...

...
...

domingo, 28 de junho de 2015

Igreja de Cristo e Assembléia Litúrgica



Objetivo:
  • Entender que a Igreja é a comunhão dos irmãos e cada um, com seus talentos, contribui para a edificação do mesmo Corpo de Cristo. 

Ambiente:
  • Imagem de Jesus, bíblia, flores e vela. 

Recursos:
  • Espalhe sobre uma mesa fotos do papa, do bispo local, do pároco, do catequista e de outras pessoas conhecidas que trabalham na comunidade.
  • Levar as letras para formar a frase A IGREJA SOMOS NÓS. Essas letras serão colocadas uma a uma num painel para formar essa frase. A turma não deverá saber qual é a frase. Só depois da colagem. Levar material para colagem e o papel no qual as letras serão fixadas.  Numerar as letras.
  • Desenhar tijolos em cartolina e recortar: um para cada criança. Cada tijolo deve ter o nome de uma criança e devem ser preparados de modo a formar uma igreja, quando forem ajuntados. Podemos levar outros "tijolinhos" com o nome do pároco, do bispo - também o nome de alguns apóstolos, para montar a igreja.  Faça um tijolo maior para formar a base e escreva nele o nome de Jesus Cristo, o alicerce da Igreja. 
  • Fazer também um desenho de uma torre de igreja, que deverá estar separada do corpo da mesma. 
  • Prepare  um símbolo do Espírito Santo (pode ser a chama dos sete dons ou a pomba irradiando luz).





1. Acolhida e Oração Inicial

  • Receber a turma, dando atenção a todos. Fazer momento de animação, cantando músicas apropriadas.
  • Convidar para montar na frente, melhor se for num painel, a frase formada pelas letras que cada um recebeu. As letras  terão sido distribuídas entre as pessoas da turma. São quinze letras. Cada uma terá atrás um número. As pessoas não deverão saber que frase será formada. Com a ajuda do catequista, os catequizandos vão colando as letras, na ordem numérica, até surgir a seguinte frase: A IGREJA SOMOS NÓS.
  • Enquanto se colam as letras, cantar a música nº  9 do CD do Livro do Padre Orione ou outra à escolha.
  • Terminada a colagem, ler a frase com a turma e comentar: "A Igreja somos nós. Cada um de nós foi escolhido por Jesus para ser apóstolo em sua Igreja. Apóstolo quer dizer missionário, pessoa escolhida para uma tarefa especial, no caso, a tarefa de viver e anunciar a boa-nova de Jesus".
  • Criar clima de concentração para rezar. Fazer o Sinal da Cruz.
  • Motivar: "Vamos iniciar nosso encontro em nome de Deus, lembrando que hoje vamos saber mais sobre nossa Igreja. Nesse encontro vamos conhecer melhor a Igreja, e conhecendo melhor, vamos participar mais intensamente de sua vida. Que Deus se faça presente e nos anime nessa tarefa de conhecer a Igreja. Ele nos chama a ser Igreja".
  • "Nessa jornada da fé, não estamos sozinhos. Está conosco o Senhor, que zela por nós, que cuida de nós. Ele está presente junto de nós. Ele não descuida de seus filhos e vive conosco nossas alegrias e vitórias, nossas tristezas e angústias. No seu amor, não dorme nem cochila aquele que nos guarda. Que nossa vida esteja toda nas mãos dele, que nos chama a ser seus discípulos e cuida de todos nós com amor".
  • Vamos rezar juntos: "Jesus, receba minha vida, que hoje coloco em suas mãos com toda confiança. E ajude-me, Senhor, a viver sempre na sua presença, como membro da sua Igreja. Amém!"
  • Cantar a música número 16  do CD do Livro do Padre Orione ou outra que fale sobre o tema.

  
2. Motivação

  • Vimos no encontro anterior que para nós o domingo, dia do Senhor, é o dia mais importante  para estarmos juntos. Nesse dia os cristãos se reúnem para se encontrarem com Jesus e com os irmãos na Comunidade.
  • Comece a conversa mostrando fotos das lideranças da Igreja. Assim, você pode indicar a variedade de serviços que existe dentro dela. Aproveite para explicar a diferença entre bispos, padres, religiosos, leigos...

3. Desenvolvendo o tema
  • Perguntar: O que é a Igreja? (deixar que respondam).
  • Muitas pessoas pensam que Igreja é aquele monte de tijolos um em cima do outro que formam o lugar onde o povo vai rezar... Não, não. A Igreja não é uma casa ou um prédio. Igreja significa POVO REUNIDO DIANTE DE DEUS. A Igreja é uma assembléia, isto é, a reunião do povo de Deus. Nós formamos a Igreja. Cada um de nós é um "tijolo" que forma a Igreja no mundo todo, se nós faltamos, aquele lugar na Igreja fica vazio, pois só nós é que podemos preenchê-lo.

O que é a Igreja?

A Igreja somos todos nós que temos a mesma fé. A Igreja é a família de Deus e nossa família também.

Os cristão reunidos formam a Igreja de Cristo. Nós nos reunimos como Igreja para rezar, celebrar, partilhar o que somos e o que temos, assim como os primeiros cristãos. Sempre que nos reunimos para celebrar formamos uma assembléia litúrgica.

A Assembléia litúrgica é o encontro de irmãs e irmãos para celebrar e encontrar-se com Deus. Todos rezam e celebram juntos como se fosse um só corpo. Esse “corpo” é conduzido por Jesus. Ele está presente. Ele está no meio de nós.

A IGREJA SOMOS TODOS NÓS
 A Igreja é a comunidade dos seguidores de Jesus. Deve ser uma comunidade viva, com a finalidade de continuar a missão que Jesus nos deixou. Para que isso aconteça, é necessário que vivamos o amor de Jesus Cristo, e que nos coloquemos a serviço da comunidade.

Como surgiu a igreja?

Com a vinda do Espírito Santo...  Este dia era e é chamado de Pentecostes.

Pedro, o discípulo de Jesus, foi o primeiro Papa da igreja. Já existiram 266 papas depois de São Pedro. O atual é o argentino  Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco.

Para ajudar o Papa tem os Bispos e os Padres. Os bispos cuidam das dioceses. E as dioceses são divididas em Paróquias, que têm um Padre para cuidar e fazer missas, confissões, casamentos, batizados, orientação das catequistas. E o Padre que cuida da Paróquia é chamado de Pároco ou Vigário.

Fomos Batizados, somos chamados a sermos apóstolos de Jesus, e pregar o Evangelho e a vivê-lo, mesmo que isto seja difícil, por que o que Jesus nos ensina no Evangelho, é totalmente ao contrário do que a sociedade nos obriga a viver, por isso temos que ser perseverantes em nossa Fé.

Com gestos e palavras Jesus prestou um grande serviço a todos nós: revelou o amor do Pai.

A Igreja é enviada por Jesus para continuar a presença e a missão dele no mundo. Ela é missionária. Está a serviço da felicidade de todas as pessoas. Todos nós batizados somos responsáveis pela Igreja missionária.

Somos missionários quando:

Procuramos viver como Jesus viveu.
  • Participamos da vida da comunidade Igreja: das orações, da missa, da catequese.
  • Colaboramos para que o mundo tenha mais paz.
  • Ajudamos nossa família e nossa comunidade a serem mais abertas e solidárias com os que precisam de nós.

Todos os cristãos batizados formam a Igreja. Nela, todos somos iguais em dignidade. Porém, cada um na Igreja tem seu papel, isto é, todos têm seu valor: Papa, Bispos, Padres, Religiosos e Religiosas e principalmente os Leigos, que somos nós.

Como cada Dom age em mim:

  1. SABEDORIA - Ajuda a conhecer melhor o mundo em que vivemos e a buscar uma vida melhor para todos, a contemplar as verdades da fé.
  2. INTELIGÊNCIA Luz que nos dá a certeza sobre o valor da Palavra de Deus.
  3. CIÊNCIA Faz-nos ver que as afirmações da fé são dignas de crédito, mesmo diante de argumentos contrários; faz-nos perceber com clareza os fatos da vida.
  4. PIEDADE É a espera filial, confiante e amorosa em Deus; faz-nos ter um coração dócil a Deus e cultivar mais a oração.
  5. TEMOR DE DEUS  Faz ter maior respeito, amor e adoração a Deus, e não medo.
  6. CONSELHO Discernimento para tomar decisões; dá-nos capacidade de ajudar os irmãos com bons conselhos.
  7. FORTALEZA Robustece a nossa vontade de praticar o bem; dá-nos força e coragem para lutar contra o mal.

Leia AT 2,42-47 - Esse é o “retrato” da vida das primeiras comunidades dos seguidores de Jesus.

Partilha:

1. Cite alguns elementos destas comunidades.
2. Cite agora alguns elementos da comunidade-Igreja que você participa:


3. Mt 18, 19-20
  • O que a Palavra fala para mim, para nós?
  • O que ela me leva a dizer pra mim, para nós? 

4. Atividades

  • Das folhas (ver abaixo)
  
5. Encerramento e Oração Final
  • Chamar cada catequizando pelo nome. O catequizando responderá: "Aqui estou, Senhor. Envia-me!"
  • A seguir, colocará o seu "tijolinho" na Igreja que está desenhada na cartolina, de tal modo que a parede da Igreja seja formada com o nome de todos.
  • Após a "convocação" de cada um, o catequista falará que Jesus nos chama a fazer parte de sua família, a Igreja. E é o Espírito Santo que conduz a Igreja a viver a missão de Jesus. 
  • Convidar a turma para rezar uns pelos outros, invocando o Espírito Santo para os companheiros. Explicar que a força do Espírito Santo nos sustenta e nos anima para perseverarmos unidos, formando a Igreja de Jesus. Sem essa força, a gente se dispersa e a Igreja desmorona.
  • Rezar primeiro pelo colega da direita, depois pelo da esquerda.  Colocar a mão sobre os ombros do colega e repetir breve oração com o catequista: "Abençoa e fortalece, Jesus, esse meu amigo, para que ele seja uma pedra viva da sua Igreja. Amém!"
  • Cantar de novo a música anterior ou outra equivalente. Pode ser a nº 16.
  • Dar um abraço nos companheiros, desejando-lhes a paz e a força de Deus.
  • Oremos: "Deus nosso Pai, acompanhai-nos em toda a nossa vida, assistindo-nos sempre com a força do Espírito Santo, para que, assim animados, nos tornemos pedras vivas na construção da Igreja de Jesus. Isso vos pedimos em nome de Jesus, que vive convosco e caminha conosco, na unidade do Espírito Santo. Amém!"
  • Motivar para o próximo encontro.

  
Lembretes:

a) Convidar as crianças para participarem na celebração dominical da comunidade. Marcar o horário para se encontrarem.

b) É o primeiro encontro com a Assembléia litúrgica no domingo, por isso seria importante:
  • Apresentação dos catequizandos nos ritos iniciais.
  • Apresentar as motivações da participação deles na assembléia; aderiram a Jesus; são membros da Igreja, estão conhecendo melhor, a Jesus; estão se preparando para o batismo e para a eucaristia; são ouvintes da Palavra.
  • Motivar a participar na procissão da Palavra com o Lecionário;
  • Ficar ao redor do ambão no momento do Evangelho com velas acesas.

Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Livro Caminhando com Jesus, de Gabriel Benedito e Isaac Chalita (Editora Santuário)
  • Livro Somos Igreja, do Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo
  • Livro A Caminho da Eucaristia, de Maria de Lourdes Mezzarina Pincinato  (Ed. Vozes)
  • Livro O Caminho, da Diocese de Duque de Caxias


     * As atividades foram retiradas de páginas da internet.




ATIVIDADES



(Frente)
                         

(Verso)


ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO























 








































































































3 comentários:

  1. Parabéns, quanto amor dedicado aos nossos pequeninos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz com a sua visita! Obrigada, pelo carinho! Sim, é verdade, eu tenho um amor imenso pelos pequeninos e pela catequese... Todos os dias eu agradeço a Jesus por ter confiado em mim, por ter me dado tão precioso presente! Abraço fraterno!

      Excluir