...

...
...

sexta-feira, 10 de março de 2017

Fé em Jesus e Tempo Novo - Encontro de abertura do tempo com as crianças da Catequese, família e padrinhos

  
Material:

 - Cantos (CD e folhas);
 - Bíblia, velas, pano roxo, crucifixo ou cruz;
 - Convite para os próximos encontros e/ou celebração.
Ambiente:

- Cadeiras em círculo, mesa com o livro da Palavra e com os sinais acima.


Ensaio:
  • Antes de começar, pode-se fazer um ensaio do refrão e do salmo que vamos cantar durante o encontro.

Acolhida e Oração

Após a acolhida e oração, perguntamos sobre a semana que passou e falamos sobre a participação na celebração da quarta-feira de cinzas:

·    Quem participou da celebração das cinzas
·    O que tocou em nosso coração?
·    Por que são colocadas cinzas sobre a cabeça dos(as) irmãos(ãs) da 
   Igreja?
·    Lembram alguma palavra do Evangelho desse dia?


Abertura do tema

O que já escutamos sobre o tempo da quaresma que a cada ano a Igreja celebra?

A Quaresma faz memória dos quarenta dias que Jesus passou no deserto. Neste tempo, Jesus foi provado e venceu  provação com a força da Palavra de Deus. Esta experiência de Jesus foi marcante e decisiva em sua vida e em sua missão.

A cada ano, ao fazer memória desta experiência, a Igreja é renovada no seguimento de Jesus, seguimento que começa no nosso Batismo.

A Quaresma é tempo de se converter dos desvios e retomar o caminho, na escuta da Palavra.


O sentido do tempo que estamos começando agora, o tempo de preparação próxima para os sacramentos:

- Para catecúmenos e catequizandos é tempo de mais intensa preparação espiritual, tempo de “purificar os corações e espíritos pelo exame de consciência e pela penitência, e iluminá-los por um conhecimento mais profundo de Cristo, nosso Salvador.


Refrão meditativo:

“O vosso coração de pedra se converterá em novo, em novo coração.”



Leitura bíblica:

Marcos 1, 12-15 (Proclamar).

- Depois de breve silêncio, repete-se a leitura.
- O catequista convida a todos a repetir uma frase ou palavra do texto.
- Ler mais uma vez o texto.


Dialogar:

- Qual o caminho indicado por Jesus neste pequeno texto?
- O que significa mesmo converter-se?
- Por que a Palavra de Deus é importante neste caminho de conversão?


Texto de ajuda para o catequista:

Jesus vai para o deserto conduzido pelo Espírito Santo. Com a força do Espírito Santo, Jesus vence o mal e pode conviver com as feras, sendo cuidado pelos anjos de Deus.

Do deserto, Jesus vai para a Galileia, depois que João foi preso e começa a sua pregação com um apelo: convertam-se e creiam no Evangelho. Ou seja, mudar radicalmente de vida e aceitar a Palavra que Deus dirige por meio de Jesus à humanidade.

Conversão e fé em Jesus, duas atitudes que não se separam. A Palavra de Deus acolhida e vivida,  coloca no coração os sentimentos de Jesus capaz de mudar o olhar das pessoas diante das dificuldades da vida.

Sozinhos e só com as nossas forças não podemos mudar de vida. O segredo está no mistério que as Palavras de Jesus encerram. Elas não são simplesmente exortações, ordens ou comandos. Na Palavra de Jesus, ele próprio está presente, é ele mesmo que nos fala e nos converte.

E justamente porque a Palavra é uma presença e tem força de nos converter, é que nos esforçamos para escutá-la cada dia e colocá-la em prática em nossa vida.

Toda vez que deparamos com a nossa fraqueza ou com a fraqueza dos outros, cada vez que nos parecer impossível perdoar ou usar de generosidade com as pessoas, a Palavra de Jesus pode ser uma força inesperada, uma lâmpada que ilumina os nossos passos.


Canto: Renova-me, Senhor!   

No tempo em que o povo de Israel perdeu-se no caminho, o que manteve a unidade e ajudou a reencontrar a direção foi a Palavra de Deus. Que neste tempo de quaresma, a Palavra da Escritura seja nossa força e guia.


Cantar o Salmo 119 (118)


Novo tempo:

Chegamos ao ponto alto da caminhada da catequese.
- Lembrar o caminho percorrido.
- Estamos  começando  o  tempo  de  preparação  próxima  para  os
  sacramentos.
- Tempo de purificação do coração e da vida.
- Tempo de ser mais iluminado por Jesus.


Vida nova

A conversão é a possibilidade de superar o mal pelo exercício constante do bem. A este fim está destinada a atitude de arrependimento e mudança de vida diante de Deus, seja no plano pessoal, seja em âmbito comunitário: “da conversão do coração deve brotar  a prática externa da penitência sempre orientada para o bem dos irmãos".

O Evangelho indica três gestos como sinais de conversão do coração: a esmola, a oração e o jejum.

A esmola (caridade) é a atitude de sair de si mesmo para oferecer a quem necessita a nossa atenção; é o exercício da solidariedade, sempre seguindo o conselho de Jesus: “Guardai-vos de praticar a vossa justiça diante dos homens para serdes vistos por eles” (Mt 6,1).

A oração: Indica que a conversão não é fruto só o nosso esforço, é ação do Espírito de Deus em nós; por isso dispomos de algum tempo a cada dia para a escuta da Palavra em oração.

O jejum significa “retirar-se de algumas coisas para poder experimentar outras com maior profundidade”; passar das nossas necessidades às necessidades dos outros, em atitude de conversão; sempre com a “cabeça perfumada”, para que o nosso “sacrifício” não nos transforme em centro de atenção... Os antigos pais e mães da Igreja falam do jejum dos cinco sentidos (paladar, visão, audição, olfato e tato). Do que podemos jejuar?


Gesto concreto:

Motivar para que falem:
- Sobre como viver cada um dos três gestos.
- Qual deles, para nós, pode expressar melhor a mudança de coração?

Oração e convite:

(Aproveitamos esse encontro em que estavam presentes os pais e padrinhos, para falar de assuntos práticos a respeito do Batismo e da Primeira Comunhão). 

Terminar o encontro com uma oração de bênção e imposição das mãos (para as crianças) e a bênção para todos, como encontramos no ritual. Se ainda for necessário, vejam como o catequista realiza uma bênção.

·  Distribuir folhas com a programação e convites para a Celebração do Rito
  Penitencial.

Fonte:
Bíblia Sagrada
RICA
Apostila da Diocese de Duque de Caxias - RJ.






ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO












































































Nenhum comentário:

Postar um comentário