...

...
...

domingo, 16 de julho de 2017

O Seguimento a Jesus Ressuscitado 2017




"Onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, ajoelharam-se diante dele. Ainda assim, alguns duvidaram. Então Jesus se aproximou, e falou: "Toda autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra. Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo". (Mt 28, 16-20)


No nosso encontro de hoje, com a participação dos pais/responsáveis, falamos sobre o Batismo. Uma semana antes, pessoalmente, convidamos as famílias, entregando a cada uma o convite abaixo: 


O Batismo é o primeiro dos Sacramentos. É a porta de entrada da vida cristã. Junto com a Confirmação e a Eucaristia formam os chamados Sacramentos de Iniciação Cristã. O Batismo inicia a pessoa no seguimento a Jesus. Através do Batismo passamos para uma vida nova em Cristo, e isto é Páscoa. É um novo nascimento. E nascemos também para a Igreja, pois começamos a fazer parte dela.

Batizar significa mergulhar, imergir, afundar, abismar-se nas águas. O nosso batismo significa que fomos mergulhados em Jesus, isto é, estamos unidos nele  como  um  galho  está  unido  a uma árvore.

No Batismo, utilizamos alguns símbolos:

a) Sinal da cruz: Feito no peito e na testa. Pelo batismo a pessoa participa da morte libertadora de Jesus Cristo.
b) Água: É sinal de purificação e vida nova.
c) Óleo: Assim como o óleo penetra na pele,  Cristo  penetra    na vida da pessoa e a fortalece.
d) Luz (vela):  A vela é acesa no círio pascal.  Cristo  ilumina    a pessoa para que ela seja pela força do Espírito Santo luz para o mundo.
e) Veste branca: É sinal da vida nova em Cristo.


ROTEIRO DO ENCONTRO


   TEMA: O SEGUIMENTO A JESUS RESSUSCITADO

  • Preparar o ambiente com os símbolos utilizados no batismo: água, vela, óleo, veste branca.
  • Iniciar o encontro acolhendo os pais ou responsáveis, convidando cada um a falar o seu nome.
  • Falar  sobre  a  motivação  desse  encontro:  a  importância  do Batismo como início do seguimento a Jesus, aquele que morreu e ressuscitou. Ligar o batismo ao Mistério Pascal.
  • Leitura: Narrar o Evangelho de Mt 28, 16-20
  • Pedir que os pais ou responsáveis apresentem as fotografias do batismo dos filhos. Colocar as fotografias em destaque (de preferência no centro do círculo onde estão). Em seguida, pedir para contar como que foi esse dia, quem estava presente, os símbolos utilizados, o que significou para eles...
  • Perguntar aos pais dos que ainda não foram batizados qual  a importância do batismo para seus filhos.
  • Concluir falando sobre a importância do batismo.
  • Convidar a todos a tocar na água e fazer o sinal da cruz (pode-se cantar “Banhados em Cristo somos  uma nova  criatura”  ou outro canto conhecido).
  • Encerrando: Preparação  para  a  celebração  de  adesão  a  Jesus  Cristo: Lembrar da data e do horário do próximo encontro que será a Celebração de adesão a Jesus, onde os pais  e  padrinhos  são convidados a estar presentes. 
  • Concluir com um lanche ou refeição fraterna.

ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO





 














































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário