...

...
...

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Jesus e os Pecadores



Objetivos:
  • Falar do amor misericordioso de Jesus, que nos revela o rosto de Deus que perdoa os pecados e age gratuitamente como fonte de vida;
  • Entender a importância do perdão;
  • Insistir na graça do amor que vence o pecado e a morte e na necessidade de conversão que abre o coração para a misericórdia de Deus, como condição para uma boa preparação para o Sacramento da Reconciliação.

Ambiente: 
  • Crucifixo, Bíblia, vela, flores

Recursos:
  • Cartazes para contar a história da dinâmica "Você decide".
  • CD do livro Jesus, nosso salvador, do Padre Orione Silva.


1. Acolhida e Oração Inicial


  • Acolher a turma com entusiasmo. Fazer momento  de animação. Cantar a música "Amar como Jesus amou".
  • Colocar a turma em clima de oração e fazer o sinal da cruz.
  • Motivar: Quando nós abrimos nosso coração para acolher o amor de Deus que nos é manifestado em Jesus, o Filho de Deus, nossa vida vai ganhando outro rumo. Nós passamos a ser guiados por outros valores: trocamos o egoísmo pelo amor, o ódio pelo perdão, a raiva pela mansidão, a violência pela paz, a preguiça pelo serviço aos mais fracos. Vamos, pouco a pouco, deixando para trás o que é mau e escolhemos amar e servir as pessoas que nos rodeiam. Foi assim que Jesus viveu. Foi assim que ele nos ensinou a viver. Então, cheios de confiança, vamos pedir a Deus, nosso Pai, que nos dê um coração bondoso e forte como o coração de Jesus.
  • Convidar a turma a fechar os olhos, pôr a mão no coração e rezar: Pai de amor, queremos ter um coração forte e bom como o coração de Jesus, um coração capaz de amar e perdoar, um coração capaz de fazer o bem sem olhar a quem. Venha nos abençoar, Senhor. Amém.


2. Anúncio do tema do encontro

  • Preparar com antecedência papeizinhos com alguns versículos do evangelho (cada versículo será dividido em três partes e cada parte escrita num papelzinho). Distribuir os papéis e dar um tempo para que os grupos se formem. Convidá-los a ler o versículo completo e, em seguida, perguntar o que mais lhe chamou a atenção.
  • Introduzir o tema a partir da conversa da dinâmica. Conversar sobre o que é comum em todos os textos.
  • No tema deste encontro é importante ressaltar que Jesus convida a todos à conversão e são os pecadores que mais o acolhem. Ele não concorda com o pecado, mas tem muita misericórdia com quem é  pecador.
  • Perguntar às crianças o que é pecado para elas e quem são as pessoas que elas consideram pecadoras. Como elas lidam com essas pessoas?


3. Leitura

Texto: Lc 19, 1-10

Compreendendo o texto:

No relato sobre Zaqueu aparece muito muito bem como Jesus se relaciona com os pecadores. Ele não concorda com o pecado das pessoas, mas acolhe um coração arrependido que deseja mudar de vida. No caminho, ao passar por Jericó, ele vê aquele homem baixinho, mas muito poderoso, porque era chefe dos cobradores de impostos. Ele mesmo se convida para ir ficar em sua casa e as pessoas não compreendem, mas Jesus que sabe o que está fazendo, ao chegar na casa de Zaqueu, vê o milagre da conversão nas palavras deste homem: ele decide dar a metade  de seus bens aos pobres e devolver quatro vezes mais o que roubou. Jesus acolhe esta decisão afirmando que a salvação que agora chegou na casa de Zaqueu, porque ele deu sinais de conversão. O que aprendemos desta história? Que mudanças concretas precisamos fazer em nossa vida para experimentar a salvação que Jesus quer nos trazer?


Resposta à Palavra:

  • O que é a Palavra me leva a dizer a Jesus, a Deus?
Zaqueu acolheu Jesus e sua vida mudou. Como ele, vamos também fazer nossa oração a Jesus pedindo-lhe um coração aberto para receber sua visita e para deixar que ele transforme nossa vida.

O perdão é um grande ensinamento de Cristo. Se amamos o próximo, devemos entender o sentido do perdão. Quem entendeu os outros ensinamentos de Cristo, não terá dificuldade de entender a importância do perdão. Ouçamos um texto em que Jesus perdoa uma mulher pecadora.


Texto: Jo, 8, 1-11

Dirigiu-se Jesus ao Monte das Oliveiras. Ao romper da manhã, voltou ao templo e todo o povo veio a ele. Jesus se assentou e começou a ensinar.

Os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério. Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: “Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério. A lei manda que essas mulheres sejam apedrejadas. O que o Senhor diz sobre isso?" Eles perguntaram isso a Jesus, para colocá-lo à prova e ver se ele tinha coragem de ir contra a lei, para depois o acusarem.

Jesus parou, inclinou-se para a frente e pôs-se a escrever com o dedo na areia. Como eles insistissem, Jesus ergueu-se e disse: “Quem de vocês estiver sem pecado seja o primeiro a lhe atirar uma pedra”.  E inclinando-se novamente, continuou a escrever no chão.

A estas palavras, sentindo-se acusados pela própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos. E Jesus ficou sozinho com a mulher diante de si. Erguendo-se e vendo apenas a mulher, perguntou: “Mulher, onde estão os que te acusam? Ninguém te condenou?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor!” Então, Jesus lhe disse: “Nem eu te condeno. Vá e não torne a pecar”.


Partilha:

  • Quem os fariseus trouxeram até Jesus?
  • O que a lei daquele tempo manava fazer com a mulher em caso de adultério?
  • O que Jesus disse aos que acusavam a mulher de pecado?
  • Como Jesus agiu com a mulher pecadora?


Aprofundamento:
  • A mulher havia pecado. Era pecadora. Os fariseus também certamente tinham os seus pecados. Afinal, todos somos pecadores. Todos cometemos, por fraqueza, erros que não devíamos cometer.
  • O que fazer diante de uma pessoa que errou? Será que adianta apedrejar, como a lei daquele tempo mandava? Jesus ensina um modo diferente de lidar com os pecados: o perdão.
  • Ao perdoar a mulher pecadora, Jesus não está apoiando seus erros. Mas está dando a ela uma oportunidade de ir e não pecar mais, ou seja, de consertar a própria vida, de melhorar, de se aperfeiçoar, superando seus erros.
  • É para isso que serve o perdão: para nos dar outra chance e nos ajudar a consertar os nossos erros.
  • Um dos gestos preferidos por Jesus é o perdão. Já sabemos que Jesus não veio ao mundo para condenar, mas para salvar. Jesus mostra isso nesse diálogo com a mulher pecadora. Os escribas e fariseus querem, em nome da lei, condenar, apedrejar, matar. Esse é um gesto destruidor. Jesus não condena a mulher pelo seu passado. Apenas pede  que ela vá e tenha um futuro melhor. Com isso, Jesus transformou a vida daquela mulher. Libertou-a de um passado difícil e sofrido,  e abriu para ela novas chances futuras. Essa é a força do perdão. Quando erramos, temos uma sensação de estar fracassados. Só o perdão nos devolve a esperança de poder, no futuro, consertar nossos erros.  O perdão é um sinal de que as pessoas nunca são um caso perdido. Sempre há nova esperança. Sempre existe um futuro, uma nova chance.



4. Atividade

- Convidar a turma para aprofundar a reflexão sobre o perdão, brincando de “você decide”. Eu contei a história de um menino que não se "enturmava" e ficava perturbando os meninos que se reuniam para jogar bola. Um dia, esse menino furou a bola das outras crianças e aí formou uma grande confusão. Nesse momento, a história é interrompida para que as crianças decidam o seu final. 1º final - O dono da bola perdoa o menino, que se arrepende, compra uma nova bola para o time e se torna amigo dos demais; 2º final - Eles ficam bravos e querem bater no menino. Não perdoam o que ele fez e o chamam de chato. A mãe dele, que era quem não permitia que o filho brincasse com os outros garotos, fica revoltada e vai tirar satisfação com os meninos. Agora ela acha que estava cheia de razão em não deixar o filho brincar com eles. O time fica sem a bola e eles não podem mais jogar. (Do livro Jesus nosso Salvador, do Padre Orione Silva - Ed. Paulus)

A minha turminha escolheu o primeiro final. Eles entenderam que deveriam dar o perdão. Depois contei para as crianças o segundo final.





- Comparar os dois finais, dialogando com a turma:


Conclusão:

Perdão é isso. É tentar compreender o outro. É agir sem violência, de um modo diferente. Jesus agiu de um modo diferente ao perdoar a mulher que havia errado. O menino também agiu diferente ao perdoar o erro do outro. Todos queriam bater no garoto. Mas o menino, dono da bola, teve outra ideia. Isso é perdoar. Quem não perdoa perde muita coisa: perde a chance de compreender e ajudar o outro, perde mais um possível amigo, perde a alegria, perde a confiança das pessoas. Quem perdoa ganha muito: o menino que perdoou ganhou  outra bola, a amizade do outro menino, a compreensão de sua mãe e a alegria de fazer o outro feliz. Quem perdoa fica feliz e faz o outro feliz. É por isso que Jesus ensina o perdão. Quando alguém nos ofende, provoca ou magoa, vamos tentar agir como Jesus e como o menino da história. A pessoa que nos ofende é como o menino que furou a bola. Não está ofendendo por maldade. É uma pessoa que pode estar sofrendo e precisando de ajuda. Será uma alegria enorme poder ajudar.



5. Oração Final e Encerramento

  • Vimos no primeiro texto que Zaqueu acolheu Jesus e sua vida mudou. Como ele, vamos também fazer nossa oração a Jesus pedindo-lhe um coração aberto para receber sua visita e para deixar que ele transforme nossa vida.
  • Convidar a turma a pedir o perdão de Deus. O perdão é um grande ensinamento de Cristo. Se amamos o próximo, devemos entender o sentido do perdão. Quem entendeu os outros ensinamentos de Cristo, não terá dificuldade de entender a importância do perdão. Em silêncio, cada um vai pensar em seus erros, falhas, fraquezas. Vai pensar em todas as vezes que teve chance de perdoar um companheiro e não o fez, em todas as vezes que teve chance de agir com tolerância e agiu com violência... E vamos pedir perdão a Deus. Deus que é sempre bom e amoroso, vai nos perdoar e renovar as nossas forças para que a gente possa sempre amar e perdoar também.
  • Convidar a perdoar os companheiros. Em silêncio, cada um pode pensar nas vezes que magoou e ofendeu os outros, e por eles foi magoado e ofendido, em casa, na escola, na catequese, em tantos lugares, com palavras agressivas, ofensas desnecessárias, atitudes que magoaram...
  • Em sinal de reconciliação, dar um abraço nos colegas.
  • Encerrar e despedir-se da turma, cantando à vontade.


Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Livro "O Caminho", da Diocese Duque de Caxias
  • Livro "Jesus, nosso salvador, do Padre Orione Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário