...

...
...

domingo, 21 de junho de 2015

Domingo: Dia do Senhor



Objetivos: 
  • Despertar nos catequizandos a convicção de que o domingo é um dia reservado para o Senhor.
  • Entender por que hoje a Igreja guarda o domingo e não o sábado como fazia no Antigo Testamento.

Ambiente: 
  • Imagem de Jesus
  • Bíblia, vela, toalha branca, flores

    Recursos:
    • Imagem de comunidade reunida.
    • Quadro ou fotografia de sua igreja. Fotografias de algum evento importante da sua comunidade. 
    • Imagens de comunidade reunida.
    • Quadro ou fotografia de sua igreja.
    • Fotografias de algum evento importante da sua comunidade.



      1. Acolhida e Oração Inicial
      • Receber as crianças com alegria e fundo musical.
      • Criar clima de oração par conversar com Deus. 
      • Em círculo e de mãos dadas, reze, ressaltando a alegria de formar a comunidade de fé, lugar da presença e manifestação do Ressuscitado.
      • Rezar a oração do Pai-Nosso.

        2. Motivação 
        • Começar perguntando quais são os dias da semana e o que eles fazem em cada dia. Perguntar também qual o dia que eles gostam e por que. Começar o tema a partir de suas respostas. 
        • Para os cristãos, o Domingo é um dia muito importante. Vocês sabem por que?

        3. Leitura
        • Organize um trabalho de pesquisa na Bíblia, formado por dois grupos de catequizandos, para identificarem nos textos bíblicos o que se diz sobre o Dia do Senhor:

        - Primeiro grupo 

        Ler os  os seguintes textos: Ex 16,5.22-30; Ex 20,8-11; Ex 31,12-17; Nm 15,32-36; Dt 5,12-15.
        • Relatar a forma como se celebrava o sábado judaico.


        - Segundo grupo

        Ler os seguintes textos: Mt 28,1; Mc 16,2; Lc 24,1; Jo 20,1; At 20,7; 1Cor 16,1-3; Ap 1,10.
        • Tendo como base os textos acima, relatar o que aconteceu no primeiro dia da semana.


        - Pode-se organizar uma dramatização ou outra forma para representar de forma ilustrativa o que foi estudado nos grupos.


        4. Desenvolvendo o tema

        A partir do que os grupos constataram, explicar que no sábado os judeus celebram a memória do repouso de Deus no sétimo dia, quando concluiu a criação. A libertação da escravidão no Egito também é comemorada nesse dia.

        A Bíblia nos diz que Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo descansou. O sétimo dia é o sábado. Antes da morte de Jesus, o povo que seguia as leis de Deus mantiveram o sábado como dia muito importante  não trabalhava neste dia. Após a morte de Jesus, seus seguidores começaram a se reunir no primeiro dia da semana, isto é, no domingo, pois na Bíblia aparece que Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana e que também apareceu para os seus seguidores nesse dia. Desde então os cristãos passaram a ter o Domingo como o dia do Senhor, isto é, o dia do encontro com Jesus. Eles se reuniam em assembléia para fazer memória da vida, da morte e da ressurreição de Jesus. E isto é celebrar a Páscoa. Assim, também nós continuamos a celebrar semanalmente a Páscoa de Jesus.

        Recordar o que disseram que fazem no dia de Domingo. Acrescentar: Agora vocês sabem que o domingo é o dia do Senhor, o dia do encontro com Jesus. Esse encontro se dá na Comunidade reunida em nome de Jesus. A nossa comunidade se reúne no dia de domingo para se encontrar com Jesus? Há alguma celebração? O que é realizado nesta celebração?

        Como nós cristãos, hoje, devemos fazer para viver melhor “o dia do Senhor”?

        Perguntar se os catequizandos conhecem pessoas que se dizem católicas, mas acham que  não precisam ir à igreja aos domingos. Perguntar o que eles acham dessa atitude.


         Realizar a seguinte dinâmica:
        • Entregar um palito de churrasco para cada catequizando e pedir para que quebrem. Perguntar se foi fácil.
        • Entregar mais um palito para cada catequizando.
        • O catequista fica com um pedaço de madeira mais longo e grosso (pode ser um pedaço de cabo de vassoura).
        • Pedir para que os catequizandos observem os pedaços de madeira separados.
        • Reunir todos os palitos em torno do pedaço de madeira maior, formando um feixe. Passar o feixe de mão em mão e pedir para que tentem quebrá-lo.

        Perguntar: Qual a diferença entre os gravetos separados e os unidos? Por que os primeiros quebraram e os segundos não?

        Explicar que os palitos são como os católicos que não participam da sua comunidade: quebram-se com facilidade, ou seja, qualquer problema mais sério tendem a abandonar a fé. Dizem que rezam em casa  e que isto lhes basta. Porém, o encontro com Jesus ressuscitado (o pedaço de madeira maior) se dá em comunidade. Quando participamos da comunidade somos fortes porque estavam unidos entre nós e com Jesus (feixe). O domingo é o dia da reunião da comunidade com Jesus que se manifesta ressuscitado a cada “oito dias”. Em casa não nos encontramos com Cristo como na comunidade, pois não podemos nos unir aos irmãos que comungam da mesma fé que temos. Por isso, todos os cristãos católicos devem participar da missa dominical, ou onde não é possível, da Celebração da Palavra, em sua comunidade local. 
        • Pedir para que leiam individualmente o Sl 117 (118) e escolham um versículo que mais lhes chamou a atenção para rezar.

        5. Oração Final e Encerramento

        Convidar a turma para encerrar o encontro. Pedir que cada um reze o versículo do salmo 117 (118) que mais lhe chamou a atenção.

          Leitor: 

          No início do século IV, quando o culto cristão era ainda proibido pelas autoridades imperiais, alguns cristãos do norte da África, que se sentiam obrigados a celebrar o dia do Senhor, desafiaram tal proibição. Ao raiar da manhã, quando terminaram a celebração eucarística, foram denunciados ao governador romano. Ao serem interrogados, um a um declarava: “Sem o domingo, não podemos viver”. Foram martirizados, porque não lhes era possível viver sem a Eucaristia.

          Catequista: 

          Ó Pai, recordamos a maravilhosa ressurreição de seu Filho Jesus, vitorioso sobre a morte e presente na comunidade no primeiro dia da semana, quando derramou o Espírito sobre os apóstolos reunidos.
          Nós, muitas vezes, faltamos com o nosso compromisso de viver o domingo como a festa do Ressuscitado em nosso meio. Por isso, vos pedimos perdão.
          Ensina-nos a viver o domingo em nossa vida, como um estilo de ser cristão que encontre tempo para ajudar o outro, visitar os doentes e desfrutar a alegria de sermos irmãos na mesma comunidade de fé.
          Vós sois o Deus de bondade que quereis ficar conosco por seu Filho Jesus na unidade do Espírito Santo. Amém.



          Fontes:
          • Bíblia Sagrada
          • Livro Crescer em Comunhão
          • Livro Iniciação à Eucaristia – Nucap
          • Livro Caminho – Diocese de Duque de Caxias


          ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO DO DIA 20.06.2015
































































































          Nenhum comentário:

          Postar um comentário