...

...
...

domingo, 5 de março de 2017

Como vencer a tentação?



Iniciamos o nosso encontro cantando "Qual é a chave?", de Adriana Arydes. Terminada a música, rezamos juntos:  Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém!

Motivação: Relembrar o tempo em que estamos vivendo: TEMPO DA QUARESMA.

Perguntei quem participou da Missa das Cinzas. Pedi que contassem para os coleguinhas que não participaram, o que viram na celebração e o que ouviram do padre no momento do gesto da imposição das cinzas na testa ou sobre a cabeça. Relembramos o significado das cinzas e das palavras bíblicas pronunciadas no momento do ato da imposição das cinzas.


Como no ano passado, fiz um cartaz com o caminho que percorreremos na Quaresma. Todos os sábados, nós vamos marcar com uma cruzinha qual a semana quaresmal que estamos vivendo, para vermos quanto tempo falta para o Tempo Pascal. 

Expliquei que estamos vivendo o tempo da Quaresma: 40 dias em que Deus nos convida à conversão, a começarmos uma vida nova.

Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem a festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias, em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. 

Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa, sinal de sobriedade e conversão; não se canta o "Glória" e o "Aleluia" na celebração das Santas Missas - ficam guardados em nossos corações para serem entoados com grande alegria no Sábado Santo; o uso dos instrumentos musicais deve ser moderado, mais comedido - sinal de interioridade.

Este período é reservado para a reflexão, para a mudança espiritual. Ou seja, o cristão católico deve se aproximar de Deus,  refletindo quais atitudes são boas ou ruins, o que se deve ou não mudar para iniciarmos uma vida nova. Você é obediente aos seus pais? Na escola, você trata com carinho e respeito os seus colegas e professores? Essas são algumas perguntas que podemos fazer para verificar se estamos seguindo a vontade de Deus. 

Quando começa e termina a Quaresma?
A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, quando os católicos iniciam a preparação para a Páscoa. 

O que os cristãos devem fazer no período da Quaresma?
A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grande linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. A penitência é uma forma de educação do nosso corpo e da nossa mente, uma vez que deixamos de realizar algo que gostamos muito para fazer crescer em nós um sentimento de amor e caridade. Todos nós podemos realizar uma penitência, até as crianças! Que tal deixar de comprar chocolates e balinhas por um mês e utilizar o valor que seria gasto para ajudar alguém que precisa?

Vamos viver seriamente essa Quaresma? Estamos próximos do dia da Primeira Eucaristia. Vocês vão confessar pela primeira vez.  Vamos aproveitar esse tempo quaresmal para silenciar um pouco, deixar um pouco o computador de lado, separar um tempo do dia para oração pessoal. Vamos praticar boas ações... Isso gerará em nossos corações um sentimento de alegria por poder fazer algo de bom a alguém. Para auxiliar na reflexão, vou passar para vocês uma folha com 40 exercícios espirituais, que podem ser colocados em prática a partir desse tempo quaresmal.

Amanhã, dia 5 de março, a Igreja celebra o primeiro domingo da Quaresma. O Evangelho desse dia corresponde à leitura de Mateus 4,1-11, passagem que narra o momento em que Jesus foi tentado pelo diabo no deserto. 

O que é ser tentado? 
Em nosso dia-a-dia temos diante de nós coisas que parecem boas, mas que na verdade não são. Pode ser que muitas vezes queiramos fazer coisas que não agradam a Deus, como mentir, bater num amiguinho ou desobedecer nossos pais. Essas coisas que aparecem para nos fazer agir de maneira errada se chamam tentações. Elas tentam nos tirar do caminho certo, nos levando àquilo que é pecado. Você pode dizer um tipo de tentação? (Deixar que falem).

Coloquei num lugar onde todos vissem, uma caixa cheia de bombons (aberta). 

Dinâmica: Jesus resistiu à tentação de Satanás e nós podemos resistir também! - Mateus 4, 1-11. (Blog Tia Paula). 

Material: Uma caixa com balas ou pirulitos, bombons, etc...

