...

...
...

segunda-feira, 26 de março de 2018

Entrada de Jesus em Jerusalém e a Última Ceia Com Seus Apóstolos

 

Iniciamos o nosso encontro pedindo a Deus o dom da fé e da fidelidade de Abraão (nos últimos encontros falamos sobre os patriarcas). Motivei as crianças a rezar pelo coleguinha do lado. Pedi que colocasse a mão em seu ombro e repetisse comigo: "Jesus, abençoe este meu irmão, para que ele seja sempre corajoso e forte, para que ele não desista de seguir seus ensinamentos, mesmo quando isso for difícil. Dê a ele sua luz e sua força, e ajude-o a superar suas dores e sofrimentos. Amém."

Terminada a oração, pedi que as crianças sentassem cada uma em seus lugares e aguardassem com muita atenção, pois o nosso encontro seria muito especial.

Depois do seu batismo, Jesus foi para o deserto. Ali ficou sozinho, rezando por quarenta dias. No deserto, teve fome e sede. No deserto, foi tentado por um anjo mau. Ele resistiu e mandou que o anjo mau fosse para bem longe. E na mesma hora, muitos anjos bons se aproximaram para prestar serviços a Jesus. Depois daqueles quarenta dias, Jesus saiu do deserto e voltou para o meio do povo. Jesus era sempre acompanhado por muitas pessoas que acreditavam n'Ele e seguiam seus ensinamentos. Mas outros não queriam escutá-lo, não o aceitavam, não acreditavam que Jesus era o Filho de Deus e por isto queriam matá-lo.


a) Entrada de Jesus em Jerusalém

Domingo de Ramos - Lc 19, 28-40

Jesus entrou em Jerusalém aplaudido pela multidão. Mas Jesus sabia que as autoridades queriam prendê-lo e matá-lo. Jesus não era bobo. Ele sabia que os novos ensinamentos de Deus tinham provocado a raiva de muita gente importante. Então, Jesus resolveu fazer uma última ceia com os seus discípulos, para se despedir deles e dar os últimos conselhos, a fim de que, quando morresse, seus amigos continuassem sua missão.

Rezamos uma Ave Maria e continuamos...

b) Útima Ceia - Quinta-Feira Santa


Vamos entender o que é a Páscoa... 

Vemos no Antigo Testamento, que na noite antes do povo sair do Egito, eles fizeram uma refeição para festejar o grande acontecimento: a libertação da escravidão. Cada família preparou um cabrito, pão, verduras amargas, e comeram. Essa passagem da escravidão para a libertação foi chamada de Páscoa. Daí em diante, todos os anos o Povo de Deus comemora esse acontecimento com uma refeição igual a que eles fizeram na saída do Egito. Jesus também participou da Festa da Páscoa dos judeus. Jesus queria que as festas tivessem a alegria e a liberdade de filhos de Deus.

Jesus, um dia antes de sua morte na Cruz, pede aos apóstolos para preparar uma sala para celebrar com eles a Páscoa. 

Lemos o texto bíblico Jo 13, 1-15 e, em seguida, convidei a turma para fazer uma encenação do lava-pés, recordando o gesto de Jesus com seus apóstolos, como se costuma fazer também na Semana Santa.

Terminada a encenação, disse-lhes que, na Última Ceia de Cristo com seus discípulos, duas coisas muito importantes aconteceram. Primeiro, Jesus lavou os pés de seus amigos, mostrando que veio para servir a todos e pedindo que eles também vivessem para servir. Era o novo mandamento de Cristo: "Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei." Depois, Jesus abençoou pão e vinho e repartiu com eles. Estava instituindo um sacramento, ou seja, um sinal sagrado, que chamamos hoje de Eucaristia ou Comunhão. Em todas as missas, o padre repete as palavras de Cristo na Última Ceia. Dessa forma, guardamos na memória tudo o que Jesus fez. Memória serve para lembrar, para atualizar, para recordar. Ao celebrar a Eucaristia, atualizamos o gesto de Jesus e perpetuamos sua presença, junto de nós. Isso nos incentiva a continuar a nossa missão e nos amar uns aos outros, como ele mesmo nos amou.

Lembramos também que foi na Quinta-Feira Santa que, juntamente com a Eucaristia, foi instituído o Sacramento da Ordem, o sacerdócio.

Neste momento, distribuí os copinhos com o suco e repartimos o pão.

Encerrando, rezamos a oração do Pai-Nosso.

Entreguei a cada catequizando, um ramo com um cartãozinho lembrando da missa de amanhã - Domingo de Ramos.

Cada criança levou para casa uma agenda com toda a programação da semana. Algumas foram convidadas para participar do lava-pés na Missa de Quinta-Feira Santa.

Na próxima semana, falaremos sobre a Morte e Ressurreição de Jesus.
Foi um encontro abençoado! Obrigada, Senhor! 


Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Livro "Jesus, nosso salvador", do Pe. Orione Silva e Solange Mª do Carmo
  • Livro "O Caminho", da Dicese de Duque de Caxias - RJ.
ALGUMAS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO






































Nenhum comentário:

Postar um comentário