...

...
...

domingo, 14 de fevereiro de 2016

"Sede Misericordiosos Como Vosso Pai é Misericordioso."



NOSSO PRIMEIRO ENCONTRO DO ANO...

Muitos dias programando este encontro. Ideias fervilhando na cabeça! Tanta coisa pra falar com os pequeninos... Ano Santo da Misericórdia, Quaresma, Campanha da Fraternidade e o tema que dá seguimento ao roteiro da Catequese!

Acolhi os pequeninos com o tema do Ano da Misericórdia: Decorei a porta de entrada com muitas flores, enfeitei a sala com corações e preparei lembrancinhas com detalhes de pequenos corações (saquinho com chocolate, pirulito, balas, doces e jujubas). Entreguei a cada criança o saquinho de doces com o nome de um colega escrito no coração de papel. Pedi que não contassem e guardassem a lembrancinha para ser entregue no final do encontro.






Motivei-os a fazer uma oração espontânea de agradecimento a Jesus, pela nossa família, pela nossa escola, pela catequese... Depois, com a mão no coração, rezamos juntos: "Venha, Jesus, ficar em nosso coração. Venha ser nossa rocha e nossa força. Nós o recebemos em nossa vida, como um amigo que vem nos visitar. Nós precisamos do Senhor e o acolhemos com carinho. Amém!"

Não podia deixar de falar para as crianças sobre o Jubileu do Ano Santo da Misericórdia! Este grande acontecimento da Igreja Católica, que iniciou em 08 de dezembro de 2015 e se concluirá no dia 20 de novembro de 2016, com a Solenidade de Cristo Rei do Universo.

Este é o ano feito para o coração. Ano da Misericórdia, que vem de "cordis" (coração) e de "miserere" (miséria), que juntas tem o significado de "compaixão", ou seja, levar ao nosso coração a miséria humana para que possamos ajudar a saná-las.

Como disse, no dia 08 de dezembro começou o Ano Jubilar da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, que recomendou que durante esse tempo realizássemos as obras de misericórdia. 

Mas o que são e quais são as obras de misericórdia?

As obras de misericórdia são as ações caridosas pelas quais vamos em ajuda do nosso próximo, nas suas necessidades corporais e espirituais. Instruir, aconselhar, consolar, confortar, são obras de misericórdia espirituais, como perdoar e suportar com paciência. As obras de misericórdia corporais consistem nomeadamente em dar de comer a quem tem forme, albergar quem não tem teto, vestir os nus, visitar os doentes e os presos, sepultar os mortos. Entre estes gestos, a esmola dada aos pobres é um dos principais testemunhos da caridade fraterna e também uma prática de justiça que agrada a Deus.

Em seguida, mostrei às crianças no Calendário Litúrgico o Tempo que estamos vivendo, ou seja, a Quaresma. Apresentei-lhes a proposta da Campanha da Fraternidade desse ano, motivando-os a refletir sobre o tema. 

O tema da Campanha da Fraternidade é "Casa comum, nossa Responsabilidade" e o lema "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca", do livro de Amós 5,24. O profeta Amós afirma em seu texto que a situação social do povo é importante para Deus, e que o culto se torna vazio e mentiroso se as pessoas vão aos templos, oferecem sacrifícios para Deus, mas permitem que a injustiça degrade a vida dos pobres, filhos amados e filhas amadas de Deus.

O profeta deixa bem claro que a fidelidade a Deus tem tudo a ver com o cuidado que temos que ter, uns com os outros e com os dons da natureza. O texto destaca questões como o caos social, o rompimento das relações afetivas e da relação com Deus. Como lema da Campanha, a proposta é que as pessoas repensem suas vidas e mudem suas atitudes em prol do bem comum.

Preocupada em não atropelar os assuntos, falei em pouco sobre cada tema e no final vi que se interligavam. 

Foi um início, pois pretendo continuar a reflexão com os pequeninos, nos próximos encontros, sobre a Campanha da Fraternidade, bem como sobre o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Seguindo o roteiro da Catequese, passei a falar aos pequeninos sobre o tema que dá continuidade ao programa.


JESUS E AS MULHERES DE SEU TEMPO

Refletindo sobre o efeito das obras de misericórdia em quem as pratica, vimos que as prática dessas ações caridosas nos vão tornando mais parecidos com Jesus, nosso modelo, que nos ensinou como deve ser a nossa atitude para com os outros.

Vamos aproveitar este ano todo voltado para a misericórdia de Deus para começarmos a atender ao pedido de Jesus: "Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso." (Lc 6,36) e praticarmos as Obras de Misericórdia que a Igreja nos ensina.

Vimos em encontros anteriores como Jesus é misericordioso... 

Ele tinha muito cuidado com os doentes. Há muito textos do Evangelho que falam de Jesus e os doentes, pois esta era uma de suas ações mais importantes. Desde o início, Jesus se mostrou muito sensível à doença. Lembramos que Ele curou a sogra de Pedro que estava acamada com febre, curou o menino com epilepsia... e muitas outras pessoas que se aproximavam pedindo que ele as tocasse para que ficassem curadas.

Jesus acreditava em todos os enfermos, especialmente naqueles que ele libertava dos problemas da mente, que na época eram chamados "endemoniados".

Jesus inaugura uma experiência do Reino que recupera as pessoas, restituindo-lhe sua integridade e sua dignidade.

Por atitudes, Jesus estabelece novas características à comunidade: igualdade e participação de homens e mulheres juntos, pois o amor de Deus é para ambos. Jesus se posicionou contrário a opressão e a marginalização da mulher bem como dos outros excluídos (cegos, mudos, leprosos, pecadoras públicas, coxos, paralíticos).

Ele não apenas convive, mas acolhe e promove os desprezados pela religião e pelo governo. Jesus oferece um lugar na convivência humana, acolhe como irmã e irmão aos que eram rotulados e relegados.

Na cultura judaica, as mulheres eram discriminadas, viviam à margem da sociedade, a participação da vida pública era limitada, não tinham voz, não mostravam o rosto, pois tinha que ser cobertos, não podiam ensinar nem estudar. Uma conversa com uma mulher em público era um ato vergonhoso. As mulheres do tempo de Jesus eram consideradas objetos que poderiam ser usadas e descartadas.

No culto de sábado, elas eram meras espectadoras. Como os gentios, as mulheres tinham um pátio exterior especialmente designado a elas no Templo, do qual não podiam sair. Em público, os homens não falavam com uma mulher, nem mesmo com a esposa. Não era permitido às mulheres estudar a Lei, nem sequer tocar as Escrituras, a fim de não as contaminar. Embora os rabinos não ensinassem as mulheres, Jesus agia assim com alegria. Em certa ocasião, Maria, irmã de Lázaro assentou-se a Seus pés como aluna (Lc 10, 38-42). 

Aos homens era permitido divorciar-se das mulheres pelas ofensas mais triviais, mas às mulheres não era permitido divorciar-se, nem mesmo pelas mais sérias ofensas. Jesus tinha palavras fortes sobre a prática do divórcio, que tratava as mulheres como se fossem objetos dos homens (Mt 19,3-8).

Como podemos ver, a realidade das mulheres do tempo de Jesus não era muito fácil. Elas eram discriminadas, precisavam ficar sempre em casa e só eram consideradas em função de seus maridos. Jesus, com suas atitudes, anuncia uma Boa Nova para todas as mulheres e nós podemos perceber isso em diversas cenas dos evangelhos.

Com Jesus, as mulheres passaram a ser valorizadas. Jesus rompeu com os padrões, quando ele conversou, ensinou, curou, libertou e elas cooperaram com seu ministério.

Na atualidade, ainda as mulheres são discriminadas e desvalorizadas, muitas vezes no seu próprio lar, na igreja, no trabalho, na rua etc. Mas, lembremo-nos de que mesmo diante dos entraves que as mulheres da época de Jesus sofriam, elas participaram do ministério de Jesus, pois encontravam nele aceitação, o respeito, o amor, a valorização.

Encerrando: Na história que ouvimos, de Marta e Maria, olhando para a atitude de Jesus que mostra como Ele agia em relação às mulheres, vamos agradecer a Ele por nossa mãe, nossas irmãs, nossa professora e por todas as mulheres que conhecemos, pedindo a Ele que nos ensine a ter respeito e atenção para com todas elas.

Com a mão no coração, rezemos: "Ó Jesus, receba nossos corações! Queremos acolher o Senhor em nossa vida. Não queremos fazer pouco caso do Senhor, como Marta. Queremos acolhê-lo com alegria e atenção, como fez Maria. Sua presença é muito importante para nós. Seja bem vindo, Jesus! Fique conosco em nossos corações. Amém!"

Terminada a oração, cada um entregou o saquinho de doce para aquele que constava o nome no coração e deu um abraço no colega.






ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO:































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário