...

...
...

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Entrega da Palavra às Crianças da Catequese - 2017


No dia 02 na quarta-feira, foi realizada a Celebração de Adesão a Jesus Cristo (Rito de instituição dos catecúmenos e de recepção dos catequizandos), com a minha turminha de Catequese. Essa Celebração acontece depois dos primeiros encontros (1º Tempo), com a instituição dos catecúmenos, entrada na Igreja e a entrega da Palavra. As crianças estavam esperando com alegria esse dia, principalmente porque estavam ansiosas para receber o Livro da Palavra de Deus.

Estavam presentes os pais e/ou responsáveis, alguns padrinhos e amigos. Foi tudo muito lindo! Todos estavam muito felizes!

No dia seguinte à Celebração, acordei lembrando de um momento, na porta da igreja, que me encheu de satisfação!!! Nossa Coordenadora pergunta às crianças, por que estão na Catequese e o que desejam? E elas respondem juntas e espontaneamente: "PARA CONHECER JESUS!!!" Isso pra mim foi um sinal de que estou no caminho certo, de que estou fazendo tudo o que o que o nosso Mestre está me ensinando!Havia falado em várias oportunidades em nossos encontros de Catequese, sobre a cartinha que a menina Ana Maria enviou ao Papa, em que perguntava por que as crianças devem fazer a Catequese, e qual foi a resposta do nosso Pastor (Ver http://mgathe.blogspot.com.br/…/por-que-as-criancas-devem-f…).

Obrigada, Jesus, por estar sempre me orientando!

Obrigada, Papa Francisco, pela sua Catequese!!! 



Abaixo vou descrever como aconteceu a nossa Celebração...

No nosso útimo encontro, com a participação dos pais, cujo tema foi "O Seguimento a Jesus Ressuscitado", em que falamos sobre o Batismo, combinamos com os pais/responsáveis a data e o horário para a realização da Celebração de Adesão a Jesus Cristo. Mesmo todos já estando cientes da data, para lembrar, publicamos no face o convite para o próximo encontro: 






CELEBRAÇÃO DE ADESÃO A JESUS CRISTO


O que preparar: Lecionário; incenso (se acharem adequado) e seus apetrechos; crucifixos ou cruzes (se houver entrega); Bíblias.

1. Chegada
2. Canto: “Eis-me aqui, Senhor...”
3. Saudação cordial às crianças (Quem preside).
4. Exortação (Quem preside exorta as crianças e a todos os presentes, expressando “a alegria e a ação de graças da Igreja” pelo caminho percorrido).
5. Canto: (Eu louvarei, eu louvarei, eu louvarei ao meu Senhor!)


Diálogo com as crianças que desejam ser batizadas

6. Aproximação e diálogo (As crianças que desejam ser batizadas se aproximam de quem preside. As crianças catequizandas permanecem onde estão. Quem preside, dirigindo-se às crianças que desejam ser batizadas, dialoga com elas:

- N, o que você quer ser?
·         Quero ser cristão.

- Por que você quer ser cristão?
·          Porque creio em Jesus Cristo.

- Que dará a você a fé em Jesus Cristo?
·          A vida eterna.

(Quem preside pode interrogar com outras palavras e admitir respostas espontâneas: “Quero fazer a vontade de Deus”, “Quero seguir a palavra de Deus”; “Quero ser batizado”, etc).

7. Exortação (Quem preside):
“Como vocês já crêem em Cristo e querem ser preparados para o Batismo, vamos receber vocês com muita alegria na família dos cristãos, onde cada dia vão conhecer melhor a Cristo. Conosco, vocês vão procurar viver como filhos e filhas de Deus, conforme Cristo nos ensinou. Devemos amar a Deus de todo o coração e amar-nos uns aos outros como ele nos amou.”

8. Se for oportuno, estas últimas palavras podem ser repetidas pelas crianças, para manifestarem que estão de acordo).


Diálogo com os pais das crianças que desejam ser batizadas e assembléia

9. Pedido de consentimento dos pais (por parte de quem preside. Este diz às crianças que peçam o consentimento dos pais, responsáveis ou introdutores que os apresentam. Pode fazê-lo desse modo:

“(N e N) peçam agora a seus pais que se aproximem com vocês para darem sua licença.”

10. As crianças conduzem os pais, responsáveis ou introdutores até quem preside.

Quem preside: “Caros pais, vossos filhos N e N pedem que os preparemos para o Batismo. Estais de acordo com seu desejo?”

