...

...
...

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Vocação Familiar


No mês de agosto, celebramos o Mês das Vocações. Instituído na 19ª Assembléia Geral da CNBB em 1981, o Mês Vocacional tem como objetivo conscientizar as comunidades da responsabilidade que elas compartilham no processo vocacional. Presente na maioria das paróquias, a Pastoral Vocacional tem buscado celebrar este mês com animação e criatividade, tendo sempre por fim suscitar novas vocações.

Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi …” (Jo 15,16)

Durante o mês, cada domingo é reservado para a reflexão e celebração de uma determinada vocação.


- Primeiro Domingo – Vocações Sacerdotais – Dia do Padre 

Na semana passada, celebramos o Dia do Padre e da vocação sacerdotal. A vocação daqueles que são chamados a servir o povo de Deus como seus pastores, guiando-os no ensinamento da Palavra de Deus e nos sacramentos.


- Segundo Domingo – Vocação Familiar – Dia dos Pais 

Neste domingo, celebramos a vocação da família na pessoa do pai. "Em tempos de violência e perda de valores, a valorização da família é essencial para a sociedade como um todo. A família é chamada por Deus a ser testemunha do amor e da fraternidade, colaboradora da obra da Criação.

O Pai na família é fundamental. Seu papel de educador, em colaboração com a mãe, é um dos pilares da unidade e bem estar familiar cujos frutos são filhos bem formados e conscientes do que significa ser cristão e cidadão. O pai é representante legítimo de Deus perante os filhos e é sua missão conduzi-los nos caminhos de Cristo, da verdade, da justiça e da paz. Cabe aos pais que o amor, compaixão e harmonia reinem no lar."

Vimos que no mês de agosto, a cada domingo, "lembramos e oramos de maneira especial por um dos tipos de vocação com as quais Deus embeleza e dá forma à Igreja para que ela possa cumprir a sua missão". Hoje falamos sobre a Vocação Sacerdotal, celebrada no primeiro domingo, e a Vocação Familiar, que será celebrada no segundo domingo de agosto, quando comemoramos o Dia dos Pais.
"Dentro do Mês vocacional, na semana seguinte ao Dia dos Pais, no Brasil, a Igreja celebra a Semana Nacional da Família. Essa celebração teve início em 1992 como resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer algo em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade.

Apesar de toda a dedicação de nossa Igreja em resgatar a dignidade da família, esta ainda tem sido posta em amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura, por isto muitas famílias vivem em situações de infidelidade aos valores que constituem o fundamento da instituição familiar, impedindo uma verdadeira e digna vida conjugal e familiar.
Conscientes de que o matrimônio e a família constituem um dos bens mais preciosos da humanidade, a Igreja quer fazer chegar sua voz, oferecendo ajuda a quem, conhecendo o valor do matrimônio e da família, procura vivê-lo fielmente; a quem, incerto e ansioso, anda à procura da verdade e a quem está impedido de viver livremente o próprio projeto familiar. Sustentando os primeiros, iluminando os segundos e ajudando os outros, a Igreja oferece seu serviço a cada homem interessado nos caminhos do matrimônio e da família (Familiares Consortio n. 1; Gaudium et Spes, n. 25).
A família é um dom de Deus, que deve ser cultivada como lugar para uma convivência saudável do ser humano. Façamos, portanto, da Semana Nacional da Família um momento forte de evangelização, de oração e de renovação do compromisso. Reze pela santificação e conversão das famílias e participe com sua família das atividades promovidas em sua paróquia."
Amilton Gonçalves Cruz (pastoral Familiar)
 - http://www.imaculadajacarei.org.br 

Na próxima semana, conversaremos sobre a Vocação Religiosa e a Vocação Leiga.

NOSSO ENCONTRO DE HOJE



















Nenhum comentário:

Postar um comentário