...

...
...

sábado, 3 de março de 2018

Dilúvio (A Arca de Noé)

Após a acolhida e a oração inicial, lembramos que vimos no nosso último encontro que TUDO O QUE DEUS CRIOU É BOM.
Em seguida, apresentei uma aliança, que foi passada de mão em mão para ser contemplada. Então, pedi aos catequizandos que descrevessem a aliança (forma, cor, consistência, espessura). Perguntei seus pais usavam aliança e o que ela significa; quais são os sinais de aliança de fidelidade que encontramos na comunidade; e quais as atitudes de fidelidade que praticamos na família.
Após ouvir as crianças, passei a desenvolver o tema...
A aliança representa um compromisso de amor e fidelidade entre duas pessoas que se amam. Assim como duas pessoas se casam, se comprometem a unir suas vidas e caminhar juntas (o uso da aliança é sinal deste compromisso), Deus também fez um acordo com seu povo para caminhar com Ele. Um acordo é um compromisso entre duas pessoas, no qual cada uma deve fazer a sua parte. Deus fez muitos acordos com o seu povo, que chamamos de alianças.
A seguir, organizei o grupo em duas equipes e distribuí as palavras previamente elaboradas (aliança, união, ternura, carinho, compromisso, fidelidade, ajuda, vida, amor) para uma breve reflexão. Após a reflexão, voltaram ao grande círculo e partilharam o que refletiram. Terminada a partilha, perguntei se as imagens que estão na sala representam coisas boas ou más (coloquei no chão várias figuras com cenas de violência). Foi Deus ou o ser humano que criou essas coisas más? A resposta é que certamente foi o ser humano.
Quis saber ainda dos catequizandos, se há alguma atitude no mundo que eles gostariam que fosse destruída, pois acham que ela não está agradando a Deus; e se há alguma atitude deles mesmos que gostariam que fosse destruída ou modificada.
Após ouvir o que falaram, dei continuidade ao tema...
Logo após o relato da criação, o livro de Gênesis nos conta que os seres humanos que foram criados desobedeceram a Deus e um de seus filhos matou o próprio irmão. Este texto nos ensina que o mal entrou no mundo através das escolhas que o ser humano faz. Podemos escolher o bem e o mal. Quando escolhemos o mal escolhemos o pecado.
Encontramos também no livro de Gênesis uma história que traz um grande ensinamento para o povo que fazia o mal. Esta história nos mostra que Deus quer que o ser humano escolha o bem. Convidei-os a ver o texto da história do dilúvio e da arca de Noé (Gn 6,5-9,17; 7,1; 7,17; 8; 9,12-17).
A história do dilúvio nos mostra como a maldade dos seres humanos desagrada a Deus. Por isso veio a decisão de acabar com tudo o que criou. Mas no mundo há pessoas que escolhem fazer o mal e outras que escolhem fazer o bem. No texto que vimos, Noé era um homem bom, por isso Deus o preserva juntamente com sua família. O dilúvio não matou a Noé e sua família, pelo contrário, a partir das águas do dilúvio eles começaram uma vida nova. Deus selou então uma aliança com eles e o arco-íris tornou-se o símbolo desta aliança.
A história do dilúvio nos mostra como a maldade dos seres humanos desagrada a Deus. Por isso veio a decisão de acabar com tudo o que criou. Mas no mundo há pessoas que escolhem fazer o mal e outras que escolhem fazer o bem. No texto que vimos, Noé era um homem bom, por isso Deus o preserva juntamente com sua família. O dilúvio não matou a Noé e sua família, pelo contrário, a partir das águas do dilúvio eles começaram uma vida nova. Deus selou então uma aliança com eles e o arco-íris tornou-se o símbolo desta aliança.
Quando pensamos em aliança temos em mente que Deus nos criou à sua imagem e semelhança, mas o pecado nos distanciou dos planos de Deus. A nossa relação com Deus sempre foi marcada pela infidelidade humana e pela fidelidade divina. A infidelidade gera a morte; a fidelidade a vida. Mas Deus nunca desistiu de seu povo. Ele sempre quis fazer aliança com a pessoa humana. O amor de Deus pela pessoa humana é a sua aliança fiel. A aliança é sempre sinal de comprometimento, de compromisso e de vida. Toda vez que o ser humano quebra a aliança, ele encontra a morte. Toda vez que Deus restabelece a aliança, Ele recria a vida. Em Jesus, Deus estabeleceu uma aliança eterna com o seu povo que não pode mais ser rompida. O relato de Noé indica um recomeço da criação; é o símbolo da vida nova que vai se realizar para sempre em Jesus.
Partilha:
1. Somos capazes de ser obedientes como Noé foi?
2. Somos capazes de fazer a diferença no mundo? E queremos ser essa diferença?
Ouvi o que cada um tinha a dizer.
Terminada a partilha, entreguei a cada um a folha de atividades para resolver. As crianças gostam desse exercício, e eu acho importante porque observo se entenderam direitinho o tema, sendo uma oportunidade para tirar as dúvidas que por ventura possam existir.
Encerrando, estando todos em círculo, convidei os catequizandos a uma atitude de silêncio, respirando pausada e profundamente. Motivei-os a se colocarem nas mãos de Deus sempre fiel e que deseja estabelecer sua aliança conosco, por meio de Jesus.
Agora, de mãos dadas, convidei-os a repetir juntos: "Meu bom Deus, obrigada por sua fidelidade e seu amor. Quero sentir seu carinho e sua proteção em toda a minha vida. Quero me alegrar com a sua presença e festejar sua bondade. Quero permanecer firme junto do Senhor, pois acredito que o Senhor me ama e me dá o seu amor. Por isso, meu Deus, não quero me separar do Senhor, para que o seu amor ilumine sempre a minha vida. Amém."
Fontes:
Nossa Vida com Jesus - Diocese de Joinville; Livro Deus é Amor, Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo; Livro O Caminho, da Diocese de Duque de Caxias.
FOLHA DE ATIVIDADES
(Imagens retiradas da Internet)
(Frente)

(verso)
MAIS SOBRE O NOSSO ENCONTRO...
  

 
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário