...

...
...

domingo, 25 de junho de 2017

Sobre o Sagrado Coração de Jesus...

"Conheço um coração tão manso, humilde e sereno...Que louva ao Pai por revelar seu nome aos pequenos..."
Apelo de Jesus feito, em 1675, a Santa Margarida Maria Alacoque: “Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios e indiferenças. Eis que te peço que a primeira sexta-feira, depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus), seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando, neste dia, e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares. Prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino amor sobre os que tributem essa divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada.”
CONHECENDO O AMOR DE JESUS...
Logo que chegamos, apresentei às crianças a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Falei um pouco sobre o símbolo que salta aos olhos nesta representação divina, que é o Sagrado Coração de Jesus fora do peito, cercado de espinhos e ardendo em chamas. O Coração de Jesus fora do peito é um símbolo gritante do amor de Deus por nós. Foi por causa deste amor que Jesus deu sua vida por cada um de nós. É uma maneira de Jesus falar: "Eu amo você. Meu coração bate forte por você." Foi o próprio Jesus quem disse que "Não há maior amor do que dar a vida por quem se ama". Esta imagem é uma maneira de Jesus Cristo gritar para todos nós que ele nos ama infinitamente. E ama a cada um pessoalmente, como se não houvesse mais ninguém neste mundo.
Convidei as crianças para colocarmos no Sagrado Coração de Jesus a nossa vida, a nossa família, os nossos amigos, o nosso encontro...
Depois de rezarmos, já na sala, fizemos uma dinâmica: "O (A) rei (rainha) escolhe sua côrte." A seguir, comentamos sobre a dificuldade de lembrar o nome de todos os amigos, pois é na convivência do dia-a-dia que nos conheceremos melhor. Assim será também com Jesus, nosso melhor amigo (lembramos da experiência que fizemos com a água, na semana passada).
Assim como, a cada dia, vamos conhecendo melhor nossos amigos da vizinhança, da escola, da catequese, é preciso conhecer Jesus, aos pouquinhos, com carinho e amor. É o que vamos fazer durante este tempo de Catequese. A cada encontro vamos descobrir sua bondade, seu amor para conosco. E nós também vamos deixar que Ele entre em nossos corações, sem perdermos nada (comparando com o derramar água da água da experiência).
Relembramos o nosso último encontro e, em seguida, passei a explicar às crianças sobre a origem da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Fonte: tiapaulalimeira.blogspot.com
Santa Margarida Maria foi uma criança como vocês, e quando ela cresceu se tornou freira. Ela amava Jesus com todo seu coração e todas as coisas difíceis que aconteciam em sua vida ela aceitava por amor a Jesus. Um dia Jesus pediu a Santa Margarida Maria que O ajudasse a fazer com que as pessoas conhecessem Seu imenso amor, porque Jesus viu que o mundo O esquecera e não O amava mais.
O amor de Jesus é tão grande que, ainda que muitos se esqueçam Dele e não O queiram, Ele permanece nos amando, nos perdoando e quer que sejamos seus amigos.
Jesus continua conosco num pedacinho de pão, a Eucaristia, para assim podermos visitá-Lo no sacrário e para O recebermos na Comunhão. Jesus nos ensina a amar os sacerdotes, pois eles consagram o pão, que é Jesus, e nos ajudam a limpar nosso coração para recebê-Lo. Jesus quer viver em nosso coração!
Com Jesus em nosso coração somos tão felizes que outras crianças também vão querer ser amigas de Jesus!
Nós também podemos adorar o Coração de Jesus e lhe dar todo o nosso amor, assim como fez Santa Margarida Maria. Adorar Jesus é amá-Lo muito. Podemos mostrar-Lhe o quanto O amamos diante Dele quando está no sacrário ou no altar, rezando pelo Papa e pelos sacerdotes, contando a Jesus como estamos nos sentindo e Lhe pedindo para que todas as crianças e os adultos também, sejam seus amigos.
Jesus é o nosso melhor amigo! Ele nos fala ao coração, por isso é importante fazer silêncio para poder escutar o que Ele diz. Quando estamos junto a Ele, além de escutá-Lo, podemos falar com Ele, contar o que acontece na nossa casa, na escola, agradecer pelas coisas boas e pedir que Ele nos ajude a amá-Lo como Ele nos ama. Também podemos pedir perdão pelos nossos pecados e prometer que vamos fazer boas ações para alegrar o seu coração.
Jesus nos ama tanto que, quando estava morrendo na cruz, nos deu a sua mãe. Sim! A mãe de Jesus é nossa Mãe do Céu.
Jesus quer que adoremos o Seu Sagrado Coração, mas também quer que amemos o Imaculado Coração de Maria e que façamos isso pedindo-Lhe pelas pessoas que não O amam e não Lhes conhecem, para que todos possam conhecê-Los e amá-Los.
Maria, nossa Mãe do Céu também tem um coração cheio de amor por nós. Ela nos leva até Jesus. Maria nos acompanha quando rezamos, nos ajuda a sermos melhores para podermos dar o nosso coração, cheio de amor, para Jesus quando vamos visitá-Lo no sacrário.
Jesus e Maria querem que os ajudemos! Vocês aceitam ajudá-los?
Depois de tudo o que aprendemos, vamos dizer algo que queremos dizer para Jesus e Maria.
Nos despedimos de Jesus dizendo: Sagrado Coração de Jesus, eu confio em vós! E a Maria saudamos dizendo: Imaculado Coração de Maria, rogai por nós!
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO





































Nenhum comentário:

Postar um comentário