...

...
...

sábado, 24 de fevereiro de 2018

A Criação do Mundo

Iniciamos o nosso encontro com muita alegria. Relembramos o Tempo Litúrgico que estamos vivendo e recordamos o tema do nosso último encontro em que falamos sobre a Campanha da Fraternidade deste ano.
Depois entreguei às crianças uma caixa com vários objetos referentes ao tema, para que preparassem o ambiente do nosso encontro. Foi uma farra! rsrs
Terminada a montagem do cenário, passamos à oração inicial. Motivei: "Vamos começar o nosso encontro com o sinal da cruz. Vocês sabem por que a gente faz o sinal da cruz? É para lembrar a presença de Deus junto de nós. Nós nos reunimos em nome de Deus, porque sabemos que ele está presente em nosso meio. Esse é o sentido do sinal da cruz: lembrar a presença amiga de Deus em nosso encontro." Fizemos junto o Sinal da Cruz, e como sempre, observo se todos estão fazendo o Sinal da Cruz direito. Depois, com a mão direita no coração, rezamos juntos: "Senhor, nós estamos reunidos em seu nome. Com muita confiança, pedimos sua bênção e proteção. Venha cuidar de nós e nos ajudar a viver felizes, no seu amor e na sua presença. Amém!"
Terminada a oração, disse-lhes: "Hoje vamos falar sobre a criação do mundo. Quando Deus criou o mundo, a terra estava vazia. Deus foi criando e colocando cada coisa no seu devido lugar. E ele viu que tudo o que fez era bom... Encontramos a história da criação no início da Bíblia, no livro do Gênesis. Esse texto foi escrito muito antes de Jesus nascer. É uma história que foi contada para mostrar como deve ser a relação do ser humano com Deus e com tudo o que Ele criou.
Pedi que olhassem para os objetos que se encontravam no centro da sala e que observassem atentamente o cenário. Questionei-os sobre a beleza das flores e a importância da água, essencial para a vida de todos os seres. Depois perguntei: Quem foi o criador de beleza tão perfeita? (Dei um tempo para que pensassem sobre isso).
Observando a natureza em nosso bairro, descobrimos que existem coisas que não foram feitas pelo homem. Que coisas são estas? (Deixar que falem). Ao final, perguntar novamente: Quem fez as coisas que homem nenhum consegue fazer?
Só Deus é capaz de criar, produzir algo a partir do nada. Os Anjos, o céu, a terra, o sol, as estrelas, as plantas, os animais, os rios, os mares, as montanhas... Tudo foi feito por Deus e o seu trabalho é maravilhoso!
Na Bíblia, como já disse, lemos a história de como Deus criou o mundo. Perguntei: Quem lembra em que livro está escrita a história da Criação? (Aguardei a resposta). O relato da história da criação encontra-se no primeiro livro da Bíblia, o "Gênesis", que quer dizer "origens" do mundo e do homem.
Vamos ler? (Perguntei quem gostaria de ler e deixei que cada criança lesse os versículos referentes a cada dia da criação).
Esta é a história da criação do céu e da terra. Deus em seu amor, criou o universo inteiro de modo inteligente e organizado. E criou a vida para ser bela. O texto de hoje, que narra a história de como Deus criou o mundo, nos mostra por que somos pessoas tão especiais aos olhos de Deus. No meio de todas as criaturas, o ser humano ocupa um lugar especial.
Compreendendo o texto:
a) Fazer memória de tudo o que Deus criou: terra, céu, água, luz...
b) Dentre tudo o que Deus criou, o que você acha mais importante? Por que?
c) Deus pediu aos seres humanos que cuidassem de tudo o que criou. Como é esse cuidado hoje com as coisas de Deus? (Aproveitei aqui para lembrar a Campanha da Fraternidade, sobre a violência ao planeta).
Deus criou o céu, a terra, o sol, a lua, as estrelas, a água, o mar, a erva verde com sementes, as árvores frutíferas, os répteis, as aves, os peixeis e os animais domésticos, os animais selvagens e, finalmente, criou o homem e a mulher à sua semelhança.
Deus nos presenteou com todas as maravilhas que criou e nos deu a missão de guardiões do nosso planeta. Temos o dever de cuidar com carinho dos animais, das plantas e dos pássaros. (Conversamos sobre as frutas gostosas que temos, da variedade de flores que possuímos, com suas cores maravilhosas, dos animais que conhecemos). Lembramos que muitas espécies de aves, de animais e de peixes já desapareceram.
Hoje, tornou-se imprescindível valorizar a água, proteger os mananciais e não poluir os rios com esgotos e detritos da cidade, além de tentar diminuir a emissão de gás causador do efeito estufa, para que a camada de ozônio continue a nos proteger dos raios ultravioletas, evitando o aquecimento global.
Vamos respeitar a natureza!
Deus criou, por amor, tudo o que existe; criou tudo com perfeição e carinho; Deus quer que cada um de nós colabore para que o mundo se torne cada vez melhor. Como podemos ajudar a Deus, tornando este mundo mais bonito e melhor de se viver?
Depois de resolver as atividades, fizemos a nossa oração final.
Estando a turma em silêncio, convidei-os a meditar: Deus criou tudo com muita sabedoria, para o nosso bem. E viu que tudo era bom e útil para vivermos felizes. A terra, a água, o ar, as plantas, os animais, a inteligência e a liberdade humanas - tudo é importante para a nossa felicidade."
Agradecemos a Deus por todas as coisas vivas, pela terra e pela água. Vamos agradecer a Deus, também, pela criação do homem e da mulher.
Obrigada, Senhor!
Finalizando, rezamos juntos o Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis. Foi maravilhoso o nosso encontro!
Louvado sejas, meu Senhor!
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO






















Mimos para os meus catequizandos! 
Para que saboreiem e lembrem que... 
TUDO QUE DEUS CRIOU É MUITO BOM!!! 
E ele criou o cacau... Delícia! 
Louvado sejas, meu Senhor! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário