nosso último encontro, vimos como José, filho de Jacó, se tornou o governador do Egito. Hoje, iniciando o nosso tema, falei para os catequizandos como a família de Jacó foi parar no Egito, onde mais tarde o povo de Deus acabou ficando escravo. Para vencer a escravidão, o povo tinha de sair do Egito e ir para uma outra terra, onde tivesse liberdade. Vimos como o povo se organizou para sair do Egito. Não foi fácil, mas Deus abençoou a luta do povo, porque Deus abençoa todo povo que se une em busca da liberdade e de uma vida melhor.
Conhecemos hoje a história de um dos maiores líderes de todos os tempos: Moisés. Ele viveu aproximadamente em 1250 a.C. Moisés foi escolhido por Deus para libertar o povo e conduzi-lo à grande aliança com Deus.
Depois fomos para o pátio da igreja, onde preparei um caminho com paradas ou estações (como as da Via Sacra) para ilustrar a caminhada do povo de Deus.
Nesse caminho, vivenciamos os momento mais significativos da vida de Moisés, cujo nome significa "salvo das águas". Na última estação ou parada, chegamos à Terra Prometida. Então disse-lhes, antes de entrar: "Moisés conversou com Deus diante de uma árvore que queimava. Nós temos algo que Moisés ainda não tinha: podemos falar com o próprio Cristo. Vamos apresentar a Jesus tudo aquilo que nos escraviza e pedir a Ele para que nos ajude a libertar-nos de tudo aquilo que atrapalha a nossa vida". (Pedi para os catequizandos tirarem o calçado e, em silêncio se aproximassem da cruz. Entreguei para cada um uma tira de papel já preparada e motivei-os para que colocassem o papel diante de Jesus, um de cada vez, dizendo-lhes para expressarem através de uma prece o que é necessário para fazer a libertação das situações de opressão apresentadas nas tiras de papel). Conversamos sobre o preconceito, desunião, ódio, falta de fé, fome, pobreza, intolerância religiosa, racismo, guerra... Comentei sobre a guerra que está acontecendo na Síria, que já deixou mais de 1.000 crianças mortas ou gravemente feridas desde que 2018 começou.
A seguir, de mãos dadas, rezamos a oração do Pai-Nosso.
Roteiro deste encontro nas páginas
http://mgathe.blogspot.com.br/2014/02/moises-o-libertador-de-seu-povo.html
Ver mais:
http://mgathe.blogspot.com.br/2014/02/o-povo-de-deus-escravo-no-egito.html
http://mgathe.blogspot.com.br/2014/03/mandamentos-caminhos-para-alcancar_8.html
ALGUNS MOMENTOS DA DINÂMICA SOBRE A CAMINHADA DO POVO DE DEUS


Nenhum comentário:

Postar um comentário