Havia uma caixa de doces como esta em cima da mesa da casa da Maria (mostre a caixa de doces). A mãe dela percebeu que ela queria comer daqueles doces e então lhe disse: “Maria, não coma doces agora, espere para depois do almoço porque senão você perderá o apetite.” Os doces eram apetitosos e a tentação era grande. Maria pensou: “De certo que um docinho não me fará mal e mamãe nem perceberá a diferença.”
Alguma vez você teve uma experiência como esta? Vou lhe contar outra história que pode lhe ser familiar.
“Guardem seus livros e cadernos e peguem seu lápis", diz a professora. “Faremos a prova de ortografia desta semana". Joãozinho começou a sentir um frio na barriga. Ele sabia que a prova ia ser hoje, mas ficou assistindo televisão a tarde inteira em vez de estudar e conseqüentemente não estava pronto para fazer a prova. Quando começou a prova, Joãozinho olhou ao seu redor e percebeu que podia ver a prova da Sarita. “Acho que não terá nenhum problema se eu colar da Sarita somente dessa vez". Joãozinho pensou: “Prometo que não voltarei a fazer isso e ninguém ficará sabendo”.

Todos nós enfrentamos tentações, não é? Você quer saber o que devemos fazer quando o diabo nos tenta? Leia a Palavrinha de Deus:

Leitura: Mateus 4, 1-11

“Saindo dali, o Espírito Santo levou Jesus para passar 40 dias no deserto. Ele jejuou todo esse tempo e depois teve fome. O demônio (a antiga serpente, aquela que convenceu Adão e Eva a desobedecer a Deus no Paraíso) apareceu para tentar convencer Jesus a adorá-lo e também a querer riqueza e poder. “Para trás, satanás, pois está escrito: adorarás ao Senhor teu Deus e só a Ele servirás”. Em seguida o demônio foi embora e os anjos aproximaram-se de Jesus para servi-lo.”

Ei! Espere um minutinho, isso significa que Jesus foi tentado pelo diabo como nós somos? Sim, ele foi. A Bíblia nos diz que, uma vez Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo para o deserto onde foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Você sabe o que Jesus fez quando o diabo o tentou? Ele respondeu-lhe com a Escritura!

Jesus não tinha nada para comer durante quarenta dias. Satanás sabia que ele estava com fome, então disse a ele: "Se você é realmente o Filho de Deus, transforme estas pedras em pão". Jesus podia facilmente ter feito o que Satanás sugeriu, mas ele não o fez. Em vez disso, ele respondeu: "Está escrito: 'O homem não vive só de pão".
Então o diabo levou Jesus a um lugar alto e mostrou-lhe os reinos terrenos abaixo. Ele disse: "Tudo isto me pertence. Se você se curvar e adorar-me, eu darei a você". Jesus respondeu: "Está escrito: 'Adore o Senhor, teu Deus e só a ele."
Em seguida, o diabo levou Jesus a Jerusalém, levou-o até o ponto mais alto do templo. Ele disse a Jesus: "Se és o Filho de Deus, atira-te daqui para baixo. Deus enviará seus anjos para resgatá-lo." Novamente, Jesus citou as Escrituras: "Não tentarás o Senhor teu Deus, colocando-o à prova."

Você sabe o que fez o diabo? Ele desistiu! Ele disse: "Eu vou voltar e tentar outro dia."

Você quer saber o que devemos fazer quando o diabo nos tenta? Leia a Palavrinha de Deus! A próxima vez que o diabo tentar você a fazer algo de errado, olhe na Bíblia e veja o que ela diz. Então faça o que Jesus fez: Responda a Satanás com a Escritura!

Depois da dinâmica, perguntei aos catequizandos:

- Qual a ideia que temos de demônio. E de tentador?
- Quais foram as tentações que Jesus recebeu?
- Quais foram as respostas de Jesus?
- Você já foi tentado a fazer algo errado? Qual foi a sua resposta? (Todos falaram)

Em seguida, entreguei a cada um a folhinha com a jornada quaresmal, e comentamos sobre cada sugestão de boa obra que podemos fazer. Depois resolvemos algumas atividades sobre a Campanha da Fraternidade, que conforme falamos na semana passada, todos os anos nos é apresentada pela CNBB, "como caminho de conversão quaresmal, como itinerário do cultivo e do cuidado comunitário e social". "Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida" é o tema da Campanha da Fraternidade para a Quaresma 2017. O lema é inspirado no texto do Livro do Gênesis 2,15: "Cultivar e guardar a criação".

Encerrando, convidei as crianças para a oração final.

Querido Pai, ajuda-nos a aprender o que a Bíblia nos ensina para que, quando formos tentados, nós possamos fazer o que Jesus fez... Responder-lhe com a Escritura. Amém!

Oração do Pai-Nosso.

(Copiei da página Catequistas em Formação)


OLHA NÓS AÍ!























































Nenhum comentário:

Postar um comentário