...

...
...

sábado, 7 de novembro de 2015

Jesus e os Doentes



Objetivos:

  • Falar do cuidado de Jesus com os doentes;
  • Sublinhar a importância de prestar atenção em quem está doente e a alegria que é ser cuidado por alguém quando se está doente;
  • Recordar o encontro anterior, destacando que Jesus chama seus discípulos para ir com ele levar a saúde aos doentes e a paz nas famílias.


Ambiente:

  • Crucifixo, Bíblia, flores e vela. 




1. Acolhida e Oração Inicial

  • Receber a turma com ânimo e descontração. Fazer momento de animação, com músicas apropriadas à escolha. 
  • Criar clima de oração.
  • Motivar: Estamos reunidos em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Deus nos ama e nos mandou Jesus, seu Filho, para nos ensinar o caminho do amor. Sem amor, ninguém é feliz; o mundo fica triste e sem graça. Então, vamos pedir a Deus que nos ensine a amar todas as pessoas. Cada um pense  nas pessoas que sofrem e precisam do nosso amor. Vamos rezar por elas. Depois de cada prece diremos: “Jesus, ensine a gente a amar!” 
  • O catequista começa para motivar a  turma:
       - A nossa família
       - Os nossos companheiros
       - Os idosos
       - As crianças abandonadas
       - Os presos etc.
  •  Cantar a música nº 4  do CD do Livro do Padre Orione.


2. Motivação

Vimos que após ser batizado e apresentado ao povo, Jesus começou a sua missão.  Lemos no Evangelho de São Lucas, como foi a primeira pregação que Jesus fez para o povo. Ela aconteceu numa sinagoga, que era o lugar onde o povo se reunia para estudar as Sagradas Escrituras, que nós também chamamos de Bíblia Sagrada. Essa foi a primeira pregação de Jesus, onde ele manifesta aos seus discípulos a sua missão. Anuncia a eles que sua missão não será de glória, de grandes sucessos. Convida a muitos a participar de sua missão: “Quem quiser vir comigo, esqueça-se de si mesmo e carregue sua cruz” (cf Mt 16,24).

Jesus inicia sua missão convidando a todos a se converterem e acreditar no Reino de Deus. Sua missão não pode mais parar, e para  continuá-la, convida algumas pessoas para ficar com Ele e trabalhar juntos continuando sua missão. Os que Ele chamou para formar uma comunidade eram doze. Os nomes deles eram: Simão(a quem deu o nome de Pedro); Tiago, o filho de Zebedeu, e João, seu irmão; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o Cananeu e Judas Iscariotes que o traiu (Mc 3, 16-19).


3. Anúncio do Encontro

  • Organizar o grupo em duplas e propor que conversem sobre as perguntas: Você já ficou doente? Quem cuidou de você? O que você mais queria naquele momento que estava doente? Porque? (deixar 5 minutos para a conversa em duplas).
  • Introduzir o tema a partir da dinâmica feita, sublinhando a importância de prestar atenção em que está doente e a alegria que é ser cuidado por alguém quando se está doente.
  • Recordar o encontro anterior destacando que Jesus chama seus discípulos para ir com ele levar a saúde aos doentes e a paz nas famílias.
  • Neste encontro o tema é o cuidado de Jesus com os doentes. Há muitos textos  do evangelho que falam de Jesus e os doentes, pois esta era uma de suas ações mais importantes. Vamos ler agora um desses textos:


4. Leitura da Passagem Bíblica

Mc 1, 29-34

Desde o início de sua missão, Jesus se mostrou muito sensível à doença. Depois que ele saiu da Sinagoga que era a casa de oração de seu povo, ele foi para a casa de Simão Pedro e soube que a sogra dele estava com febre.
Por causa da febre ela não podia e levantar, não podia acolher bem as pessoas, não podia cuidar da casa. Além disso, com febre a pessoa fica desanimada e abatida. Para os antigos  a febre não era explicada  e era uma coisa  que não vinha de Deus.
Jesus sabendo da situação desta senhora, vai onde ela está, pega na mão dela e a ajuda a se levantar. Ela logo que é curada se coloca a serviço e acolhe as visitas com alegria.
A partir daí outras pessoas sabem que Jesus curou e se colocaram na frente da casa pedindo que ele as tocasse para que ficassem curadas.
  • Como é o cuidado dos doentes hoje? Já visitaram algum doente? E quando ficamos doentes, gostamos de receber uma visita?
  • Jesus acreditava em todos os enfermos, especialmente naqueles que ele libertava dos problemas da mente, que na época eram chamados “endemoniados”.
  • Explicar como no tempo de Jesus as pessoas que tinham problemas de nervos como epilepsia, doenças mentais, ou outras, eram chamadas “endemoniadas”.
  • Observar como Jesus falava com autoridade ao se dirigir a estas pessoas e como a oração era importante nesta ação de Jesus.
  • Transformadas pelo encontro com Jesus, elas se tornam testemunhas de sua graça.

Vamos ler mais uma passagem bíblica, em que Jesus cura um menino com epilepsia:

Mc 9,14-29

Jesus está descendo do Monte Tabor com Pedro, Tiago e João. Encontra os outros discípulos rodeados por uma grande multidão e trazendo um problema novo: um menino epilético que os discípulos não conseguem curar.

Este feito torna-se para Jesus uma oportunidade de ensinar aos discípulos e à multidão a importância da fé e da oração. O menino é curado e Jesus o toma pela mão para que fique de pé.

A cura deste menino é um sinal do poder de Jesus e da força da oração sobre o mal. Também nós hoje, somos rodeados por muitos males. Costumamos apresentá-los a Deus por meio da oração? Concordamos que tudo é possível para quem crê? Como são tratadas as pessoas doentes mentais em nossa comunidade? Conhecemos alguém assim? Como as acolhemos?


5. Atividades
  • Do livro "o Caminho".

6. Encerramento e Oração Final

  • A oração de quem tem fé é uma oração que tem um grande poder sobre o mal. Em nosso encontro de hoje, vamos rezar por todos os doentes. Podemos lembrar os nomes dos doentes que conhecemos em voz alta (dar tempo). Rezemos também por todas as pessoas que sofrem por causa das doenças mentais, por causa da bebida, das drogas e que pedem o dom da cura.
  • Jesus fala também da força do jejum para expulsar certos males. Nesta semana vamos renunciar a uma coisa que gostamos muito e unir nossa oração a este jejum, pedindo a Deus que dê saúde a alguém que conhecemos.
  • Rezemos: (o catequista pode propor preces espontâneas ou concluir com a oração seguinte): “Senhor Jesus, tu tomaste pela mão a sogra de Simão Pedro e tantos doentes, toca hoje também os que estão sofrendo. Estende a tua mão carinhosa aos que estão doentes, sofrendo por causa das dores e incertezas. Alivia as dores que eles estão sentindo e dá-lhes a paz e a calma. Que nunca lhes falte a esperança da cura e o cuidado dos irmãos. Tu que expulsaste o mal da vida das pessoas, cura nossas famílias dos males que a destroem hoje: as brigas, as bebidas, a violência, o medo, o desemprego, a fome, e dá-nos a tua paz. Tu que és nossa vida e saúde, cuida de nós com o teu amor. Amém!”


  Fontes:
  • Livro "O Caminho", da Diocese de Duque de Caxias
  • Livro "Jesus,  nosso salvador, do Padre Orione Silva










Nenhum comentário:

Postar um comentário