Pais: “Estamos”.

Quem dirige: “Estais dispostos a desempenhar sua parte nessa preparação?”

Pais: “Estamos”.


Diálogo com a assembleia:

11. Quem preside:

- “Para continuarem o caminho hoje iniciado, estas crianças precisam do auxílio de nossa fé e caridade. Por isso pergunto também a vocês, seus amigos e companheiros: Estão dispostos a ajudá-los a caminharem para o Batismo?”

Todos: “Estamos”.

Assinalação da fronte:

12. Quem preside: “N e N, Cristo chamou a vocês para serem seus amigos; lembrem-se sempre dele e sejam fieis em segui-lo! Para isso, vou marcar vocês com o sinal da cruz de Cristo, que é o sinal dos cristãos. Este sinal daqui em diante, é para que se lembrem de Cristo e de seu amor por vocês.”

(As crianças com os introdutores ou catequistas, se aproximam sucessivamente de quem preside, que faz com o polegar o sinal da cruz na fronte de cada um, dizendo:

“N, recebe na fronte o sinal da cruz: o próprio Cristo te protege com o sinal do seu amor (ou de sua vitória). Aprende a conhecê-lo e segui-lo.”

Assinalação dos sentidos:

13. Depois da assinalação das crianças por quem preside, os catequistas ou os introdutores, se for oportuno, fazem o mesmo.

Ao assinalar os ouvidos: Recebam nos ouvidos o sinal da cruz, para que vocês ouçam a voz do Senhor.

Os olhos: Recebam nos olhos o sinal da cruz, para que vocês vejam a glória de Deus.

Boca: Recebam na boca o sinal da cruz, para que vocês respondam à palavra de Deus.

Peito: Recebam no peito o sinal da cruz, para que Cristo habite pela fé em seus corações.

Nos ombros: Recebam nos ombros o sinal da cruz, para que vocês carreguem o jugo suave de Cristo.


Sinal da cruz sobre todos e oração

14. Quem preside, sem tocar nas crianças e adolescentes, faz o sinal da cruz sobre todos ao mesmo tempo, dizendo:

“Eu marco a vocês com o sinal da cruz, em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo, para que vocês tenham a vida eterna.

As crianças: Amém

15. Aclamação da assembléia: “Glória a ti, Senhor, toda graça e louvor.”

16. Quem preside convida a todos à oração, depois de um silêncio, diz:

“Deus todo poderoso, que pela cruz e ressurreição de vosso Filho, destes vida ao vosso povo, concedei que estes vossos servos e servas, marcados com o sinal da cruz, seguindo os passos de Cristo, conservem em sua vida a graça da vitória da cruz e a manifestem por palavras e gestos, por Cristo, nosso Senhor.”

Todos: Amém.


Diálogo com os catequizandos:

17. As crianças catequizandas aproximam-se para o diálogo com quem preside. Este pergunta por que estão na catequese e o que desejam. As crianças respondem espontaneamente.

18. Exortação conclusiva:

“Como vocês já foram batizadas e crêem em Cristo e querem ser preparadas para a renovação das promessas do Batismo e para participação na Eucaristia, vamos também receber vocês com muita alegria na família dos cristãos, onde cada dia vão conhecer melhor a Cristo. Conosco, vocês vão procurar viver como filhos e filhas de Deus, conforme Cristo nos ensinou. Devemos amar a Deus de todo o coração e amar-nos uns aos outros como ele nos amou.”

19. Confirmação das crianças (Se for oportuno, estas últimas palavras poderão ser repetidas pelas crianças, para manifestarem que estão de acordo).

20. Optativo: Entrega de crucifixos (pode ser entregue posteriormente).


Ingresso na igreja e canto

21. Com um gesto, quem preside convida as crianças a entrar, dizendo estas palavras:

“Agora vocês já têm seu lugar na reunião dos cristãos. Venham para ouvir o Senhor, que nos vai falar, e para rezar conosco”.

(As crianças se aproximam e tomam lugar junto a seus pais (introdutores) ou entre seus colegas, de modo que todos vejam que já fazem parte da assembléia. Enquanto isso, entoa-se o canto:

22. Canto: Salmo 95  “Vinde, vinde adoremos!” ou 122 “Fiquei foi contente” ou outro canto apropriado.


Breve exposição e entrada do Livro da Palavra

23. Estando as crianças em seus lugares, quem preside dirige-lhes uma breve alocução, mostrando a dignidade da palavra de Deus, que é anunciada e ouvida na assembleia litúrgica.

O livro das Sagradas Escrituras é trazido em procissão e colocado respeitosamente na Mesa da Palavra, podendo também ser incensado. Segue-se a celebração da Palavra de Deus.


Proclamação da Palavra

24. Escolham-se leituras de acordo com a compreensão dos catecúmenos e catequizandos e o nível da catequese realizada. De preferência, formar um conjunto de leitura, salmos e evangelho. Indicamos a forma de iniciar as leituras, caso seja usada a Bíblia.

25. Primeira leitura: Ef 4,1-6a (Caminhar de acordo com a vocação. Uma só fé, um só batismo).

26. Salmo responsorial (118/119)

— Como eu amo, Senhor, a vossa lei, vossa palavra!
— Como eu amo, Senhor, a vossa lei, vossa palavra!
— É esta a parte que escolhi por minha herança:/ observar vossas palavras, ó Senhor!/ A lei de vossa boca, para mim,/ vale mais do que milhões em ouro e prata.
— Vosso amor seja um consolo para mim,/ conforme a vosso servo prometestes. Venha a mim o vosso amor e viverei,/ porque tenho em vossa lei o meu prazer!
— Por isso amo os mandamentos que nos destes,/ mais que o ouro, muito mais que o ouro fino!/ Por isso eu sigo bem direito as vossas leis,/ detesto todos os caminhos da mentira.
— Maravilhosos são os vossos testemunhos,/ eis por que meu coração os observa!/ Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina,/ ela dá sabedoria aos pequeninos.
27. Evangelho: Lc 8, 4-9.11-15)

28. Pequena homilia

29. Silêncio (recomenda-se um momento de silêncio em que as crianças, a convite de quem preside, rezem em seu coração).

30. Canto apropriado.


Entrega do Livro da Palavra

31. Depois da homilia, quem preside entrega aos catecúmenos, com dignidade e reverência, bíblias, dizendo estas ou outras palavras:

“Recebe o Livro da Palavra de Deus. Que ela seja luz para a tua vida.”


Preces pelas crianças

32. Introdução (quem preside introduz as preces, dizendo com estas palavras ou outras semelhantes):

- Nós vos pedimos, Senhor, que aumenteis cada dia mais seu desejo de viver com Jesus.

R. Nós vos pedimos, Senhor.

- Nós vos pedimos, Senhor, que elas sejam felizes na Igreja.

- Nós vos pedimos, Senhor, que vosso amor afaste de seus corações, o medo e o desânimo.

- Nós vos pedimos, Senhor, que estas crianças tenham a alegria e receber o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia.

(Outras preces)


33. Encerramento das preces (quem preside reza):

Ó Pai, que despertastes nestas crianças o  desejo de ser bons cristãos, fazei que elas vos procurem  sempre e vejam realizados seus desejos e nossas preces. Por Cristo, nosso Senhor.

34. Canto apropriado


Despedida dos catecúmentos, catequizandos e toda a assembleia

35. Exortação (quem preside faz uma alusão breve à alegria da recepção dos catecúmenos e catequizandos e exorta-os a viver de acordo com o que ouviram).

36. Despedida (quem preside despede a todos com estas palavras ou outras semelhantes):

“Prezadas irmãs e irmãos, vão em paz e o Senhor Jesus permaneça com vocês”.

Todos: Graças a Deus.

37. Canto apropriado (se for oportuno).


Partilha de experiência

38.  Em outro local, após a celebração, os catecúmentos e catequizandos, juntamente com os pais, responsáveis, introdutores, catequistas e outros membros da comunidade, permaneçam juntos, para partilhar alegrias e confraternizar.

Fonte: 
  • RICA
  • Livro Caminho - Ritos adaptados para turmas mistas de catequese, com não batizados e batizados (Diocese de Duque de Caxias). 


ALGUNS MOMENTOS DA CELEBRAÇÃO



Do lado de fora da igreja, na porta de entrada, início da Celebração.



































Diálogo com os pais das crianças que desejam ser batizadas e assembleia:












Assinalação da fronte (das crianças que desejam ser batizadas):
























Assinalação dos sentidos (nas crianças que desejam ser batizadas):













































Oração e sinal da cruz em todos:




Canto de entrada e ingresso na igreja:








Breve exposição e entrada do Livro da Palavra




































Entrega do Livro da Palavra

































































Nenhum comentário:

Postar um comentário