...

...
...

terça-feira, 21 de março de 2017

Encontro sobre o Rito Penitencial com as crianças da Catequese




Nesse sábado, dia 18, tivemos o encontro preparatório do rito penitencial com as crianças que vão receber a Primeira Eucaristia no período pascal. A finalidade desse encontro é preparar para a Celebração Penitencial, "a fim de que  a participação da garotada seja ativa, verdadeira e frutuosa".

Depois de convidar ao silêncio e à oração, com uma rápida motivação, cantamos um refrão adequado ao tempo que estamos vivendo. Com uma breve oração, formulada espontaneamente pela dirigente, demos início ao encontro.

Retomamos à motivação feita antes do canto, explicando o sentido do tempo que estamos começando agora - tempo de preparação próxima para os sacramentos: - Para catecúmenos e catequizandos é tempo de mais intensa preparação espiritual, tempo de “purificar os corações e espíritos pelo exame de consciência e pela penitência, e iluminá-los por um conhecimento mais profundo de Cristo, nosso Salvador.” (Tempo de iluminação e purificação).

Como os catequizandos vão receber o sacramento do perdão pela primeira vez, durante a celebração, valorizamos isso também na motivação.

Ensaiamos o canto de refrão de entrada da celebração, aquele que foi escolhido para o dia. Lemos o refrão, e perguntamos o que o refrão está dizendo. Ouvimos as crianças e depois frisamos o sentimento que a música e a letra carregam consigo e com que atitude interior deve ser cantado.

Enfim, conversamos com as crianças sobre tudo o que irá acontecer na Celebração do Rito Penitencial, que será na próxima quarta-feira, dia 22, com o nosso pároco, quando haverá a primeira confissão dos já batizados.

Respondemos às dúvidas dos catequizandos e catecúmenos, e lembramos o dia e a hora da celebração. Nesse mesmo encontro, falamos sobre o exame de consciência e demos maiores esclarecimentos sobre a confissão.

Passei para os catequizandos uma folha com o que é necessário para uma boa confissão, e outra com exame de consciência para as crianças, ambos retirados da internet.




Entreguei também, a cada um, um cartãozinho com o Ato de Contrição:





Essa é a minha segunda turminha, e o que constatei é que criança não tem nenhum problema em confessar. Os meus catequizandos estão bem animados para a Confissão! Os que não foram ainda batizados não gostaram nem um pouco quando dissemos que eles não iriam confessar. Uma menina, ao ouvir que não confessaria, fez: Ahhhhhhhhhh!, com uma carinha bem decepcionada! rs

Foi assim o nosso encontro... Foi muito bom!

                                     
Fontes consultadas:
  • Bíblia Sagrada
  • RICA
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Apostila da Diocese de Duque de Caxias (RJ).

ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO












































Nenhum comentário:

Postar um comentário