...

...
...

domingo, 2 de julho de 2017

Jesus é o Bom Pastor


Objetivos:
  • Conhecer a parábola do Bom Pastor.
  • Entender por que Jesus disse que somos suas ovelhas, e ele nosso Pastor.
  • Compreender como é grande o amor de Jesus por todos nós.

Ambiente:
  • Imagem do Bom Pastor; 
  • Bíblia;
  • Vela;
  • Flores.

Recursos: 

  • Levar ovelhinhas recortadas em papel e carinhas de ovelhas para cada criança. 
  • Montar um cartaz, tendo ao centro um desenho de Jesus - o bom pastor. 
  • Algodão, cola.




1. Acolhida
  • Fazer silêncio, criando clima de oração. Começar a oração inicial fazendo o sinal-da-cruz: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!" Explique que esse sinal é uma lembrança da cruz de Cristo, sinal de seu amor por nós, e uma recordação da presença de Deus em nosso coração.
  • Preparar bem o ambiente. Acolher a turma com simpatia. Cantar a música nº 2 do CD do Livro Seguindo Jesus, do Pe. Orione Silva.
  • Fazer silêncio, criando clima de oração. Começar a oração inicial fazendo o sinal-da-cruz: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!" Explique que esse sinal é uma lembrança da cruz de Cristo, sinal de seu amor por nós, e uma recordação da presença de Deus em nosso coração.
  • Convidar a turma para erguer os braços ao céu e rezar: Ó Bom Jesus, venha nos ajudar com sua presença, com sua amizade. Seu amor nos alegra e nos dá força. Por isso, Jesus, nós pedimos que o Senhor fique conosco e nos dê sua bênção e seu amor. Amém!

2. Relembrando o encontro anterior
  • O termo Cristo é a tradução do termo messias. Messias significa ungido. Eram ungidos com óleo os homens a quem Deus confiava uma missão ou tarefa especial em relação ao seu povo (ver aprofundamento no final da página).
  • Recordar o encontro anterior, relembrando as palavras principais que aparecem no texto: João Batista, Elias, Profetas, Cristo; explicar também porque pensavam que Jesus era um destes.
  • O termo Cristo é a tradução do termo messias. Messias significa ungido. Eram ungidos com óleo os homens a quem Deus confiava uma missão ou tarefa especial em relação ao seu povo (ver aprofundamento no final da página).

3. Motivação
  • Perguntar se alguém teve a experiência de ter um irmão ou irmã, como é o cuidado da mãe com o bebê, porque a mãe deixa tudo para cuidar primeiramente do bebê, porque um bebê precisa de cuidado e atenção ... (se ninguém teve a experiência de ter um irmão, fazer apenas as perguntas referentes à relação mãe e bebê). Uma mãe cuida mais do bebê do que os outros porque naquele momento ele é indefeso, não sabe se cuidar, precisa da mãe para sobreviver. A mãe o carrega no colo, não o deixa desamparado. O bebê não dá nada em troca, o amor da mãe é gratuito.
  • Expor as imagens de Jesus trazidas; destacar suas características e compará-las.
  • Perguntar se alguém teve a experiência de ter um irmão ou irmã, como é o cuidado da mãe com o bebê, porque a mãe deixa tudo para cuidar primeiramente do bebê, porque um bebê precisa de cuidado e atenção ... (se ninguém teve a experiência de ter um irmão, fazer apenas as perguntas referentes à relação mãe e bebê). Uma mãe cuida mais do bebê do que os outros porque naquele momento ele é indefeso, não sabe se cuidar, precisa da mãe para sobreviver. A mãe o carrega no colo, não o deixa desamparado. O bebê não dá nada em troca, o amor da mãe é gratuito.

4. História: "A Ovelhinha Lila"

(Do livro Crescer com Jesus, de Josie Agatha Parrilha da Silva e Regina Helena R. F. Mantovani)

A ovelhinha Lila morava em uma grande fazenda, junto com sua família e outras ovelhas. Quem cuidava de todas as ovelhas, com muito carinho e amor, era o pastor Paulo. Lila não gostava de obedecer ao pastor. Quando o pastor chamava as ovelhas para comer, Lila ia brincar; quando ele as chamava para brincar, ela ia dormir. Enfim, Lila estava sempre afastada das outras ovelhas e do pastor. Certa manhã, o pastor Paulo chamou suas ovelhas para passear. Lila, que nunca obedecia ao pastor, afastou-se de todos. Durante o passeio, o pastor Paulo observou que nuvens escuras estavam se aproximando e um vento forte começava a soprar. Preocupado com as ovelhas, chamou a todas para voltarem para casa. Apenas Lila não veio, estava tão longe que nem ouviu o chamado. O pastor Paulo preocupou-se com Lila, pois sabia que ela tinha muito medo de chuva. Depois de deixar as outras ovelhas em casa, saiu pela fazenda à sua procura. A chuva começou a cair e ele gritou: - Lila! Lila! Venha comigo, a chuva está ficando forte. Vamos para casa!
Como o pastor gritou bem alto, Lila escutou sua voz e correu até ele. Ela já estava toda molhada, tremendo de frio e de medo. O pastor Paulo colocou-a sobre os ombros e a levou para casa. A partir deste dia Lila nunca mais deixou de escutar e obedecer ao pastor Paulo.

Conversando com a história:
Onde morava a ovelhinha Lila? Quem cuidava das ovelhas? Em que Lila era diferente das outras ovelhas? Por que o pastor ficou preocupado com Lila? Lila, ao escutar a voz do pastor, fez o quê? O que o pastor Paulo fez com Lila quando a encontrou? Lila, quando escutou a voz do pastor, correu em sua direção, pois tinha medo de chuva. Ela confiava no pastor, sabia que poderia cuidar dela. E você, será que está escutando a voz de quem cuida e quer bem a você? A ovelhinha Lila tinha um pastor, alguém que cuidava dela com muito carinho e amor. E nós, será que temos um pastor?
Vamos descobrir quem é o nosso pastor?
Nessa primeira etapa, nós vamos conhecer as mais belas parábolas de Jesus. Parábolas são histórias que Jesus contava, para ensinar ao povo coisas importantes. Em vez de falar de modo difícil, Jesus preferia contar histórias, pois, esta forma, o povo entendia com mais facilidade. De cada história, o povo aprendia algo importante para a vida. Assim, vamos fazer também nós.
Hoje vamos ouvir a parábola do bom pastor.

5. Narrar o Evangelho de Jo 10,1-15 e o de Lc 15,1-7
(Do livro Seguindo Jesus, do Padre Orione Silva e Solange Maria do Carmo).
Certa vez, Jesus disse ao povo: “Eu sou o bom pastor, vocês são as minhas ovelhas”. Como o povo não entendia direito por que Jesus falava isso, ele resolveu contar uma história.
Era uma vez um pastor que possuía cem ovelhas. Ele gostava de seu rebanho e tinha enorme carinho por todas as ovelhas. Conhecia cada uma pelo nome e cuidava de todas com a maior dedicação. As ovelhas estavam acostumadas com o seu pastor. Conheciam a sua voz. Quando o pastor chamava, elas logo o seguiam. E o pastor conduzia as ovelhas para o campo, dava alimento, água e tudo o que era necessário para elas ficarem fortes e sadias. À noite, o pastor recolhia suas ovelhas e as guardava no curral, em local bem protegido.
Havia também na redondeza um homem mal-intencionado. Esse homem vivia querendo roubar as ovelhas do pastor. Ele não tinha carinho pelas ovelhas. Só estava interessado em roubá-las e vendê-las ou, quem sabe,  até matá-las. Esse homem estranho, às vezes, vinha de noite e ficava rodeando o curral, chamando pelas ovelhas. Mas elas sabiam que aquela voz não era a do pastor. E não atendiam seu chamado. Era um perigo. Mas as ovelhas eram inteligentes e não  seguiam o homem estranho. Só seguiam o pastor.
Havia também, naquelas terras, um lobo feroz e faminto. Quando o pastor saía para o campo com as ovelhas, o lobo ficava de longe, olhando interessado. Escondia-se atrás da moita e ficava vigiando o rebanho, de orelha em pé, esperando o momento em que o pastor se distraísse para pegar alguma ovelha para o seu jantar. Mas o pastor, que era cuidadoso, nunca se distraía. Ele dava a vida pelas ovelhas, se preciso fosse.
Um dia, porém, ao cair da tarde, quando guardava as ovelhas no curral, chamando-as pelo nome, o bom pastor percebeu  que estava faltando uma ovelha. Só noventa e nove ovelhas haviam voltado do campo. O pastor, então, ficou preocupado: “Onde estaria aquela ovelha? O que teria acontecido com ela?”
Algumas pessoas, vendo a preocupação do pastor. Lhe disseram: “Não fique assim tão preocupado. Afinal, noventa e nove ovelhas já estão no curral. Só uma se perdeu. Não se incomode tanto por causa de uma ovelha só. Afinal, uma ovelha nem vale tanto assim”. Outros diziam: “Já é tarde e a noite não tarda a cair. Vá dormir e amanhã você verá o que aconteceu com essa ovelha”.
Mas o pastor não podia se conformar. Ele conhecia e amava a ovelha que havia se perdido. Então, encheu-se de coragem e tomou uma decisão. Guardou as noventa e nove no curral e saiu pelos campos procurando a ovelha perdida. Pensava consigo: “Não posso deixar para amanhã! E se a ovelha estiver machucada? E se o lobo vier à noite? E se ela tiver sido roubada?” Assim pensativo, o pastor aflito começou a percorrer os campos. Subiu as encostas, entrou nas florestas, desceu os vales, olhou por todos os lados.
Já era quase de noite quando o pastor ouviu um barulho. Foi correndo na direção e – que alegria! – era sua ovelha perdida. Estava caída em um buraco, indefesa e com medo. O pastor se encheu de felicidade: havia encontrado a ovelha perdida.
Depressa, retirou-a daquele buraco, colocou-a no ombro e voltou para casa radiante de alegria. Ao chegar à sua casa, colocou sua ovelha num lugar seguro, junto das outras. Tratou dela  e fez curativo em seu machucado. E foi correndo contar a notícia aos amigos, dizendo: “Alegrem-se comigo! Encontrei a minha ovelha perdida”. Todos, então, se alegraram junto com aquele bom pastor.
E  Jesus concluiu: “Eu sou o bom pastor. Vocês são minhas ovelhas. Eu cuido de vocês até mais do que aquele pastor cuidava de suas ovelhas. Perto de mim vocês estão protegidos. Sou capaz até de dar minha vida para salvar vocês. Cada pessoa, para mim, tem muito valor, pois cada um é especial”.
E as pessoas entenderam o amor que Jesus sentia por elas.

Partilha
  • Quem é o nosso bom pastor?
  • Por que Jesus  contou a parábola do bom pastor? O que ele queria que o povo entendesse?
  • Como o bom pastor cuidava de suas ovelhas?
  • Quais os perigos que cercavam as ovelhas da história?
  • Quem defendia as ovelhas dos perigos?
  • Como o pastor agiu, quando uma ovelha se perdeu?
  • Jesus disse que nós somos suas ovelhas e ele é nosso bom pastor. Que significa ser ovelha de Jesus?

- Em seguida, voltar a perguntar se alguém já viu uma mãe cuidando de um bebê. O bebê precisa de cuidados especiais. Comparar o bom pastor com a mãe que cuida do bebê.

- Perguntar também: Quem cuidou de nós quando éramos pequenos?

Conclusão:

A parábola do bom pastor nos ensina como Jesus é carinhoso com todas as pessoas. Do mesmo modo que o bom pastor cuidava de suas ovelhas, Jesus cuida de nós. Ele se preocupa com cada um de nós, pois cada um é muito importante para ele. Ele sabe dos perigos que nos cercam e nos convida a viver unidos, como ovelhas de seu rebanho. Vivendo com Jesus, estaremos sempre protegidos por seu amor infinito. Essa é a vantagem de ser ovelha de Jesus.

Jesus, o Bom Pastor, cuida de suas ovelhas e não quer que nenhuma se perca e corra perigos. Nós somos as ovelhas de Jesus. Ele cuida de nós porque nos ama. Ele fica próximo, está sempre perto, embora não o vejamos. Jesus se torna nosso pastor pelo batismo, pelo nosso desejo e nossa fé nele.

"Eu sou o bom pastor; conheço minhas ovelhas e elas me conhecem." Jesus disse que é como o bom pastor que cuida com muito amor de suas ovelhas, que somos todos nós.

Ele conhece cada um de nós, sabe de nossa família, do que gostamos, do que temos medo, conhece até mesmo nosso coração.

Mesmo sabendo disso, muitas vezes não ouvimos seus conselhos e nos afastamos dele. Mas Jesus continua cuidando de nós, como o pastor Paulo fez com a ovelhinha Lila e o bom pastor da parábola de Jesus fez com a ovelhinha perdida.

  • Você quer ser uma ovelhinha de Jesus?
  • O que você pode fazer para ser uma ovelhinha de Jesus?

6. Atividades
  • Repartir com as crianças as ovelhinhas recortadas em papel. Pedir que cada um escreva o seu nome na ovelhinha. Se quiser, colorir ou enfeitar as ovelhas com algodão.
  • Colar as ovelhinhas no cartaz, em volta do bom pastor.
  • Resolver as atividades da folha (abaixo). 
  • Depois, todos com a máscara, brincar de roda. Faz-se uma roda, enquanto se canta a música número 2. No  lugar da palavra “amigo”, chamar cada criança pelo nome. A criança chamada entra na roda e vai-se formando um roda dentro da outra.
  • Cantar até que todos sejam chamados e a roda de fora se extinga, ficando apenas uma grande roda.

7. Oração Final e Encerramento
  • Acalmar as crianças para a oração. Repetir: Ó Jesus, o Senhor é o nosso pastor. O Senhor nos ama e cuida de nós. Nós somos suas ovelhas e precisamos de tua proteção Venha ficar conosco, Jesus. Queremos viver sempre juntos do Senhor. Amém!
  • Motivar as crianças para o próximo encontro.
Guardando de cor:

"Jesus, quero escutar sua voz e ser sua ovelhinha."


Fontes: 

  • Bíblia Sagrada
  • Livro "Seguindo Jesus", do Padre Orione Silva e Solange Maria do Carmo
  • Livro "O Caminho", da Diocese de Duque de Caxias
  • Livro "Crescer com Jesus", de Josie de Agatha Parrilha da Silva e Regina Helena R. F. Mantovani




(Frente)

(Verso)

Ovelhinha para recortar





Preparando as máscaras de ovelhinha...



ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO








































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário