...

...
...

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O Reino de Jesus



NOSSO ENCONTRO DO ÚLTIMO SÁBADO:

Ao chegar, no nosso momento de oração, motivei as crianças a dizer para Jesus por que o acolhe em seu coração. Depois das preces espontâneas, rezamos juntos, de mãos dadas: “Nós o acolhemos, Jesus, em nossa vida e queremos conhecê-lo sempre mais. Queremos admirar suas obras e seus ensinamentos. Queremos aprender o Senhor um jeito novo de ser e de viver, para que a sua salvação se realize na vida de cada um de nós. Amém!”

Antes de adentrar em nosso tema, fizemos a dinâmica do Anjo da Guarda: Cada criança pegou um papelzinho na caixinha em formato de coração, onde estava escrito o nome de um dos coleguinhas. Cada um será o “Anjo da Guarda” daquela pessoa que pegou. Deverá mandar mensagens de otimismo quando ela estiver desanimada, elogiar quando fizer alguma coisa boa, ou criticar quando a mesma estiver atrapalhando a caminhada do grupo. O Anjo da Guarda não deverá revelar o seu verdadeiro nome. Usará um pseudônimo ou apelido. As mensagens serão colocadas na caixinha para serem distribuídas no final do encontro.



Terminada a dinâmica do Anjo, fizemos uma breve recapitulação da etapa anterior, cujo grande objetivo foi compreender o sentido da vinda de Jesus ao mundo. 

Continuando, como já vimos, o menino Jesus, desde pequeno, trouxe muita alegria e paz para quem o acolheu.  Acontece que o tempo passou e Jesus foi crescendo, crescendo, até virar um rapaz cheio de fé. Quando ele já era homem feito, resolveu sair pelo mundo pregando a Palavra de Deus, da qual ele era o mensageiro.

Assim como nós temos os nossos planos, os nossos projetos, os nossos programas de vida, Jesus também tinha o seu. O projeto de Jesus era o mesmo projeto de Deus-Pai. O evangelista Lucas narra uma das primeiras pregações de Jesus (Lc 4,16-22). Nessa pregação, Jesus explica como é o Reino novo que ele deseja construir. Depois de ouvir a leitura, perguntei-lhes se esse Reino de Jesus é importante para o mundo de hoje.

Depois de ouvir as crianças, disse-lhes: O profeta Isaías viveu muito tempo antes de Jesus. Ele havia dito que o Salvador, quando viesse, seria uma espécie de rei misericordioso que iria socorrer o povo, principalmente as pessoas mais sofridas, devolvendo a todas elas a dignidade, a paz e a alegria. Jesus começou a sua missão, dizendo que veio cumprir o que o profeta havia anunciado. Jesus se apresenta como aquele que veio trazer vida nova para todas as pessoas sofridas.

A seguir, convidei as crianças para fazer uma dramatização do Evangelho, retratando nossa vida hoje e a necessidade de um novo Reino.

Terminada a encenação, concluí: Essa dramatização nos mostra algumas dificuldades que envolvem as pessoas ainda hoje. Por causa dessas coisas, muitas pessoas se sentem abandonadas, perdidas e feridas em sua dignidade. Por isso, o Reino de Jesus continua sendo uma necessidade. Quando a gente acolhe Jesus e o deixa orientar nossa vida, ele nos conscientiza de nossas fraquezas e nos dá uma força especial que nos liberta de tudo quanto nos oprime. Muitas pessoas vivem presas a situações das quais só Jesus Pode, de fato, libertar. E Jesus liberta de dois modos: 1º) Fortalecendo o coração daquele que está sofrendo e devolvendo a ele a dignidade, a esperança, a alegria de viver, o desejo de se renovar. 2º) Unindo as pessoas para que umas ajudem as outras, superando divisões e preconceitos. Assim, o Reino de Deus acontece porque Deus, quando se faz presente em nosso coração, nos devolve a esperança, o gosto pela vida, e nos faz unidos e solidários a todos os irmãos, sem levar em conta suas fraquezas.

Na oração final, fizemos preces espontâneas pedindo a Jesus que venha libertar as pessoas de suas fraquezas e sofrimentos. Todos responderam no final de cada prece: “Liberta-nos, Senhor!”

Encerramos, pedindo a Jesus que tenha piedade de nós e renove nossa vida e a vida de todas as pessoas.

Depois fomos para a igreja ensaiar para a Coroação.

Foi maravilhoso o nosso encontro! Obrigada, meu Deus! 


ATIVIDADES


1. DINÂMICA DO ANJO DA GUARDA

Objetivo: Motivar os participantes em sua caminhada de grupo, ajudar a se conhecerem melhor e conhecerem-se uns aos outros.

Desenvolvimento: A dinâmica é um pouco parecida com "amigo secreto". Se for possível, deverá acontecer durante o ano todo ou por um longo período.
Pegar os nomes dos participantes, colocar numa pequena caixa, e redistribuir aos mesmos. A pessoa não poderá pegar seu próprio nome.

Cada um será o "Anjo da Guarda" daquela pessoa que pegou. Deverá mandar mensagens de otimismo quando ela estiver desanimada, elogiar quando fizer alguma coisa boa, ou criticar quando a mesma estiver atrapalhando a caminhada do grupo.

O Anjo da Guarda não deverá revelar o seu verdadeiro nome. Usará um pseudônimo ou apelido. Deverá ter uma caixa onde todos colocarão suas mensagens para serem distribuídas no final de cada encontro. Depois de um tempo definido pelo grupo deverá acontecer a revelação dos anjos. Depois poderá fazer um novo sorteio


Fonte: Blogger Jardim da Fé





























2. ENCENAÇÃO

Convidar a turma para fazer  uma  dramatização  do  Evangelho,  retratando nossa  vida    hoje e a necessidade de um novo Reino.

- Escolher sete pessoas para representar os papéis:

  • Jesus:  vestido com túnica ou manto, trazendo uma Bíblia  na  mão  e uma sacola, onde deverá haver uma camisa e um pão.
  • Pobre: com camisa velha e rasgada e panela vazia na mão.
  • Triste: pessoa vestida de luto, com semblante triste. A roupa poderá ser uma capa preta. Por baixo, deverá haver uma roupa alegre.
  • Cego: pessoa com os olhos vendados.
  • Preso: pessoa com as mãos amarradas por correntes.
  • Doente: pessoa com a perna enfaixada, manchas vermelhas pelo corpo, com curativos no rosto etc.
  • Fraco: pessoa representando um alcoólatra - tonto, com uma garrafa de bebida e um cigarro apagado.


- O catequista sairá com as sete pessoas para prepará-las para a encenação. Enquanto isso, as demais crianças ficarão ensaiando a música nº 9 do CD do Livro Jesus, nosso salvador,  do Pe. Orione Silva.



- Ensaiada a música, começar a encenação.


  • As pessoas que irão representar ficarão em ordem,  sem  ser vistas,  à porta do local do encontro.  A  turma  começará a  Cantar.  Durante  o refrão,  entrará Jesus,  com a Bíblia e a sacola e se colocará diante  da turma.
  • Na primeira estrofe, entra o pobre, com a camisa rasgada e a panela vazia. Estende a mão para Jesus. Jesus lhe mostra um trechinho da Bíblia. Ele fica feliz. Jesus abre a sacola e lhe dá a camisa nova, ajudando-o a vestir-se. Em seguida, dá-lhe o pão. Ele põe o pão na panela e fica num canto feliz.
  • Na segunda estrofe, entra o triste, todo de luto e chorando. Jesus lhe  mostra um trecho da Bíblia. Ele sorri. Jesus ajuda-o a tirar a roupa de luto (deverá, é claro, estar com outra roupa por baixo). O luto poderá ser representado por uma capa preta, fácil de tirar. O triste fica alegre e vai colocar-se ao lado do pobre. Jesus permanece lá.
  • Na terceira estrofe, entra o cego, com os olhos vendados. Jesus tenta mostrar-lhe a Palavra, mas ele não vê. Jesus fala no seu ouvido. Ele sorri. Jesus tira a venda dos seus olhos e ele,feliz, se junta aos demais.
  • Na quarta estrofe,entra o preso. Jesus mostra a Bíblia e solta as correntes. Ele fica feliz e comemora. E vai juntar-se aos outros.
  • Na quinta estrofe, entra o doente, com a perna enfaixada, à mostra, o rosto cheio de curativos. Jesus mostra a Bíblia, tira as faixas e os curativos. Ele fica feliz e se junta aos demais.
  • Na sexta estrofe, entra o fraco, tonto, sujo, com garrafa de bebida na mão e um rolinho de papel imitando cigarro. Jesus mostra a Palavra. Ele compreende e, sorrindo, entrega a Jesus o cigarro e a bebida e vai se colocar junto aos demais. E Jesus fica no meio deles, mostrando-lhes a Bíblia aberta.
  • Terminada a encenação, todos aplaudem.

Fonte: 
Livro Jesus, nosso Salvador, do Padre Orione Silva.











































































































































































]















E assim foi a nossa manhã de sábado! MARAVILHOSA!

Parabéns, crianças! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário