...

...
...

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Sacramento da Ordem




Objetivo:

- Conhecer o Sacramento da Ordem, que é um dos dois sacramentos que ajudam a criar a comunhão e que são um convite a refletirmos sobre a nossa vocação.


Ambiente:

- Crucifixo, Bíblia, vela, flores, óleo.
- Mesa forrada com toalha branca.


Recurso:

- Preparar dois cartazes, conforme abaixo (ideia copiada o livro Somos Igreja, do Padre Orione Silva):


1. Acolhida e Oração Inicial

- Acolher a todos com alegria.
- Conversar informalmente, dando atenção a cada u,.
- Fazer momento de animação com cantos apropriados.
- Sossegar a turma para rezar. Fazer o sinal da cruz.
- Motivar a turma a entregar sua vida nas mãos de Deus com toda a confiança. Cada um poderá fazer uma prece, entregando-se a Jesus. Depois de cada prece, rezar juntos: “Recebe nossa vida, Jesus”.


2. Fazer uma recordação dos encontros anteriores:

Os sacramentos são sete: Batismo, Eucaristia, Crisma, Ordem, Matrimônio, Reconciliação e Unção dos Enfermos.

Os sete Sacramentos são agrupados por sua finalidade:

- Sacramentos de Iniciação Cristã
- Sacramentos de Cura
- Sacramentos de Serviço e Comunhão

Os Sacramentos de Iniciação são:  Batismo, Crisma e Eucaristia. Por eles, são lançados os fundamentos de toda a vida cristã.

O Batismo, Eucaristia, Crisma são chamados Sacramentos da Iniciação Cristã, pois nos colocam no caminho de Jesus.

A Ordem e o Matrimônio são chamados Sacramentos do serviço à comunhão, pois marcam o compromisso das pessoas na vivência da sua vocação na família e na igreja.

Reconciliação e Unção dos Enfermos são chamados Sacramentos da cura, pois são a graça de Deus agindo em nossos momentos de pecado e fraqueza humana e nos momentos de doença.

No nosso último encontro, falamos sobre o Sacramento da Unção dos Enfermos. Vimos que "a Bíblia diz (Tg 5,13-15), que onde houver um enfermo, a comunidade  de fé precisa estar presente, o apoiando. 


3.  Anúncio do tema
Perguntar para as crianças o que elas acham do padre. É importante que numa paróquia tenha padre. Por quê?
E na família, é importante que o pai esteja presente? Por quê?
Vamos conhecer os dois Sacramentos que ajudam a criar comunhão entre as pessoas e que são um convite a refletirmos sobre a nossa vocação. O Sacramento da Ordem e o Sacramento do Matrimônio.
Assim como a base a vocação comum de todos os seguidores de Jesus são o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia, os sacramentos da Ordem e do Matrimônio se orientam na vocação específica e estão a serviço da salvação de outras pessoas.
Mediante estes sacramentos o cristão recebe uma consagração específica: os que recebem o sacramento da Ordem são consagrados por ser, em nome de Cristo, pela palavra e pela graça de Deus, os pastores da Igreja. Por sua vez, os esposos cristãos, para cumprir dignamente os deveres de seu estado, são fortalecidos e como que consagrados por um sacramento especial.
O sacramento da Ordem é para aqueles que exercem na Igreja um ministério especial, sendo diácono, padre ou bispo. Esse sacramento nos faz pensar no chamado que Deus dirige às pessoas para que se coloquem ao seu serviço, no trabalho humilde prestado aos irmãos.
Hoje vamos conversar um pouco sobre o sacramento da Ordem. Vamos ouvir um texto que fala isso.


4. Leitura da passagem bíblica: João 21, 15-25

Jesus ressuscitado aparece aos discípulos à beira do mar da Galileia. Simão Pedro, depois da morte de Jesus decide voltar a pescar e tentar viver a vida como era antes de conhecer Jesus. Tentam uma noite inteira e nada de pesca!
Até que de manhã cedo, aparece na margem do lago, um jovem. Era Jesus, mas eles não reconheceram logo... Ele então pergunta se eles têm alguma coisa para comer e o grupo diz que nada pescou. Então ele manda lançar novamente a rede. Eles lançam e pescam muitos peixes grandes.
João então reconhece que era Jesus e fala com Pedro que até este momento está sem camisa. Ele se veste e se aproxima de Jesus. Começa então uma conversa muito profunda entre Jesus e Simão Pedro. Jesus lhe faz três vezes a mesma pergunta: “Tu me amas?”
Simão Pedro, quando chega na terceira vez começa a ficar triste porque lembra das três que negou Jesus. Então diz de todo o coração: “Senhor, tudo sabes tudo. Tu sabes que eu te amo!”
A partir deste momento Jesus ordena Pedro cuidar de toda a Igreja e a aceitar que sua morte será pelo martírio. No final repete o mesmo chamado do início: “Segue-me”.


Compreendendo o texto:

Esta Palavra de Deus pode ser lida como uma luz para todos os padres/ministros ordenados de nossa Igreja. O que aprendemos dela?

a) Que é Jesus ressuscitado que chama ao longo da história, pessoas para seguir seus caminhos, amá-lo e apascentar seu rebanho, seu povo.
b) Que o chamado de Jesus é insistente e não depende de sermos bons ou maus. Ele escolhe e ele capacita a quem ele chama para ter condições de responder.
c) Que a vocação principal do padre é amar Jesus e cuidar do seu povo. Não há vocação sem resposta sempre renovada ao chamado de Jesus para seguir seus passos.
d) A resposta deve ser como a de Simão Pedro: “Senhor, tu sabes que eu te amo!”


Mostrar e explicar o primeiro cartaz:
Leigos, religiosos e ministros ordenados são pessoas que aceitaram o convite de Cristo para segui-lo, como os primeiros apóstolos. Pelo Batismo, todo cristão passa a ter uma missão importante na Igreja. Essa missão é confirmada no sacramento da Crisma. Mas cada missão é assumida de uma forma e cada uma tem sua especificidade. O leigo não atua na comunidade como o padre, nem como um religioso. Cada um com sua missão, com sua tarefa específica, com seu serviço. Mas todos estão a serviço do povo de Deus.
É bom lembrar que a Igreja afirma que todos os batizados são sacerdotes, ou seja, têm a missão de santificar a vida. É costume chamar os padres de sacerdotes. Mas a missão sacerdotal, em sentido amplo, é confiada a todos os batizados. Mesmo quem não é ordenado, assume o compromisso de santificar a vida, pelo fato de ser batizado. É  o sacerdócio comum dos fieis. Quem foi ordenado tem um compromisso ainda maior com a sua santificação e a santificação de toda a Igreja. Mas todos os fieis batizados têm um missão sacerdotal, ou seja, uma tarefa de santificar o mundo, sendo luz.
Vamos agora entender a presença do ministro ordenado (especialmente do padre – também chamado de presbítero) na vida da Igreja e o serviço que ele presta à sua comunidade.

Mostrar e explicar o segundo cartaz:
Os ministros ordenados exercem algumas funções bem específicas na Igreja.
a) Eles presidem as celebrações dos sacramentos. Os padres presidem a Eucaristia, a Penitência e a Unção, além do sacramento do Batismo e do Matrimônio, que podem ser presididos também pelos diáconos. Os sacramentos da Crisma e da Ordem são presididos em geral pelo bispo, que também preside todos os outros sacramentos. No caso da Crisma, em algumas situações, o padre também pode presidir esse sacramento. Em resumo, os ministros ordenados são incumbidos  de proporcionar ao povo ocasiões para a celebração dos sacramentos, de acordo com as normas da Igreja.
b) Compete aos ministros ordenados – bispos, padres e diáconos – organizar e planejar, juntamente com os leigos, a vida da Igreja nas dioceses e paróquias, vendo como em cada situação a Igreja pode exercer sua tarefa de santificar e anunciar Jesus.
c) Os ministros ordenados também são lideranças nas comunidades confiadas aos seus cuidados. Os bispos são responsáveis pelos cuidados pastorais  nas paróquias que lhes foram confiadas. Os diáconos são responsáveis pelas tarefas que foram a eles confiadas seja em uma determinada paróquia ou para além dela. Todos – bispos, padres e diáconos – devem trabalhar unidos pelo bem de toda a Igreja, mas com atenção especial às tarefas que assumiram, de acordo com o que lhes foi confiado. Aos ministros ordenados são confiadas tarefas específicas.
d) Além de cuidar da parte pastoral, organizando juntamente com os leigos os trabalhos de evangelização, os ministros ordenados devem cuidar da administração dos bens da Igreja. Os bens materiais e recursos financeiros são necessários para a organização dos diversos trabalhos da Igreja. Esses bens precisam ser administrados para que cumpram a finalidade própria que é o serviço pastoral da Igreja.

5. Atividades

As crianças já aprenderam muita coisa sobre os sacramentos, pois tem sido o assunto de vários encontros anteriores, então resolvi fazer hoje uma gincana com questões para a turma dizer se são certas ou erradas e explicar o porquê  (essa ideia eu copiei do livro Somos Igreja, do Padre Orione Silva).

Fazer assim: Dividir a turma em duas equipes. Cada equipe pode ter um representante. Colocar cada equipe de um lado e o catequista fica no meio. Os representantes de cada equipe ficam de mãos erguidas, enquanto o catequista diz “valendo!” O representante que tocar primeiro a mesa com a mão conquista para a sua equipe a chance de responder a questão. Nesse caso, alguém precisa ficar de fiscal para ver quem tocou a mesa primeiro. Ou o catequista pode usar outras maneiras criativas para promover uma saudável competição. Cada questão acertada pode valer, por exemplo, dez pontos.

Sugestão de questões:

1. No começo da Igreja, só adultos eram batizados. O costume de batizar crianças surgiu por engano. A Igreja não deveria batizar crianças, pois isso é contra a vontade de Jesus. Certo ou errado? Valendo!
Comentário: Errado! Mesmo no começo da Igreja já havia o Batismo de crianças, porque as famílias pediam o Batismo para os seus filhos. O costume de batizar as crianças surgiu porque a Igreja viu nisso algo positivo e desejou que as crianças fossem mergulhadas na vida nova desde cedo, mediante um compromisso da família e da comunidade de educá-las em ambiente de fé. Batizar crianças não é, evidentemente, contra a vontade de Jesus.

2. Os padres e bispos são pessoas mais importantes que qualquer um na Igreja. Só eles podem ser chamados de sacerdotes, porque foram ordenados para o sacerdócio de Cristo. Certo ou errado? Valendo!
Comentário: Errado!  Padres e bispos são importantes, não mais que os outros fieis. Na Igreja, todos somos servidores de Cristo e temos a mesma dignidade. Pelo Batismo, todos os fieis podem ser chamados de sacerdotes, porque assumem a missão de santificar. Os padres e bispos foram ordenados para o serviço da comunidade eclesial.

3. A Crisma é o sacramento que confirma o Batismo, porque, como o Batismo foi feito quando a pessoa era criança, ele não tem valor depois que a pessoa cresce. Certo ou errado? Valendo!
Comentário: Errado! A Crisma não é para confirmar o Batismo, como se ele não tivesse valido, mas para confirmar a pessoa batizada em sua missão de fé, depois que essa pessoa cresce e já está mais madura para assumir sua missão. Mas o Batismo vale para a vida inteira.

4. O Matrimônio celebra a união do homem e da mulher para formar uma família. Por ser tão importante, o Matrimônio deve ser para toda a vida. Por isso, a Igreja não admite, em situação alguma, a separação do casal, nem mesmo quando acontecem coisas muito graves ou quando a pessoa se casou forçada. Certo ou errado? Valendo!
Comentário: Errado! A Igreja deseja e incentiva os casais a viverem unidos por toda a vida. Mas há situações em que a Igreja entende que a convivência se torna impossível, como nos casos de violência conjugal. Além disso, existem os casos de nulidade, quando, desde o começo, o casamento não foi válido, porque a pessoa estava se casando sem ter condições de assumir um compromisso tão sério.

5. A Confissão é o sacramento do perdão. Como todos somos pecadores, devemos nos confessar ao menos uma vez por semana. Mas seria melhor a gente se confessar todo dia, para ter a certeza de que estamos perdoados.
Certo ou errado? Valendo!
Comentário: Errado! A Confissão é mesmo para o perdão dos pecados e todos somos pecadores. Mas isso não quer dizer que a gente precisa se confessar todo dia ou toda semana. A Igreja nos aconselha a buscar a Confissão se a gente tiver um pecado grave, ou quando a gente estiver com a consciência de que cometeu um pecado maior.

6. A Unção é um sacramento que deve ser celebrado somente quando a pessoa está para morrer. Por isso mesmo, ele é chamado ainda de Extrema Unção.
Certo ou errado? Valendo!
Comentário: Errado! A Unção não é mais chamada de Extrema Unção, justamente porque não é um sacramento para quem está diante da morte. A Unção pode ser ministrada aos idosos e doentes, como um conforto de Deus para ajudar a pessoa a lidar com as dificuldades da idade ou da idade avançada.

7. Toda vez que celebramos a Eucaristia, recordamos a morte e a ressurreição de Cristo e renovamos nossa união com Jesus, que quer estar sempre presente em nossa vida. Certo ou errado? Valendo!
Comentário: Certo! A Eucaristia é de fato um sacramento que recorda a morte e ressurreição de Cristo. Lembra que Jesus deu a vida por nós e quer estar presente sempre em nossa vida.

8. Uma pessoa que não foi batizada não pode receber os outros sacramentos, pois o Batismo é o primeiro sacramento que todos os fieis precisam celebrar. Certo ou errado? Valendo!
Comentário: Certo! O Batismo é o primeiro sacramento a ser recebido, pois é ele que nos introduz na vida de Cristo e na Igreja. Quem não foi batizado precisa procurar o Batismo antes de celebrar os outros sacramentos.

9. A Crisma sempre foi celebrada imediatamente depois do Batismo, para mostrar que a mesma pessoa eleita por Deus é também ungida para uma missão. Certo ou errado? Valendo!
Comentário: Errado! No começo da Igreja, a Crisma era celebrada logo depois do Batismo. Mas depois a Igreja achou melhor separar esses dois sacramentos, deixando a celebração da Crisma  para quando a pessoa atingisse a idade da discrição e já fosse capaz de entender o sentido de ser ungida para uma missão.

10. O matrimônio é chamado de sacramento da iniciação, porque, por meio dele, o casal começa a formar uma nova família. Certo ou errado? Valendo!
Comentário: Errado! O Matrimônio não está entre os sacramentos da iniciação cristã. Eles são: Batismo, Crisma e Eucaristia.



6. Oração Final e Encerramento

- Convidar a turma para se comprometer com Jesus, pois ele chama cada um a ser seu discípulo. Motivar: “Todos podem e devem ser discípulos de Jesus. Não só os padres, os bispos, os diáconos ou as freiras e outros consagrados foram chamados por Jesus para segui-lo. Jesus chama cada um, e devemos estar abertos para acolher seu apelo. E para ser discípulo não é necessário tornar-se um padre. É necessário somente amar a sua Palavra e acreditar na sua proposta. Por isso, hoje, todos nós vamos renovar o nosso compromisso de discípulos de Jesus: “Senhor, quero viver como tantas pessoas que encontraram em ti a razão de sua existência. Quero entregar minha vida inteiramente em tuas mãos, como fizeram Paulo, Pedro e um sem fim de apóstolos teus. Quero fazer parte da imensa multidão de fieis que se compromete com o teu Reino e o defende e o proclama. Senhor, faze com que a minha vida seja um sinal vibrante  de tua presença no mundo. Transborda o meu coração de uma fé tão profunda e viva que possa levar a esperança e a salvação a tantos que se sentem desesperados e aflitos. E, assim, Senhor, eu poderei contribuir para que o mundo seja mais humano e as pessoas vivam mais felizes. Eu me comprometo, Jesus! Quero te servir! Amém.
- Vamos agora rezar juntos pelas vocações: “Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me” Derrama sobre nós o teu Espírito. Que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz, Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida  a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de  nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém.
- Motivar o próximo encontro, lembrando que será uma celebração.


Fontes:

  • Bíblia Sagrada
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Livro Somos Igreja, do Padre Orione Silva
  • Livro O Caminho, da Diocese de Duque de Caxias


OLHA NÓS AÍ...














































































DEPOIS DA ORAÇÃO FINAL, FOMOS PARA A COZINHA SABOREAR O BOLO QUE LEVEI (ANIVERSÁRIO DA MINHA FILHA JOSIANE, MINHA CATEQUISTA AUXILIAR). 























































Nenhum comentário:

Postar um comentário